Pouca gente dá valor, mas a escolha de materiais é uma etapa importante de qualquer obra, corporativa ou não. Muito mais do que apenas a estética, essa definição pode ser crucial para determinados pontos do projeto. Da iluminação à temperatura, a influência deste tópico afeta toda uma reforma. Não à toa, profissionais tanto de arquitetura quanto de construção civil se focam bastante no tema. Engana-se, porém, quem pensa que essa é uma tarefa simples e rápida.
Antes de qualquer outra coisa, é preciso compreender ao certo o que é essa tal de escolha de materiais. Para isso, basta verificar, no cômodo em que você se encontra agora, o que foi utilizado. As paredes são, muito provavelmente de alvenaria, enquanto a mobília pode ter toques de madeira, vidro e metal. Como você pode ver, existem inúmeras opções disponíveis no mercado, o que te ajuda, mas complica a tarefa.
O que é a escolha de materiais?
A escolha correta dos materiais pode afetar em aspectos como: - Estética; - Clima organizacional; - Temperatura; - Iluminação; - Redução de custos; - Produtividade.
Qual é a importância da escolha de materiais?
COMO ESCO LHER OS MATERIAIS?
Em muitos casos, o projeto deve ser adaptado ao ambiente, visando tirar o maior projeto de seu layout. Neste momento, também, pode ser que seu gosto pessoal ou mesmo a identidade da empresa tenham que se adequar às condições que foram apresentadas. Pode não ser a melhor solução, mas é a mais recomendada.
Considere o espaço
Um ponto interessante em toda essa discussão diz respeito à localização do imóvel em que você se encontra. Para empresas que atuam em imóveis próprios e afastados, este é um item com menor destaque. Para outras, porém, que dividem espaço em imensos prédios corporativos, é bom se atentar.
Analise a localização
Quando se fala em clima, dois pontos de extrema importância devem ser considerados. Primeiramente, a escolha de materiais deve ser feita de acordo com a posição geográfica do espaço. Além disso, porém, o posicionamento do imóvel é outro fator de grande destaque neste tópico. Se estiver voltado para determinado lado, receberá a luz diretamente pela manhã, o que pode ser um desafio.
Verifique o clima
Não é novidade alguma que todas as peças de um escritório devem conversar entre si e criar uma harmonia. Para tornar tudo isso mais simples, uma boa ideia é definir um dos estilos de arquitetura para seguir. Com isso, você já inicia o projeto com um rascunho do que deve ser feito e quais materiais devem ser empregados.
Defina um estilo
No momento da escolha de materiais, outros aspectos devem ser levados em consideração, e sua durabilidade é um deles. Imagine uma recepção, que recebe milhares de pessoas por dia, carrinhos de entrega e tudo mais o que se pode imaginar. Adiantaria investir em um lindo piso porcelanato para ela?
Durabilidade
Quando em uma loja de materiais para construção, é quase impossível não se empolgar. Seja você um arquiteto, um designer de interiores ou um consumidor comum, a diversidade de opções encanta a qualquer um. Um ponto que poucos vendedores citam, porém, se relaciona à mão de obra necessária para determinados materiais.
Mao de obra
Ainda na visita às grandes lojas de material de construção, é comum encontrar peças simplesmente apaixonantes. São itens lindos, que podem fazer qualquer espaço se destacar e aumentar o seu requinte. Mas, a pergunta que você deve fazer é bastante simples: é fácil de limpar? Ou ainda, suja muito fácil?
Pense na limpeza
Cada vez mais os consumidores buscam por marcas que se posicionam a favor da sustentabilidade. Não à toa, os esforços de grandes empresas em diminuir sua pegada de carbono crescem constantemente. É bom, então, levar isso em consideração na hora da escolha de materiais de seu escritório.
Sustentabilidade
O crescimento do mercado como um todo faz com que cada vez mais empresas se apresentem aos consumidores. De grandes players mundiais a produtores locais, de linhas mais premium a importados mais baratos. De fato, há uma imensa gama de alternativas para quem está procurando.
Marcas de confiança
Para finalizar, a última dica está diretamente relacionada ao custo benefício dos itens. Ou seja, o foco aqui está em determinar se essa escolha de material está de acordo com seu budget. Mais do que isso, é preciso entender se o valor pago faz sentido ao se considerar as vantagens do produto.
Custo benefício
Conforme pôde ser visto nos slides anteriores, não é fácil fazer a escolha de materiais para um escritório. Diversos são os aspectos a serem analisados, sendo simples se perder no processo. Por conta disso, o mais indicado é contar com parceiros ao seu lado que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.