A existência de uma rotina de trabalho bem definida é um dos fatores que mais impacta na produtividade de uma empresa. Obviamente, isso não significa ter tudo em planilhas, incluindo horários de banheiro e café. A ideia, na prática, é tornar o cotidiano de uma companhia em algo um pouco mais previsível e, consequentemente, menos estressante para seus colaboradores.
Muitas pessoas clamam que não gostam de ter uma rotina. Preferem viver sem expectativas e sem saber o que acontecerá em seguida, tendo uma suposta liberdade para fazer o que quiser. A realidade, porém, não é bem assim, já que a própria ciência confirma a importância de ter uma rotina bem definida, seja ela de trabalho, alimentação, sono ou exercícios físicos.
Qual a importância de uma rotina de trabalho?
Ao defender uma rotina de trabalho previsível, é comum ouvir comentários a respeito da falta de liberdade do colaborador. Em geral, essas pessoas insistem que, ao programar o cotidiano de uma empresa, você tira a independência dos profissionais. E, na verdade, isso não é de tudo mentira. De fato, há uma linha tênue que separa a rotina do engessamento corporativo.
Rotina de trabalho X Flexibilidade criativa
Como implementar uma rotina de trabalho?
O primeiro passo para colocar em prática uma boa rotina de trabalho é investir tempo no planejamento dela. Ou seja, aqui o foco está em não apenas delimitar um cronograma, mas sim adaptá-lo às necessidades da empresa e dos profissionais.
LEIA MAIS
Para organizar os processos internos, é ideal que haja uma padronização das atividades. Isso significa que todas elas devem possuir uma estrutura semelhante e seguir uma lógica parecida. Além de facilitar seu entendimento, auxilia em sua realização.
LEIA MAIS
Uma boa ideia para uma rotina de trabalho é dividir grandes objetivos em pequenas metas. O mesmo pode ser feito com atividades, transformando longos projetos em tarefas mais curtas, as quais podem ser mais facilmente controladas.
LEIA MAIS
É importante entender que ninguém pode resolver todos os problemas sozinho. Uma grande empresa é feita de inúmeros departamentos, cada um com seus próprios times. Dessa forma, não há por que querer ter o controle de algo que deve ser colaborativo.
LEIA MAIS
O cotidiano de uma grande organização não é fácil, sendo repleto de atividades. Essa alta quantidade de deveres pode estressar e distrair os colaboradores. Assim, é importante que os líderes, saibam priorizar aquelas tarefas com mais importância.
LEIA MAIS
Uma etapa de extrema importância ao criar uma rotina de trabalho é comunica-la a todos os colaboradores. Aqui, deve-se considerar não somente os gestores mencionados acima, mas toda a equipe interna e externa.
LEIA MAIS
A criação de uma nova rotina de trabalho é, assim como qualquer outra ideia, um teste, que pode dar certo ou não. Diversos são os fatores que interferem no sucesso dessa empreitada e, portanto, é preciso muita atenção para ajustá-la se algo não estiver saindo como o esperado.
LEIA MAIS
Quando o assunto é a implementação de uma rotina de trabalho, deve ser considerado o investimento. Aqui, porém, o ideal é buscar por soluções, em especial tecnológicas, que possam te auxiliar nessa jornada.
LEIA MAIS
Indica-se que haja, entre uma atividade e outra, uma pausa. Mais do que um prêmio, essa é uma maneira de garantir a saúde física e mental de seus colaboradores.
LEIA MAIS
Nada do que foi explicado acima poderá funcionar se estes não te auxiliarem ao longo do processo. Por conta disso, parte dessa técnica está na valorização de quem te ajuda a alcançar bons resultados.
LEIA MAIS
Não há dúvidas de que, se feita corretamente, a implantação de uma rotina de trabalho pode ser muito benéfica. Tanto para a empresa quanto para os colaboradores, essa regularização do cotidiano pode trazer ótimos frutos. Em alguns casos, porém, se faz preciso um auxílio externo para tirar a ideia do papel. Se essa for a situação, o mais indicado é contar parceiros que agreguem experiência e conhecimento ao projeto.