Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como fazer a correta decoração de seu consultório. Diversas são as profissões que passam por esse momento, de dentistas a psicólogos, de fisioterapeutas a nutricionistas. Assim, além dos médicos, outras especialidades também se interessam por tal assunto, possuindo sempre os mesmos questionamentos. Em geral, busca-se saber sobre os móveis ideais para o ambiente, bem como o que fazer em espaços pequenos.
Antes de passar as tão importantes dicas, se faz preciso compreender primeiro a importância de tal discussão. O que deve ficar claro, então, é que este não é um espaço corporativo como os demais. Aqui, as pessoas tendem a estar nervosas e inseguras. Sabendo disso, é extremamente indicado que o cômodo seja aconchegante e convidativo. Mais do que isso, ele deve tranquilizar os pacientes.
Qual a importância da decoração de consultório?
12
Dicas para decoração de consultório
1
O primeiro ponto a se analisar nesta discussão está na especialidade a qual você se dedica. O consultório de um psicólogo deve, afinal, possuir características diferentes das de uma clínica de fisioterapia. Assim, se faz necessário determinar as especialidades que serão trabalhadas no espaço e, em seguida, definir um planejamento.
2
A especialidade é um bom parâmetro para se iniciar esse planejamento, mas o público-alvo é tão importante quanto. Aqui, a necessidade está em definir o perfil dos pacientes que frequentarão a clínica, para assim oferecer um ambiente que se adeque às suas demandas e características. Atendimento pediátrico e geriátrico são, afinal, bem distintos.
3
O ideal é investir na comodidade das pessoas, no conforto e, principalmente, no atendimento. Além disso, é bastante indicado se utilizar de métricas do seu próprio negócio para mensurar a quantidade de pessoas. Com base nesses dados, tente criar um espaço que as atenda de forma satisfatória.
4
alando em quantidade de pessoas, se faz preciso ter uma boa noção do tamanho do ambiente antes de iniciar qualquer projeto de decoração de consultório. Para isso, conte com o auxílio de uma planta-baixa do imóvel, ou mesmo a medição manual, garantindo assim todos os números.
5
Até poucos anos atrás, o mais comum era seguir um padrão bastante específico para clínicas. Felizmente, hoje em dia a realidade é outra, sendo que os especialistas se aproveitam dos mais diversos estilos de arquitetura para construir seus espaços. Alguns optam por um ar mais sóbrio e formal, enquanto outros investem na irreverência ou no modernismo.
6
Quando o assunto se relaciona à mobília, tudo dependerá muito do que foi definido no item anterior. A justificativa para isso é simples, visto que um consultório com decoração minimalista não contará com cores chamativas ou muitos móveis. Ao mesmo tempo, quem optar por um estilo industrial tende a investir em sofás e cadeira de couro, bem como mesas e demais objetos com vidro e metal.
7
Com a tal liberdade citada anteriormente, a paleta de cores de seu escritório se torna uma opção mais pessoal. Praticamente qualquer tonalidade pode ser aplicada na decoração de um consultório, desde que feita seguindo uma lógica. Para isso, o ideal é combinar este item com os demais, como o estilo e a mobília.
8
Chegando ao tópico central deste texto, o foco da decoração do consultório deve estar em tornar este um ambiente confortável para profissionais e pacientes. Assim, é possível sim deixá-lo mais pessoal, apostando para isso em quadros de família e do diploma da faculdade ou especialização.
9
Um detalhe que deve ter sua total atenção desde o início desta obra corporativa é a iluminação. Em especial, deve-se focar em não ter um espaço escuro ou que cause algum desconforto aos pacientes. Lembre-se que o grande objetivo deste projeto é tentar deixá-los o mais tranquilos possível.
10
A decoração de um consultório depende de inúmeros aspectos. Um deles, então, é a estrutura básica necessária para atender e entreter seus pacientes. Com esta finalidade, bons investimentos são um revisteiro, uma televisão e uma máquina de café moderna. Estes são pequenos objetos, mas que dão uma boa estruturada na clínica.
2
Quando todo esse projeto já estiver chegando em sua reta final, você deve se preocupar com o acabamento de seu consultório. Para isso, se faz necessário, primeiramente, conferir todos os itens acima, a execução deles e o resultado. Se tudo estiver de acordo com o esperado, passa-se a este tópico.
1
Por último, mas definitivamente não menos importante, estão os itens tecnológicos que deverão equipar seu consultório. Aparelhos para exames variam de acordo com a especialidade e podem custar caro. Uma televisão para a recepção, um bom computador e uma impressora, porém, são obrigatórios independentemente da situação.
Você pôde conferir uma boa lista de dicas que te auxiliarão muito na decoração de um consultório. Este processo, porém, pode ser mais complicado do que parece, sendo necessário contar com o suporte de especialistas no assunto. Para isso, o mais indicado é ter parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.