Manter o escritório organizado é um dos maiores desafios de grande parte dos profissionais. Mesmo com cuidado e atenção, alguma coisa sempre acaba saindo do lugar. Neste momento, porém, manter o foco e tentar ao máximo não procrastinar durante esse processo é a solução.
Mas, para facilitar esse trabalho, há algumas dicas que podem, literalmente, salvar o seu dia. Mais do que isso, são atitudes simples e que, após algum tempo, se tornarão parte de sua rotina.
Quando se fala em organização, o foco deve estar em tornar o ambiente mais funcional. A ideia, afinal, é facilitar o seu trabalho, e não o tornar mais complicado. E, para atingir tal objetivo, alguns minutos por dia são um investimento pequeno se comparado aos benefícios que eles trarão.
Vantagens de ter um escritório organizado: - Diminui o tempo perdido; - Garante mais produtividade; - Facilita o trabalho; - Demonstra profissionalismo; - Aumenta o espaço útil; - Evita perdas; - Protege informações; - Melhora a saúde.
O primeiro passo para limpar o seu escritório está em jogar fora tudo aquilo que não é mais útil. Com certeza, ao analisar com cuidado, serão inúmeros os itens que você perceberá que em nada te auxiliam. Mais do que isso, pensará por várias vezes sobre o porquê de ter guardado algo assim.
Faça o teste e pare por alguns segundos em frente à sua mesa e observe o que tanto está disposto sobre ela. Muito provavelmente, ao se atentar a cada um dos objetos, perceberá que boa parte deles são papéis. Documentos, planilhas, gráficos, apresentações, blocos de notas e até pequenos adesivos com nada de útil escrito.
Pouca gente sabe disso, mas o seu mobiliário corporativo pode ser o grande culpado por sua confusão. Se dispostos da maneira errada, eles podem mais atrapalhar do que ajudar, e você nem percebe isso. Dessa forma, uma boa análise da distribuição dos móveis é um passo bastante importante.
A limpeza é uma parte importante desse processo, em especial para tornar o espaço mais saudável para toda a equipe. É válido, também, analisar bem a paleta de cores escolhida, já que ela interfere diretamente em sua percepção do pó.
Um erro comumente cometido em organizações dos mais diversos portes e áreas de atuação é não aproveitar bem o cômodo. Principalmente em áreas mais compactas, se faz necessário criatividade para acomodar todo o necessário. E, neste momento, por que não recorrer às paredes para guardar algumas coisas?
Como é de se imaginar, o ponto mais importante de um escritório organizado é a mesa do colaborador. Este é o local que ele mais utilizará ao longo do dia, além de ser a base de seu trabalho. Assim, o grande destaque desse processo deve estar nessa superfície, a qual trará a maioria dos benefícios da estratégia.
Ao chegar ao escritório, é fácil imaginar quais são suas primeiras atividades. Provavelmente, você começa dando bom-dia aos seus colegas e pegando um cafezinho para iniciar bem a manhã. Em seguida, se dirige à sua mesa e começa a se preparar para o trabalho. Neste momento, saem da bolsa o carregador, cabo USB e tantos outros.
A segunda dica dessa lista diz respeito à utilização de papel, mais especificamente das impressões. Ainda assim, todos sabem que é quase impossível eliminar por completo este item do cotidiano corporativo. Dessa forma, é bom ter um plano para seu descarte, evitando que a bagunça comece novamente.
Um escritório organizado não precisa, necessariamente, de um grande investimento para se tornar realidade. Mas, obviamente, se for possível dispender algum dinheiro, ele é sempre bem-vindo. E, se essa for sua realidade, invista-o em acessórios que te auxiliem a otimizar o espaço.
Uma forma muito utilizada de se livrar da bagunça é colocar tudo dentro de uma caixa e guardá-la no armário. Isso, porém, não é organizar, mas sim esconder. A lógica, entretanto, não está errada, já que a atividade auxilia bastante a manter o escritório organizado. Mas, para isso, é preciso seguir todas as outras dicas dessa lista.
Não adianta, para tudo que você pensar atualmente há uma solução tecnológica para te auxiliar. No caso da organização de seu espaço de trabalho não é diferente, já que diversos gadgets e softwares podem ser bastante úteis. Eles não vão te ajudar na limpeza, mas farão com que ela deixe de voltar.
Para finalizar essa listagem, fica por último a dica que provavelmente é a mais óbvia de todas. Aqui, a ideia é manter o escritório organizado diariamente, de modo a te poupar de mais trabalho no futuro. São alguns minutos por dia que com certeza não te farão falta ao final da semana.