ECONOMIA DE ENERGIA NAS EMPRESAS

10 Formas de reduzir seu consumo

Existe uma grande busca nos dias atuais por mais economia de energia nas empresas, em especial nas de grande porte. Com a situação ambiental que o mundo se encontra, bem como a escassez de recursos, o consumo consciente se faz cada vez mais necessário. Ainda assim, existem diversos exemplos de como se fazer para reduzir sua conta de luz sem perder em produtividade.

Quando se fala em um futuro mais sustentável para o planeta, um dos grandes focos está na economia de energia. Aqui, não somente empresas, mas qualquer cidadão deve cooperar para que haja uma melhora na situação como um todo. Ainda assim, é fato que a parcela desses ambientes corporativos é bastante significativa, sendo vital que eles tomem partido e viabilizem maneiras de reduzir seu consumo.

A importância da economia de energia nas empresas

Está gostando?

Ou continue lendo

Seta

ECONOMIA DE ENERGIA?

COMO GARANTIR

A primeira etapa para quem pretende buscar a economia de energia nas empresas é entender sua situação atual. Aqui, a ideia é justamente avaliar sua estrutura neste exato momento, compreendendo assim se há melhoras a serem feitas. Em geral, é neste tópico que se descobrem grandes problemas do projeto corporativo. E isso, na prática, pode ser o que encarece sua conta de luz.

10. Avalie sua estrutura

Com tudo o que for descoberto no tópico anterior, chega a hora de solucionar os problemas. Para isso, pode ser preciso realizar pequenas adaptações ou mesmo grandes reformas. Tudo dependerá do que irá sair da avaliação, bem como de sua capacidade de investimento no momento. De qualquer forma, sempre há algo a se melhorar para buscar uma maior economia de energia nas empresas.

9. Adapte sua organização

Muitas pessoas podem não se atentar a este ponto, mas a temperatura é um dos principais culpados por contas de luz mais caras. O destaque de tal afirmação, porém, não está no clima externo ao da organização, mas sim na forma como esta se adequa a ele. Ainda que muito valorizados, os aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, podem não ser a melhor alternativa.

8. Verifique a temperatura

Seguindo uma lógica parecida à do tópico anterior, outro ponto de destaque nessa discussão é a iluminação do escritório. Para ser mais preciso, o foco se encontra na maneira como se garante tal claridade aos colaboradores. Com os avanços tecnológicos visualizados nos últimos anos, soluções para essa situação são inúmeras e ao acesso de praticamente qualquer um.

7. Tenha foco na iluminação

Com tudo o que foi descoberto e entendido ao longo dos últimos parágrafos, é preciso tomar uma atitude. Por conta dessas informações, porém, o ideal nesse caso é buscar por um novo projeto para seu escritório corporativo. A intenção, aqui, é investir em algo que seja mais sustentável e traga consigo uma maior economia de energia nas empresas.

6. Projete o ambiente

A sustentabilidade é uma das palavras mais ditas nos últimos anos, e justificativas não faltam para isso. De fato, há uma urgência em realizar mudanças no sistema como a sociedade vive, e muitas delas passam pelo conceito. Por isso, investir em práticas mais sustentáveis é um caminho lógico e sensato a seguir nesse momento. Ele pode, afinal, trazer benefícios à empresa, aos colaboradores e à população.

5. Seja sustentável

Quando se fala em evolução, não há como não citar a tecnologia, independentemente do assunto. Assim, nada mais lógico na busca por economia de energia nas empresas do que contar com o apoio da ciência. Aqui, diversos são os dispositivos que podem te auxiliar a gastar menos. Além disso, a própria evolução dos aparelhos faz com que eles sejam, também, cada vez mais econômicos.

4. Busque pela tecnologia

Apenas dizer que pretende apresentar uma economia de energia nas empresas no próximo período não é o suficiente. As organizações têm como dever demonstrar como pretendem fazer isso, além de quais são suas metas. Ou seja, mais do que ouvir, o público quer saber quanto será essa redução e em quanto tempo ela irá ocorrer. Sem isso, há apenas promessas.

3. Defina metas de economia

Da mesma forma que se faz necessário criar metas, há também a necessidade de monitorá-las. Aqui, o foco está em acompanhar os índices mês a mês para garantir que os resultados estão sendo alcançados. Basicamente, então, essa é uma maneira de assegurar o cumprimento de tais medidas e, mais do que isso, seu índice de sucesso.

2. Monitore seus objetivos

De nada adiantará investir nas mais diversas estratégias, contratar especialistas no assunto e gastar milhões em softwares e equipamentos, se sua equipe não cooperar. Isso significa que, para que todo o plano funcione, é vital que seus colaboradores estejam empenhados em auxiliá-lo. A grande necessidade, então, é de garantir o engajamento do público interno nesse projeto.

1. Conscientize  sua equipe

Não há dúvida alguma de que há uma enorme necessidade de garantir a economia de energia nas empresas. Tanto para a sociedade quanto para a própria companhia, esse é um caminho necessário e sem volta. Para atingir seus objetivos, entretanto, o mais indicado é contar com bons parceiros. Estes devem agregar conhecimento e experiência ao projeto, te dando suporte a todo o momento.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!