Como montar uma Agência de Publicidade 

8 dicas de como criar o espaço ideal para trabalhar com comunicação e marketing

As dúvidas sobre como montar uma agência de publicidade são muitas, especialmente entre os que abrirão seu primeiro negócio. Os principais questionamentos, entretanto, estão relacionados a quanto custa e como funciona a rotina de um negócio como esse.

Como é o ambiente de uma agência de publicidade?

Se faz necessário compreender que este é um setor diferente de tantos outros, com muito mais liberdade e informalidade. Na prática, isso significa que os limites são quase inexistentes, podendo se fazer de tudo um pouco, desde que com um bom planejamento.

A explicação para isso é bastante simples, visto que este é um setor que trabalha intensamente com a criatividade. Logo, esqueça dos tons sérios e as milhares de regras de um escritório.  O foco está, justamente, em libertar os pensamentos dos colaboradores e planejar um espaço em que eles se sintam livres, motivados e felizes.

8 Dicas de como montar uma agência de publicidade

Está gostando?

Ou continue lendo

Seta

Uma agência de publicidade também conta com os mais diversos departamentos. Muitos deles, inclusive, similares a outros negócios, como Recursos Humanos, Financeiro e Diretoria. Dessa forma, é preciso seguir uma lógica semelhante ao que se utilizaria em uma indústria, com cada um desses com seu cômodo particular.

1. Espaço físico e divisão de ambiente

É preciso ter uma boa noção de como essa organização de escritório pode te trazer produtividade. Ainda que não seja uma indústria, a ideia deve ser a mesma de uma linha de montagem, onde o trabalho vai passando de um setor para o outro de maneira fluida e lógica.

2. Organização e planejamento da rotina

É aqui, afinal, que você começará a investir na estrutura de seu time, bem como poderá utilizar sua criatividade para auxiliá-los a trazer melhores resultados. Para isso, é preciso dar destaque a dois fatores de extrema importância nessa discussão: conforto e irreverência.

3. Mobília confortável e irreverente

Chega-se à escolha da paleta de cores de sua agência, que, como você mesmo sabe, deve estar de acordo com sua identidade visual. Assim, é bom, antes de tudo, já ter definida a cara que sua marca terá e como ela se comportará. Assim poderá trazer essa identidade para paredes do espaço de trabalho.

4. Paleta de cores sem tons pasteis

Como você já deve imaginar, a decoração de um escritório nesse tipo de empreendimento é diferente de uma empresa comum. No máximo, pode ser parecida à de um departamento de marketing, mas com ainda mais liberdade. Por isso, o ideal é investir em peças únicas, que tragam um tom divertido e que aticem a criatividade de sua equipe.

5. Decoração divertida e lúdica

É bom sempre considerar a rotina de seus colaboradores e da empresa como um todo. Um bom exemplo disso é a necessidade de uma sala de reunião para encontros com clientes e apresentação de campanhas.

6. Estrutura que traz resultados

Por conta do trabalho de criação, diagramação e edição, são imprescindíveis computadores potentes e, consequentemente, caros. Em alguns casos, cada máquina dessas pode custar o valor de um carro zero quilômetro. Além disso, ainda é preciso pensar em sua manutenção e na futura troca, já que elas tendem a ficar obsoletas em questão de anos.

7. Tecnologia que se adapta à evolução

É preciso encontrar o ponto correto de informalidade para que tudo funcione da maneira certa. É com esse intuito que você deve considerar não somente o que é divertido, mas sim o que pode auxiliar seu time a trazer melhores resultados.

8. Descontração na medida certa

Como montar uma agência de publicidade sem preocupação?

Montar uma agência de publicidade não é tarefa fácil. Sabendo disso, o mais indicado é contar com parceiros que lhe auxiliem durante toda essa jornada.  Nesse momento, procure por quem apresente conhecimento e experiência nesse mercado.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!