Leia mais
É um estilo que se difere dos demais por apresentar uma visão mais rústica, sem muito detalhes. Das paredes à decoração, tudo é feito para, justamente, remeter a um ambiente antigo, como um galpão industrial americano dos anos 1980.
Uma das características mais marcantes dessa tendência é a utilização em excesso de concreto. Dessa forma, esqueça as paredes cheias de acabamento, cores e texturas, o foco aqui está na simplicidade.
Uma vantagem de optar pelo tijolo é que ele traz textura ao ambiente, não sendo apenas uma parede lisa. É preciso destacar que o conceito funciona muito bem tanto em espaços pequenos quanto nos mais amplos e com custo bastante acessível.
Um ponto chave do estilo industrial é a utilização do metal. É este componente, afinal, que traz a característica de algo mais vintage ao seu projeto de reforma. Por conta disso, não há por que economizar com o material, podendo utilizá-lo tanto nos móveis quanto na decoração.
A utilização da madeira, principalmente nos móveis, é quase que obrigatória. A mistura da madeira com o metal, aliás, é um dos traços mais marcantes do industrial.
Para auxiliar nesse aspecto de estilo industrial, uma das estratégias é deixar toda a tubulação aparente. Em especial, fala-se aqui da rede elétrica que, ao invés de ficar dentro da parede, fica para fora.
Muitos dos tópicos já mencionados citam a falta de um acabamento tradicional no ambiente como um todo. Dessa forma, pode-se dizer que uma de suas características é, justamente, deixar o esqueleto do espaço à mostra.
Utiliza-se muito de grandes janelas de metal que cobrem boa parte das paredes. Claraboias também são muito úteis, podendo trazer luz de cima e dando um efeito arquitetônico muito interessante.
É possível a utilização de uma cartela bem alegre, com tons de amarelo, laranja e vermelho. Estes, entretanto, devem ser posicionados estrategicamente, de maneira que componham o espaço, e não o dominem. Uma dica interessante é optar por móveis coloridos ou até pintar as tubulações.
Pode-se aproveitar essa reforma no escritório para, quem sabe, tirar algumas paredes. A moda do espaço aberto chega ao ambiente corporativo tornando as salas mais amplas e os cômodos de convivência mais acessíveis
O intuito é justamente de otimizar ao máximo cada um dos cômodos da organização. Um ambiente, portanto, pode passar a ter mais de uma utilização, além de se encaixar aos demais de maneira mais harmônica. Esse é outro fator que traz beleza, comodidade e barateia o projeto.
Realizar uma atualização como essa, não é algo simples, especialmente pelas grandes mudanças estruturais. Dessa forma, o mais indicado é contar com um parceiro que te auxilie ao longo dessa jornada.