Grandes empresas sempre buscam um bom engajamento no trabalho para conquistar uma posição de destaque no mercado. Não que a motivação seja puramente econômica, mas este é um grande diferencial em qualquer situação. Mais do que isso, porém, essa é uma maneira de incentivar sua equipe e ter certeza que ela está feliz. Não à toa, essa sinergia profissional tem se tornado um dos principais focos das organizações, além de aparecer em inúmeras pesquisas e artigos.
Basicamente, quando se fala em engajamento no trabalho o foco está em motivar a sua equipe a trazer os melhores resultados. No dicionário, o significado do termo é descrito como “empenho em uma causa” e, no ambiente corporativo, essa causa é justamente a dedicação à empresa.
O que é engajamento no trabalho?
– Diminuição da taxa de absenteísmo; – Retenção e atração de talentos; – Melhoria nos resultados; – Produtividade crescente; – Funcionários como embaixadores da marca; – Clima organizacional mais leve e saudável.
Qual a importância do engajamento?
Como aumentar o
engajamento
no trabalho?
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Obviamente, o primeiro passo para levantar o moral de seus colaboradores é compreender como ocorre a liderança na organização. Infelizmente, o grande causador de problemas nesse sentido são os próprios chefes, com cobranças incomuns e tratamento não profissional. Logo, checar esse tópico será sua tarefa número 1.
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Outro fator que tende a criar problemas dentro de qualquer empresa é a falta de sinceridade desta com seus colaboradores. É natural que algumas informações precisem ficar restritas à cúpula de liderança. Isso não significa, entretanto, que os profissionais devem ser enganados ou ficar às cegas em situações delicadas.
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Seguindo o mesmo raciocínio do último tópico, é preciso trabalhar sempre a comunicação interna de sua empresa. Esta também pode ser definida como endomarketing, ou ainda marketing interno, ou seja, aquele feito para dentro, voltado aos colaboradores. Na prática, então, são ações que visam informar a estes o que está ocorrendo na organização e no mercado em que ela atua.
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Um fator que interfere diretamente no clima da organização é o relacionamento entre os colegas de trabalho. Evidentemente, não é possível fazer com que os profissionais gostem um dos outros, ou ainda que tenham uma relação fora dos escritórios.
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Uma excelente maneira de melhorar a motivação de sua equipe é incentivar o crescimento dos profissionais que trabalham com você. Essa, aliás, é uma ótima prática, visto que beneficia tanto a eles quanto a você. Enquanto a empresa terá colaboradores mais capacitados, estes receberão um conhecimento que lhes será válido por toda sua carreira.
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De nada adiantará seguir todos os passos acima se você não valorizar sua equipe da maneira correta. Não há engajamento no trabalho, afinal, se todo o seu esforço não é apreciado pelos superiores. Sabendo disso, se faz preciso compreender que, de alguma forma, você precisa demonstrar seu respeito e sua admiração por esses trabalhadores. E isso, não necessariamente, envolve dinheiro.
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Com o objetivo de incentivar os profissionais a buscarem por melhores resultados, trabalhar com metas é uma ótima prática. Aqui, o foco está em determinar um escopo a ser seguido, assim como propósitos claros em termos do que deve ser atingido. É importante, porém, que essas metas sigam um padrão básico: elas devem ser quantificáveis, alcançáveis e mensuráveis.
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Por fim, mas definitivamente não menos importante, é necessário oferecer à sua equipe um bom espaço de trabalho. Aqui, é preciso dedicar algum tempo para buscar por melhorias na forma como a área como um todo é disponibilizada. Para começar, uma boa iniciativa é incentivar a organização no ambiente de trabalho, bem como investir um pouco na decoração do escritório, tornando-o mais alegre e confortável.
Sem dúvida alguma, o engajamento no trabalho é um dos principais objetivos da grande maioria das corporações. Como pôde ser visto acima, a prática traz benefícios a todos os interessados, além de melhorar os resultados da companhia. Para isso, porém, se faz necessário contar com o parceiro ideal. O mais indicado, então, é buscar por especialistas no assunto, que apresentem conhecimento e experiência nesse setor.