As dúvidas sobre como montar uma agência de publicidade são muitas, especialmente entre os que abrirão seu primeiro negócio. Os principais questionamentos, entretanto, estão relacionados a quanto custa e como funciona a rotina de um negócio como esse.
Como é o ambiente de uma agência de publicidade?
Se faz necessário compreender que este é um setor diferente de tantos outros, com muito mais liberdade e informalidade. Na prática, isso significa que os limites são quase inexistentes, podendo se fazer de tudo um pouco, desde que com um bom planejamento.
A explicação para isso é bastante simples, visto que este é um setor que trabalha intensamente com a criatividade. Logo, esqueça dos tons sérios e as milhares de regras de um escritório. O foco está, justamente, em libertar os pensamentos dos colaboradores e planejar um espaço em que eles se sintam livres, motivados e felizes.
8 Dicas de como montar uma agência de publicidade
Uma agência de publicidade também conta com os mais diversos departamentos. Muitos deles, inclusive, similares a outros negócios, como Recursos Humanos, Financeiro e Diretoria. Dessa forma, é preciso seguir uma lógica semelhante ao que se utilizaria em uma indústria, com cada um desses com seu cômodo particular.
É preciso ter uma boa noção de como essa organização de escritório pode te trazer produtividade. Ainda que não seja uma indústria, a ideia deve ser a mesma de uma linha de montagem, onde o trabalho vai passando de um setor para o outro de maneira fluida e lógica.
É aqui, afinal, que você começará a investir na estrutura de seu time, bem como poderá utilizar sua criatividade para auxiliá-los a trazer melhores resultados. Para isso, é preciso dar destaque a dois fatores de extrema importância nessa discussão: conforto e irreverência.
Chega-se à escolha da paleta de cores de sua agência, que, como você mesmo sabe, deve estar de acordo com sua identidade visual. Assim, é bom, antes de tudo, já ter definida a cara que sua marca terá e como ela se comportará. Assim poderá trazer essa identidade para paredes do espaço de trabalho.
Como você já deve imaginar, a decoração de um escritório nesse tipo de empreendimento é diferente de uma empresa comum. No máximo, pode ser parecida à de um departamento de marketing, mas com ainda mais liberdade. Por isso, o ideal é investir em peças únicas, que tragam um tom divertido e que aticem a criatividade de sua equipe.
É bom sempre considerar a rotina de seus colaboradores e da empresa como um todo. Um bom exemplo disso é a necessidade de uma sala de reunião para encontros com clientes e apresentação de campanhas.
Por conta do trabalho de criação, diagramação e edição, são imprescindíveis computadores potentes e, consequentemente, caros. Em alguns casos, cada máquina dessas pode custar o valor de um carro zero quilômetro. Além disso, ainda é preciso pensar em sua manutenção e na futura troca, já que elas tendem a ficar obsoletas em questão de anos.
É preciso encontrar o ponto correto de informalidade para que tudo funcione da maneira certa. É com esse intuito que você deve considerar não somente o que é divertido, mas sim o que pode auxiliar seu time a trazer melhores resultados.
Montar uma agência de publicidade não é tarefa fácil. Sabendo disso, o mais indicado é contar com parceiros que lhe auxiliem durante toda essa jornada. Nesse momento, procure por quem apresente conhecimento e experiência nesse mercado.