Assim como grande parte das startups, a Google apresenta à sua equipe um conceito diferente de espaço corporativo. Muito mais informal e acessível, toda a ideia segue de acordo com a filosofia da companhia. Assim, há muita cor, colaboração e incentivo a um melhor estilo de vida.
1
Suas salas são nomeadas como famosos pontos brasileiros, como é o caso da Baixo Augusta e do Maracanã. Uma grande reforma do escritório foi feita para deixar o ambiente com a cara da empresa. O resultado ficou impecável, com salas de jogos, quatro cozinhas e diversas outras áreas colaborativas.
2
Carinhosamente chamada de Google Beagá, ela oferece aos colaboradores toda a experiência esperada. Há um estúdio de gravação com instrumentos musicais, um grande refeitório e as mais diversas áreas de descanso. Para comer, além do padrão, é possível encontrar snacks e até carrinhos de pipoca.
3
Obviamente, são diversas as salas de reunião, baias e outros espaços corporativos. Ainda assim, o destaque fica por conta de outros pontos que fazem qualquer colaborador enlouquecer. São 25 cafeterias, 100 cozinhas, 7 academias, quadra de vôlei, pista de boliche e parede de escalada. Sim, tudo isso em uma empresa.
4
Localizado no meio da ilha de Manhattan, a sede de Nova York é, sem dúvidas, um dos escritórios Google com melhor vista. O campus fica a poucos quarteirões do Rockfeller Center e do Central Park, o que torna tudo ainda mais mágico. Para completar, o tema de toda a instalação é o metrô da cidade.
5
A gigante de tecnologia anunciou três novos escritórios no país, em cidades como Montreal e Waterloo. Todas eles devem seguir o padrão já encontrado na unidade atual. Hoje, o espaço conta com todos os pontos já conhecidos da companhia, mas com algumas inovações. Destacam-se os lounges com DJ, salas de reunião modernas o campo de minigolfe.
6
A Google conta hoje com cinco escritórios na Inglaterra, sendo quatro deles na capital Londres. A empresa planeja inaugurar uma nova sede, dessa vez para unificar todos os seus mais de 4 mil empregados na região. Conhecido como “The Landscraper”, o nome faz uma alusão ao prédio horizontal que será construído.
7
A cidade luz não poderia ficar de fora dessa lista, sendo ela um dos mais diferentes escritórios da companhia. Aqui, ao invés do clima de campus universitário, a ideia é mostrar como a empresa faz parte da vida das pessoas. Com o mote “Google is Home” — Google é casa, no português —, o ambiente remete a uma residência.
8
Chegamos ao escritório Google em Tokio, no Japão, que traz sua própria perspectiva para o espaço. Aqui, a cultura oriental se encontra com os padrões ocidentais, em uma louca, mas ótima combinação. A decoração do ambiente remete às raízes do país, mas também te fazem se sentir sim em uma startup.
9
Mais do que uma sala de descompressão com mesas de sinuca e pingue-pongue, porém, a gigante americana fez questão de adaptar o espaço aos costumes locais. Dessa forma, diversas são as festividades comemoradas pelos colaboradores no ambiente. Por conta disso, além de muito trabalho, há eventos quase que mensais por aqui.
10
Novamente, muito da cultura local está presente no escritório. Por ser uma cidade-estado de apenas 5 milhões de habitantes, porém, acabam adaptando costumes de outros lugares. Do ano novo chinês às festividades indianas, evento é o que não falta para se divertir por aqui.
Mais do que apenas entender sua arquitetura e decoração, é importante compreender a cultura que a empresa estabelece. Aplicar esses conceitos no Brasil é possível, bastando vontade e um pouco de investimento. Se optar por isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que te auxiliem durante toda a jornada.