Grandes empresas sempre buscam um bom engajamento no trabalho para conquistar uma posição de destaque no mercado. Não que a motivação seja puramente econômica, mas este é um grande diferencial em qualquer situação. Mais do que isso, porém, essa é uma maneira de incentivar sua equipe e ter certeza que ela está feliz. Não à toa, essa sinergia profissional tem se tornado um dos principais focos das organizações, além de aparecer em inúmeras pesquisas e artigos.
Basicamente, quando se fala em estacionamento em empresas pode-se destacar dois pontos distintos. O primeiro se refere às vagas destinadas aos clientes, o qual não é o foco deste texto, ainda que possa aparecer em alguns momentos. O segundo, porém, é o grande destaque do artigo. Este diz respeito aos espaços destinados aos carros dos próprios funcionários que trabalham no espaço corporativo.
O que é o estacionamento em empresas?
Para entender a importância que oferecer um estacionamento em empresas possui hoje, é necessário analisar a realidade brasileira. O país contava, em outubro 2021, de acordo com Ministério da Infraestrutura, com mais de 59 milhões de automóveis em circulação. Pode-se adicionar a eles as 8 milhões de caminhonetes, além das 3,8 milhões de camionetas e as 24,5 milhões de motocicletas.
Qual a importância do estacionamento em empresas?
Sem dúvida alguma, um dos maiores questionamentos relacionados a esse tema tem a ver com a obrigatoriedade. Ou seja, os contratantes são obrigados a oferecer um estacionamento nas empresas para seus colaboradores? A realidade, então, é que não há, na legislação, qualquer disposição legal que obrigue as companhias a disponibilizar tal espaço para quem vai trabalhar utilizando veículo próprio.
O que diz a lei sobre estacionamento em empresas?
Mesmo não sendo obrigatório por lei, é preciso destacar que o estacionamento em empresas se tornou um poderoso argumento de contratação. Imagine, por exemplo, ser um candidato em busca de um novo emprego. Na hora da entrevista, descobre que seu posto de trabalho é longe de sua casa e não há estacionamento. Ao fazer as contas, pode ser que, financeiramente, essa posição não seja interessante justamente pela falta da vaga.
Quais as políticas comuns a respeito do estacionamento em empresas?
O que pouca gente sabe a respeito deste tema é que, assim como quase tudo, há normas da ABNT a se seguir. Ainda que não sejam obrigatórios, estes são direcionamentos bastante úteis no momento de investir nesse espaço.
Quais as políticas comuns a respeito do estacionamento em empresas?
Um ponto bastante interessante de se salientar nessa discussão se relaciona à disponibilidade de espaço. Muitas vezes, ainda que haja a vontade de oferecer tal benefício, a realidade não torna possível sua oferta. Nesse momento, é bom saber que existem algumas possibilidades para que seus colaboradores contem com as tão valorizadas vagas.
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O estacionamento próprio em empresas é de posse e responsabilidade da própria organização. Isso significa que o terreno em que os veículos ficam dispostos pertence ou é alugado pela companhia. Mais do que isso, todo o controle da área é feita pela corporação.
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Outra possibilidade bastante interessante é a de terceirizar o estacionamento em algumas empresas. Em geral, essa é uma oportunidade para quem possui o terreno, mas não quer ter nem o trabalho nem a responsabilidade de cuidar dos veículos.
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Há situações em que a companhia não possui um terreno para disponibilizar para este fim. Surge, então, a possibilidade de fechar parcerias com estacionamentos próximos a edifícios comerciais. É possível pagar pela estadia dos funcionários, ou negociar um valor menor.
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Há também a situação de não haver como ofertar um estacionamento em empresas e os gestores optarem por compensar de alguma outra maneira. Para isso, o mais comum é disponibilizar o vale-transporte, ou ainda auxiliar no combustível para diminuir os custos do colaborador.
Por conta das características da vida moderna e a das condições de transporte atual, grande parte dos profissionais se utiliza de seus carros para ir ao trabalho. Sabendo disso, é natural que, como uma forma de satisfazer seus empregados, as organizações busquem por um local para que fiquem os veículos. O processo, porém, é mais complicado do que parece e, portanto, se faz necessário o auxílio de um parceiro. Para isso, o mais indicado é contar com quem traga experiência e conhecimento ao projeto.