Garantir a privacidade no trabalho é uma das primeiras obrigações de qualquer empregador. Nada pior, afinal, do que se sentir observado, vigiado, ou ainda não ter a calma para poder realizar suas atividades. Em muitos casos, inclusive, isso pode ser considerado uma invasão do espaço pessoal do outro, um tipo de assédio previsto em lei.
O termo pode se destinar a qualquer aspecto da vida do trabalhador, os quais serão abordados mais abaixo. Aqui, podem ser incluídos fatores pessoais e profissionais, tanto no espaço físico quanto no virtual.
Um estudo realizado pela empresa Steelcase em parceria com a IPSOS, concluiu que a produtividade no local de trabalho está atrelada a falta de privacidade, muitas vezes causadas pelo excesso de vigilância, impedindo assim, os colaboradores de apresentarem o seu melhor. Com isso, a produtividade da companhia cai.
1
Entram aqui aspectos como seus relacionamentos familiares, vida amorosa e qualquer outra coisa que a pessoa faça em seu tempo livre. Desde que isso não influencie em suas atividades, não há por que se preocupar com isso.
2
Aqui se encontra o ponto que mais impacta na produtividade da equipe como um todo. Isso se dá porque, ao se sentirem constantemente monitorados, os profissionais podem render abaixo do esperado. Essa preocupação com o que está sendo visto ou não pode trazer problemas psicológicos e afetar sua saúde.
3
Quando se fala do aspecto físico, o mais comum é a situação das famosas câmeras de segurança que, em muitos casos, não estão buscando por delitos. Aqui, destaca-se quando essa tecnologia possui papel apenas de controlar a equipe.
4
Independentemente do que seja, não é de bom tom analisar conversas, e-mails, arquivos ou qualquer outro item de um colaborador. Por conta disso, todo esse acesso deve ser muito bem guardado, evitando assim qualquer falha.
O primeiro ponto a se preocupar para garantir a privacidade do seu time é o espaço de trabalho. O foco está em oferecer um ambiente em que eles se sintam livres e mais dispostos a mostrar o seu melhor. Invista em espaços amplos em que todos eles interajam. Para maior privacidade, porém, pequenas cabines para reuniões mais íntimas são excelentes escolhas.
Basta analisar a organização e o posicionamento de cada item da mobília corporativa. Um bom exemplo é um colaborador que trabalha olhando para a parede e de costas para um corredor. Enquanto sua visão é estática, todos que passam pelo espaço conseguem visualizar o que ele está fazendo. Logo, ele possui zero privacidade para realizar seu trabalho.
Novamente com o auxílio dos profissionais da área do TI, procure por maneiras de tornar o espaço cada vez mais seguro. Há programas e sistemas específicos para isso, que podem resolver grandes problemas como um passe de mágica.
Mesmo com tudo o que foi dito anteriormente, a melhor forma de garantir a privacidade no ambiente de trabalho é com respeito e ética. Da mesma maneira que se aprende na escola como preservar o espaço dos outros, pode ser necessário realizar a atividade também no ambiente empresarial.
A privacidade no trabalho não é um assunto muito discutido. Ainda assim, ela influencia diretamente no rendimento dos colaboradores, sua saúde mental e nos resultados da companhia. Dessa forma, o ideal é prover um espaço que atenda às expectativas e exigências quanto ao tema. E, para isso, o mais indicado é contar com parceiros que tenham experiência e conhecimento do mercado.