1
Não há dúvida alguma que o mundo está mudando muito mais rápido do que se pode prever. Por conta disso, contar com trabalhadores que se adaptam facilmente a novas realidades é ideal.
2
Uma das habilidades socioemocionais mais valorizadas do momento é a autonomia. Aqui, ela se apresenta como uma forma de independência, a qual um funcionário demonstra ao resolver problemas sozinho, buscando por soluções sem preocupar todo o setor.
3
É simples constatar que profissionais que conseguem colaborar com outros são mais valorizados no mercado. . Eles acreditam na cooperação como maneira de crescimento em conjunto, auxiliando a eles e a todos na corporação.
4
É preciso que o profissional saiba como se comunicar com cada indivíduo de maneira a passar a mensagem. De nada adianta, afinal, ter alguém sem medo e que fale muito, mas que não consegue se fazer entendido. Na verdade, um colaborador como esse mais atrapalha do que ajuda
5
A crescente concorrência faz com que, cada vez mais, seja preciso sair da caixa para ter boas ideias., contar com pessoas criativas na equipe se apresenta como um bônus que todos os gestores gostariam de ter. É bom focar sua busca em indivíduos que, ainda que sigam as regras e saibam se virar em situações inusitadas.
6
Algumas habilidades socioemocionais devem se focar na capacidade dos profissionais de apenas fazer o certo. É aqui que entra a ética, não somente como trabalhador, mas como ser humano e participante de uma comunidade civilizada.
7
O sentimento de liderança é maior do que apenas saber comandar uma equipe de funcionários. Aqui, o foco está em conseguir expressar suas ideias, ter um bom poder de persuasão e negociação. Mais do que isso, é conseguir ser respeitado por seus parceiros, tendo então a confiança destes.
8
O pensamento crítico pode ser definido como o ato de pensar racionalmente e com clareza, sem se deixar levar por opiniões alheias. Não que isso signifique que não se pode concordar com os demais, mas sim que não se deve apenas acreditar em tudo que te dizem.
9
Resiliência pode ser descrita como a capacidade de enfrentar e superar choques ou adversidades. Ou seja, o comportamento resiliente nada mais é do que ter calma e persistência para buscar seus objetivos. E isso independe das situações pelas quais se enfrenta ao longo desse caminho.
10
Essa é uma das competências mais buscadas entre gestores e recrutadores, e motivos para isso não faltam. Principalmente em grandes corporações, é preciso contar com esse traço para ser bem-sucedido e, mais do que isso, respeitado e valorizado por uma empresa.
Uma empresa deve capacitar sua equipe, primeiramente descrevendo quais são as competências esperadas de seus colaboradores. A partir disso, se faz preciso oferecer um ambiente propício para a evolução dessas. E, com este fim, o mais indicado é contar com bons parceiros