A união entre um escritório a um galpão industrial está cada vez mais em alta entre as empresas, especialmente pelo alto valor dos imóveis. Não faz sentido, afinal, contar com dois espaços separados, pagando dois aluguéis, para a mesma companhia. Por isso, cada vez mais organizações optam por unificar toda sua equipe em um ambiente só.
Não existe apenas uma possibilidade para a união de um escritório e um galpão industrial. Empresas que contam com produção, estoque e expedição normalmente optam pela primeira. Há, por outro lado, uma vertente interessante de organizações que saem de ambientes corporativos tradicionais para algo mais diferenciado.
O primeiro ponto a se analisar nesse projeto é a adaptação de um espaço em outro totalmente diferente, requerendo diversos ajustes para se chegar a um resultado interessante
Se faz necessário analisar bem a maneira como este será utilizado. O objetivo, mais do que a redução de custos, está em aproveitar o ambiente disponível para trazer conforto à sua equipe.
Transformar um galpão industrial em um escritório traz também seus desafios, não se esqueça. Um deles é a iluminação, que costuma ser menor dentro desse tipo de ambiente, até por conta de seu objetivo.
Verificar a temperatura interna do galpão é uma ótima ideia, especialmente no começo do projeto talvez seja bom investir em climatizadores.
Recomenda-se um teste avançado para verificar se não há resíduos tóxicos ou radioativos no ambiente. Outro ponto está na estrutura que este apresenta, na idade do imóvel e como está sua conservação.
Ainda que a ideia seja unificar toda a equipe, é notório que cada departamento possui suas características. Dessa forma, não é possível deixar o administrativo e a produção unidos.
Um dos principais fatores que causam o desentendimento entre os departamentos é o barulho. Ao se adicionar produção escritórios nessa fórmula, os resultados podem piorar ainda mais, chegando a se tornar inviável a união.
Estes podem ser uma sala de reunião ou ainda uma cabine para chamadas de vídeo. Se faz preciso um ambiente em que o colaborador não se encontre no meio de todo o movimento da rotina corporativa.
Uma boa ideia é criar uma sala de descanso, ou ainda uma sala de descompressão. Em ambos os casos, os profissionais terão uma área para poderem interagir entre si e desfocar do trabalho
É necessário prestar muita atenção nos riscos de misturar em um mesmo espaço diversos departamentos. Em especial, quando se une a produção ao administrativo, é preciso ensinar a todos as normas de cada setor.
Sem dúvida alguma, qualquer uma das possibilidades citadas acima é totalmente viável. Mais do que isso, são ótimas alternativas para reduzir custos e oferecer um novo espaço para seus colaboradores. Ainda assim, para atingir todos seus objetivos, o ideal é contar com parceiros que te auxiliem durante esse processo.