Comunicação interna

O que é e como aplicar em uma empresa

Diversas são as empresas que investem cada vez mais em um ambiente colaborativo em seus escritórios. A ideia por trás de tal estratégia é, justamente, promover a motivação de seus colaboradores bem como o trabalho em conjunto. Para alcançar tal situação, entretanto, inúmeros são os pontos que devem ser trabalhados por tais corporações. Da diversidade à tecnologia, tudo pode ser um aliado nesse momento.

Quando dentro de um ambiente corporativo, é normal ouvir que existem, ao menos, dois públicos importantes para sua atuação. O primeiro, obviamente, diz respeito aos clientes, os quais consomem seus produtos ou serviços. O segundo, entretanto, se refere aos seus colaboradores, ou seja, a equipe que te auxilia a buscar os resultados. E o destaque aqui é que ambos devem estar satisfeitos.

O que é comunicação interna?

Um termo citado no último tópico possui grande destaque quando se fala da importância da comunicação interna: relacionamento. De fato, este é o grande objetivo da técnica, que visa estabelecer uma boa relação com a equipe. Sem ela, itens como produtividade e o próprio clima da empresa podem ser diretamente afetados. Consequentemente, os resultados também são acometidos.

Qual a importância da comunicação interna?

Quais os  benefícios da

comunicação  interna?

Produtividade da equipe

Colaboradores preocupados tendem a render menos. E, para evitar que isso ocorra em sua organização, a comunicação interna é a aliada ideal. Na prática, então, deixá-los calmos e sem mil pensamentos possibilita que apresentem índices de produtividade bem maiores.

LEIA MAIS

Seta

Queda do turnover

Seguindo essa lógica, é simples compreender que, sem esse relacionamento, alguns profissionais podem buscar por novas oportunidades. Dentro da empresa, portanto, a situação representa um aumento na taxa de turnover, ou seja, o número de colaboradores que saem da companhia.

LEIA MAIS

Seta

Processo de integração

Ao iniciar em um novo emprego, é mais do que normal que um profissional se sinta perdido ou mesmo desmotivado. Nesse exemplo, o processo de integração se torna mais rápido e fácil justamente pela comunicação, que evita problemas e agiliza a familiarização com o novo espaço.

LEIA MAIS

Seta

Alivia cenários críticos

Vale a pena destacar que nem todas as situações são positivas ao longo da vida útil de uma empresa. Em especial quando o cenário é crítico, como em crises ou grandes problemas, a comunicação interna é vital. Ao se colocar no lugar da equipe, é fácil sentir o medo e a tensão com que eles convivem.

LEIA MAIS

Seta

Clima organizacional

Unindo as situações descritas anteriores, o resultado é um clima organizacional péssimo. Pessoas desmotivadas, irritadas, com medo e em busca de novos empregos. Com isso, investir na comunicação interna possibilita que este clima seja melhorado, tornando-se um trunfo da companhia.

LEIA MAIS

Seta

O que poucas pessoas sabem a respeito deste tema é que não há apenas um tipo de comunicação interna. Na realidade, são diversas as maneiras de atuar com tal estratégia, tendo todas elas o mesmo objetivo. Assim, pode-se descrever como subdivisões do conceito os seguintes exemplos: - Escrita; - Oral; - Vertical; - Horizontal; - Diagonal.

Quais os tipos de comunicação interna?

Está gostando?

Ou continue lendo

Seta

Como aplicar a comunicação interna em uma empresa?

Seta

Manual do funcionário

O primeiro ponto de contato entre colaborador e empresa é o manual do funcionário. Assim, utilize-o não somente como mais uma etapa burocrática, mas como uma forma de situar esse profissional, informá-lo sobre a empresa e seus processos internos.

LEIA MAIS

Seta

Plataformas digitais

A evolução da tecnologia mudou o mercado. Se aproveitar delas para melhorar o relacionamento da companhia com seu time é, então, uma excelente ideia. Redes sociais, intranet, e-mail e conference calls são ótimas formas de utilizar a tecnologia como um meio de informar a todos.

LEIA MAIS

Seta

Reuniões e apresentações

Outra ótima forma de investir na comunicação interna é no ao vivo, o famoso face to face. Aqui, a ideia é reunir um grupo ou até mesmo todos os colaboradores em um mesmo ambiente e manter uma discussão saudável. Esta pode ser unilateral ou com as opiniões dos profissionais sendo ouvidas.

LEIA MAIS

Seta

Mural e display

Dentro de uma empresa, há espaços que podem ser utilizados como ponto de contato com seu time. Não à toa, inúmeras corporações investem em murais e displays para passar informações relevantes a todos. Estes podem ser pequenos quadros de aviso, ou ainda uma grande televisão com mensagens

LEIA MAIS

Seta

Formulários online

Os profissionais possuem ideias e opiniões que podem auxiliar muito a companhia. Ainda assim, há uma certa resistência em expor suas visões. Neste caso, o ideal é criar um formulário online, uma útil ferramenta para que eles se expressem de maneira anônima e, assim, mais segura e sincera.

LEIA MAIS

Seta

Não há dúvida alguma sobre a relevância e a eficácia da comunicação interna no mundo empresarial. Ainda assim, em alguns casos se faz preciso adaptar a estrutura da corporação para que esta surta o efeito desejado. Se esta for sua situação, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!