O departamento de marketing já é bem conhecido por todas as pessoas que trabalham em grandes empresas. Isso, entretanto, é resultado de anos de esforço para valorizar o setor, que por muitos era visto como desnecessário. Atualmente, porém, a maioria das organizações conta com estes funcionários.
Em geral, são atribuídas a ele atividades que, ainda que coerentes, não são as únicas que fazem parte de sua rotina. Ainda que seja necessário utilizar da criatividade, o setor também precisa de análise, estratégia e conhecimento. A ideia de trabalhar apenas com a comunicação, portanto, não está errada, mas incompleta.
– Planejamento – Mercado – Pesquisa – Comunicação – Branding – Eventos – Relacionamento – Fornecedores
Tendo conhecimento das funções do departamento de marketing, é simples compreender sua importância para uma marca. Ainda assim, é bom salientar que este apresenta, também, motivos que valem o investimento em sua estrutura.
Alguns podem dizer que essa é uma equipe criativa, animada e extremamente sociável. Outros, entretanto, podem utilizar adjetivos como barulhentos, desorganizados e até metidos. Tanto os pontos positivos quanto os negativos podem ser verdade, mas tudo tem a ver com as funções que o time exerce.
A melhor opção é disponibilizar para o setor um espaço amplo e aberto, onde sua mobilidade será garantida.
O setor atua com criatividade, e precisa ter isso em seu ambiente de trabalho para render o esperado. Logo, evite os tons pasteis e o mobiliário sério, comuns em outras áreas. Aqui, é permitido sair da caixa, trazendo itens que reforcem essa característica.
Novamente sendo diferente dos demais setores, o departamento de marketing permite uma decoração de escritório bem mais informal. Das cores aos itens escolhidos, tudo pode ter um ar mais leve e alegre, quase sem limites.
Um fator essencial para garantir o correto trabalho desses colaboradores está na estrutura tecnológica do espaço. Na maioria das vezes, é preciso investir em bons computadores, monitores de alta resolução e uma impressora de qualidade.
Por serem mais adeptos à tecnologia e aos itens citados acima, material de escritório não é um grande foco do departamento. Ainda assim, a melhor sugestão é investir em canetas e papel, já que sempre precisam de algo para anotar suas novas ideias ou rabiscar algum pensamento.
Ao longo dos anos, o departamento de marketing trabalhou muito para conquistar o seu devido valor. Para isso, apresentou resultados, mas também demonstrou a necessidade que possui de investimento.