Aplicado em boa parte das grandes empresas, o endomarketing é uma importante ferramenta para se conectar à equipe. Essa é uma vertente do marketing destinada ao seu público interno, ou seja, seu time de colaboradores, terceiros e demais profissionais que te auxiliam todos os dias. Não à toa, o termo pode ser também conhecido como marketing interno em alguns locais.
Antes de buscar por grandes estratégias ou ações mirabolantes, se faz preciso entender afundo o conceito de endomarketing. Assim, é possível defini-lo como uma técnica dentro do marketing focada no capital humano de seu negócio. Nesse caso, então, o foco não está nos clientes ou no mercado, mas sim nas pessoas que te auxiliam a alcançar os resultados.
O que é endomarketing?
O cotidiano da vida moderna faz com que muitos profissionais realizem suas tarefas no modo automático. Mais do que isso, não aproveitam o tempo com seus colegas, nem desfrutam cada momento como se deve, seja na empresa ou em casa. Por conta disso, cada vez mais se faz preciso tornar o ambiente empresarial menos formal e mais acolhedor.
Qual a importância do endomarketing?
- Aumento da satisfação dos profissionais; - Redução do turnover; - Menor índice de absenteísmo; - Melhora na qualidade de vida dos funcionários; - Comunicação mais eficiente dentro da empresa; - Equipe mais animada e produtiva; - Maior lealdade dos funcionários com a organização; - Clima organizacional mais saudável e eficaz.
Qual a importância do endomarketing?
A primeira coisa que se pensa ao ouvir falar em endomarketing se relaciona à comunicação interna. Este é sim o primeiro caminho de uma bom planejamento, sempre visando diminuir os ruídos de comunicação entre a empresa e seus colaboradores.
Comunicação interna
Quando se fala de integração, há dois pontos bastante interessantes a se mencionar. O primeiro diz respeito ao momento em que um novo colaborador é contratado. Além disso, porém, há também o passo posterior, aquele que inclui a integração da equipe como um todo.
Integração
O endomarketing deve também se preocupar com o espaço físico da organização. A justificativa para isso é simples, visto que este pode colaborar, ou não, para que os objetivos acima sejam alcançados. Assim, uma das tarefas dos responsáveis pelo tema é se reunir com a liderança da empresa e sugerir algumas mudanças.
Colaboração
Basta somar todos os tópicos citados acima para encontrar como resultado uma considerável melhora no clima organizacional da corporação. Na prática, isso representa melhor relacionamento entre os trabalhadores, menos brigas, mais colaboração e, consequentemente, produtividade dentro do espaço corporativo.
Clima organizacional
Os eventos podem ser divididos em duas vertentes bem distintas. A primeiras traz os eventos corporativos, que podem contar com palestras. O segundo tipo de evento, entretanto, traz o que realmente faz a cabeça dos profissionais, as famosas festividades.
Eventos
Uma das atividades que cabe à equipe de endomarketing diz respeito à capacitação da equipe. Na verdade, aqui entram alguns pontos que podem interessar muito a qualquer trabalhador. Entre eles, pode-se citar a implementação de um plano de carreira, bem como o treinamento em novas habilidades e conhecimentos.
Treinamentos
É mais do que natural associar os famosos benefícios dos colaboradores ao departamento de RH. Há alguns, porém, que podem surgir de uma demanda vinda dos próprios colaboradores. Nesse caso, são extras que visam melhorar sua qualidade de vida.
Benefícios
Por fim, é válido destacar uma das atividades mais esquecidos, porém com maior valia para o endomarketing. Essas são as pesquisas de satisfação, que têm grande importância, em especial para entender a opinião e as demandas do funcionários. Assim, essa é uma ferramenta interessante para dar voz à sua equipe.
Satisfação
Por todas as razões que você pôde conferir mais acima, a estratégia de endomarketing pode trazer inúmeros benefícios a uma empresa. Em alguns casos, ela pode apontar a necessidade de algum investimento ou reforma, para assim auxiliar os colaboradores. Se essa for a situação, o mais indicado é contar com bons parceiros, os quais tragam conhecimento e experiência ao projeto.