Cada vez mais empresas investem em treinamentos corporativos para melhorar seus resultados e elevar o moral da equipe. Estes são, afinal, ótimas maneiras de atingir os dois objetivos, mas de uma forma mais lúdica e interessante. Esqueça, portanto, das reuniões monótonas e cheias de discussões. A tendência agora é passar informação ao seu time, mas utilizando técnicas diferentes e modernas.
Podemos definir os treinamentos corporativos como um conjunto de práticas, aulas e trocas de conhecimento que visam aprimorar as habilidades de seus colaboradores. Estes podem estar focados em um departamento específico, um tema determinado ou um período em especial. Os treinamentos se utilizam de técnicas que visam garantir os melhores resultados.
Um dos pilares de qualquer treinamento corporativo está no aprimoramento das competências de sua equipe. Estas podem ser de caráter profissional, social, comunicacional e até emocional. Cada uma das alternativas requer uma técnica diferente, sendo necessário focar o curso todo nesse fator.
Aprimorar habilidades
Engajamento e motivação
Alcançar resultados
Aumento de produtividade
Redução de turnover
Aqui, um instrutor se utiliza de um espaço físico para ministrar o curso, que pode contar com apresentações e atividades. Em geral, é feito dentro da própria companhia, podendo ser em uma sala de treinamentos ou qualquer outro ambiente mais amplo.
Neste caso, as apresentações e discussões costumam dar espaço a dinâmicas e atividades mais irreverentes. Seu objetivo é o de informar de modo mais descontraído, evitando que os funcionários se percam em meio ao treinamento.
Principalmente por conta da pandemia que se instaurou nos últimos tempos, a modalidade à distância ganhou cada vez mais adeptos.
Se você está querendo inovar e apresentar algo diferente à sua equipe, a gamificação é uma excelente possibilidade. Aqui, o processo pode ser feito presencialmente ou online, e se destaca por utilizar de jogos para passar a informação.
O primeiro passo para realizar treinamentos corporativos com sua equipe é planejar. Nessa etapa, sugere-se fazer uma análise aprofundada das necessidades de sua empresa neste momento. Estas podem ser de comunicação interna, treinamento de ferramentas ou melhores resultados.
Deve-se ter em mente, de maneira bem clara, o que você quer ver ao final do processo. Quer líderes mais comprometidos? Um time mais unido? Mais conhecimento nas ferramentas disponíveis? Produtividade superior?
É aqui que você precisará escolher por um dos tipos de treinamentos para seguir durante o processo. Para isso, analise seu público e o espaço que tem à disposição.
Reúna seus colaboradores no espaço definido, explique bem o que irá ocorrer e tire dúvidas se necessário. É importante destacar também que os ensinamentos devem estar em todos os segundos dessa experiência.
Engana-se quem pensa que o processo dos treinamentos corporativos se encerra em sua aplicação. Na verdade, é a partir disso que se chega ao ponto primordial de toda essa experiência: os resultados.
A ideia de investir em treinamentos corporativos representa um grande avanço em qualquer organização. É por meio destes que uma empresa cresce e colhe resultados no futuro.