No começo de ano é mais do que natural que se busque pelas tendências de arquitetura para 2023. Neste ano, a lógica segue bastante parecida com o que foi visto nos últimos meses. Assim, tanto na decoração quanto do design do ambiente como um todo, algumas tendências continuam muito em alta, no espaço residencial e corporativo.
Como tudo neste nova realidade, as mudanças são bastante expressivas na arquitetura. Por conta disso, é complicado se atualizar com tudo o que está acontecendo a todo o momento. Sendo assim, compreender afundo algumas das tendências desse meio te possibilita fazer alterações pontuais. Essas, por sua vez, têm como objetivo auxiliar na rotina de trabalho e nos resultados da empresa.
10 Tendências de arquitetura para 2023
Ainda que de forma obrigatória, as empresas acabaram por incentivar seus colaboradores a atuarem de casa. Com a melhora do quadro de saúde global, muitas já voltaram ao escritório, mas apenas alguns dias por semana.
Cada vez mais, as empresas investem em recursos tecnológicos para melhor se estruturar. Saem de cena recursos atraentes, mas não tão funcionais, dando seus lugares para os que realmente tragam efeitos práticos.
As cores são sempre parte das tendências de arquitetura. Neste ano, o foco está dividido em duas linhas bastante opostas. De um lado, encontram-se as tonalidades mais pasteis e que remetem à natureza. Do outro, cores chamativos como acima.
Muitas empresas investem em espaços e móveis multifuncionais, aqueles que possuem mais de uma finalidade. Com o auxílio destes, se torna mais fácil adaptar o escritório para diferentes situações.
Para quem acompanha o mercado, não é nenhuma novidade a utilização de espaços abertos na área corporativa. Por conta de sua funcionalidade e praticidade, porém, continua ocupando um lugar de destaque nos projetos corporativos.
Outro tema já presente nas conversas de toda a última década, do bar às grandes empresas, é a sustentabilidade. Como esse não é um problema que possa ser considerado resolvido — muito pelo contrário —, ele ainda se apresenta em voga para esse novo ano.
o foco está em trazer ao ambiente comercial um ar mais natural e, portanto, saudável. Mais do que isso, diversos são os estudos que comprovam que a presença de plantas no escritório favorece a produtividade dos colaboradores.
Para os que gostam de seguir as tendências de arquitetura, há algumas opções no que diz respeito a estilos arquitetônicos. Há até uma certa liberdade quanto a esse tema, visto que inúmeras são as possibilidades. As grandes apostas, porém, seguem sendo os estilos industrial e minimalista.
Muitas corporações apostam na automação das atividades para tornar sua equipe mais enxuta e, assim, economizar. As tarefas manuais deixam de ser o foco, passando para as análises e a criação de estratégias.
A saúde ganhou destaque nos últimos anos, tanto física quanto mental. Não à toa, grandes organizações passaram a entender melhor o assunto e, mais do que isso, entender seus malefícios. Por isso, começam a apostar em soluções que garantam a ergonomia para sua equipe.
Estar atualizado sobre o que ocorre no mercado é sempre aconselhável. Para o ambiente corporativo, esse conhecimento vem das tendências de arquitetura que serão utilizadas em 2022. Para colocá-las em prática, porém, o mais indicado é contar com parceiros. Em especial, sugere-se especialistas no assunto, os quais possam agregar experiência e conhecimento ao projeto.