O processo de integração é uma das etapas mais importantes ao se contratar novos colaboradores. E é por isso que grandes empresas investem na técnica, que além de acolher o funcionário, também traz benefícios à própria corporação. Ainda assim, para que tudo isso funcione, se faz necessário realizá-la da maneira correta. Somente isso possibilitará que haja um completo entendimento e uma adaptação ao novo ambiente.
Para iniciar essa discussão, é preciso entender a que se refere o conceito de processo de integração. Na prática, então, pode-se dizer que esta é a primeira etapa a ser cumprida quando um novo profissional é contratado. Por conta disso, é um momento vital para o futuro relacionamento que ele manterá com a empresa e seus novos colegas de trabalho.
O que é o processo de integração?
O processo de integração é um momento de extrema importância para uma empresa. Justificativas para isso não faltam, já que quanto mais ágil for essa adaptação entre profissional e empresa, mais rápido ele começará a render. De certa forma, então, há vantagens para os dois lados, o que somente reafirma a importância de tal atividade.
Qual a importância do processo de integração?
Quais as vantagens do processo de integração?
Um dos maiores desafios do mundo corporativo atual está em atrair e, em seguida, reter bons profissionais, os talentos. Um processo de integração bem-feito faz com que tais pessoas se adaptem mais rapidamente à sua nova realidade.
LEIA MAIS
Ao investir em um talento, toda empresa sabe que é preciso um tempo para que ele se sinta em casa. É de grande interesse para os gestores, portanto, que esse seja um processo rápido, já que após este período o novo funcionário começará a render o esperado.
LEIA MAIS
Grandes corporações nos quatro cantos do mundo sofrem com intrigas, brigas e conflitos dentro de seus escritórios corporativos. Assim, apostar em um bom processo de integração promove a criação de vínculos no espaço de trabalho.
LEIA MAIS
Ainda que já tenha sido citada direta e indiretamente nos slides anteriores, a produtividade merece um certo destaque. Na prática, significa que o time consegue realizar mais atividades em menos tempo, gerando assim mais resultado.
LEIA MAIS
Por fim, é preciso destacar que todos esses fatores interferem justamente no engajamento dos seus funcionários. O papel da integração está, então, na forma como esse novo colaborador se encaixa no cotidiano da empresa e em seu modo de pensar.
LEIA MAIS
Como fazer um bom processo de integração para sua empresa?
No primeiro dia de trabalho, qualquer profissional chega perdido e sem a menor ideia do que fazer. Nesta primeira etapa, alguns são os aspectos que devem ser demonstrados, como a história da companhia, suas políticas, missão, visão e valores.
LEIA MAIS
A segurança é um fator de extrema importância em qualquer empresa. Além de garantir a proteção de todos ali presentes, assegura que a companhia não sofra com acidentes, processos e multas. Não à toa, essa apresentação deve ser feita no primeiro dia do novo colaborador.
LEIA MAIS
Mesmo que faça uma boa pesquisa na internet, um novo funcionário não saberá tudo sobre seus produtos e serviços. Por conta disso, é preciso que, ainda em seu primeiro dia de trabalho, todos esses dados sejam apresentados a ele.
LEIA MAIS
Com todo o conhecimento adquirido nos tópicos anteriores, chega o momento de, enfim, tirar o novo colaborador da sala. O foco agora é o de apresentar toda a estrutura física da organização, em especial aquela que fará parte de seu dia a dia.
LEIA MAIS
Ao fim desse passeio, que pode durar minutos ou horas, chega ao fim a parte de responsabilidade do Recursos Humanos. A partir de agora, o novo colaborador é direcionado ao departamento em que atuará, passando a conhecer mais afundo suas atividades.
LEIA MAIS
Sem dúvida alguma, realizar um bom processo de integração é vital para iniciar o relacionamento entre empresa e colaborador. Ainda assim, há mudanças que podem ser feitas no espaço de trabalho que favorecem toda essa atividade. Para isso, entretanto, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.