O número de executivos que buscam por tecnologia para empresas aumenta a cada dia. Motivos para isso não faltam, visto que tais inovações são o que mantém uma organização atualizada e competitiva em qualquer mercado. Ideias podem ser encontradas em diversos lugares, bastando analisar as vantagens e desvantagens do investimento para o seu caso específico.
Não há dúvida alguma que as inovações estão chegando com tudo no ambiente corporativo. Independentemente de seu porte, setor de atuação ou localização, companhias têm que investir para se manter competitivas, principalmente no mercado atual. Com isso, buscar por novas opções de tecnologia para empresas se apresenta, também, como uma maneira de sobrevivência.
Por que investir em tecnologia?
Basta adentrar uma organização moderna e conectada para entender as possibilidades desse novo mundo. Alguns dos benefícios que a tecnologia traz são: - Produtividade; - Automação; - Relacionamento; - Informação; - Redução de custos.
Benefícios de investir em tecnologia
10
Ideias de tecnologia para empresas que você deve investir
Também conhecida como computação em nuvem, o Cloud Computing já é realidade em grande parte das organizações. Na prática, essa é uma maneira inteligente de armazenar arquivos fora de seu servidor, garantindo assim acesso total a eles.
LEIA MAIS
Tanto a realidade virtual quanto a aumentada são bons exemplos de tecnologia disruptiva para empresas. O primeiro, basicamente, se refere a um conceito de imersão virtual, em que todo o ambiente é digital. Para entender melhor o caso, basta se lembrar dos óculos de realidade aumentada.
LEIA MAIS
Quando se fala em produtividade nas organizações, nada é mais útil do que a automação, ou ainda a automatização. A primeira é um processo feito exclusivamente por tecnologia, mas que necessita de alguma supervisão. A segunda, por sua vez, não requer tal monitoramento humano.
LEIA MAIS
Toda a sociedade vislumbrou um futuro em que todos os aparelhos fossem conectados. Esse sonho está se tornando realidade graças à Internet das Coisas, ou Internet of Things, em inglês. Tal conceito visa conectar todos os dispositivos, fazendo com que eles conversem entre si e auxiliem na vida cotidiana.
LEIA MAIS
A grande verdade é que a Inteligência Artificial já vem sendo utilizada a anos, e facilitando a vida de inúmeros consumidores. Muito provavelmente boa parte, inclusive, já interagiu com um caso desses e nem percebeu.
LEIA MAIS
Em especial no mercado do varejo, o pagamento online já se apresenta como um caminho sem volta. Motivos para isso são inúmeros, mas destaca-se a popularização de tal tecnologia para empresas. Não somente as organizações, mas o próprio mercado e a clientela já se adaptaram a essa nova realidade.
LEIA MAIS
Um dos maiores problemas para as corporações é a burocracia de todo o sistema. Para um simples contrato, muitas vezes se fazem necessárias diversas assinaturas, visitas ao cartório ou reuniões. Com isso em mente, uma tecnologia para empresas que faz muito sucesso é a assinatura eletrônica.
LEIA MAIS
Uma das mais divertidas inovações dos últimos tempos foi a gamificação, ou seja, se utilizar de games para realizar atividades. A ideia é executável, dando ótimos resultados a quem investe nela. Um bom exemplo são treinamentos corporativos, que ficam muito mais legais com o emprego da tecnologia.
LEIA MAIS
De todas as tecnologias, talvez essa seja a que mais promete para o futuro. Basicamente, o machine learning diz respeito à capacidade que as máquinas terão de aprender. Baseadas nesse conhecimento adquirido, poderão se adaptar a novas realidades e continuar a executar suas tarefas.
LEIA MAIS
Se faz necessário mencionar que a informação é o bem mais precioso que uma empresa pode ter. Sendo assim, quanto mais dados, mais ela estará preparada para enfrentar seus competidores e conquistar o mercado. Esse grande volume de dados possui um termo próprio, conhecido como Big Data.
LEIA MAIS
Obviamente, se faz preciso uma total reestruturação da organização para aplicar essa tecnologia para empresas. Muitas vezes, não somente os processos e as estratégias devem ser revistos, mas a estrutura corporativa como um todo. Se for este o caso, o mais indicado é contar com bons parceiros ao seu lado. Em especial, sugere-se aqueles que possam agregar conhecimento e experiência ao projeto.