A dúvida sobre como montar um consultório ronda a cabeça de médicos, dentistas e outros profissionais da saúde. Em especial, o questionamento surge naqueles que acabaram de se formar ou buscam iniciar seu negócio próprio. Para isso é necessário conhecimento sobre algumas normas para não ter problemas com a Vigilância Sanitária. Mais do que isso, é preciso entender alguns conceitos para tirar o sonho do papel.
Por se tratar de um ambiente diferente dos demais por inúmeros motivos, há regras específicas de como montar um consultório. Estas, portanto, são seu ponto de partida, antes mesmo de se dedicar a qualquer outro fator
1. Aprovar o projeto de infraestrutura; 2. Fazer o acompanhamento da obra; 3. Conferir sistemas de abastecimento de água e instalações sanitárias e de esgoto; 4. Atentar à climatização da clínica; 5. Fiscalizar a proteção radiológica caso necessária; 6. Regularizar a coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS); 7. Verificar a utilização de EPIs; 8. Regulamentar a documentação do espaço.
Com certeza você já visitou diversas clínicas e, em comum, elas possuem uma paleta de cores mais neutra. A escolha, na verdade, não é opção, já que segue uma lógica para essas tonalidades. A explicação para isso é a aparência do espaço, que deve passar aos clientes uma sensação de calma, tranquilidade, limpeza e organização. Não à toa, elas não fogem do padrão de tons de branco, cinza, bege e marrom.
É comum a escolha por peças com temática de natureza, ou ainda algo mais neutro e abstrato. A única dica do que não fazer é a de evitar tudo que contenha conteúdo médico, com imagens de cirurgias ou próteses. Elas podem deixar os pacientes ainda mais nervosos ou ansiosos.
Lembre-se que, em geral, as pessoas não se sentem bem neste espaço, especialmente pelas notícias que podem receber durante a consulta. Isso as faz ficar tensas enquanto esperam, sensação que cresce ainda mais quando os móveis para escritório escolhidos não as ajudam a relaxar.
A maneira mais indicada de destacar este item é dar preferência à luz natural. Para isso, se puder, invista em grandes janelas de vidro que iluminem todo o espaço. Se não for uma opção, o ideal é utilizar estratégias diferentes na sala de espera e no consultório.
Como qualquer outro negócio, uma clínica precisa passar respeito e segurança a seus clientes, ou seja, os pacientes. Se faz necessário que, logo ao entrar, a sensação seja de confiança, pois é exatamente o que você quer que eles sintam com você. Para isso não faz sentido ter um espaço bagunçado e totalmente desorganizado, com itens espalhados por todos os lados.
Da sala de espera ao consultório, do banheiro ao hall de entrada, tudo deve estar impecável. Novamente, este é um ponto que garante o respeito daquele paciente com você, bem como a segurança de estar em um ambiente saudável.
Quando se fala de tecnologia no ambiente clínico, é bom destacar dois tópicos. O primeiro e mais óbvio diz respeito aos aparelhos utilizados para a realização das consultas. Estes, com certeza, você já tem o conhecimento necessário para fazer as melhores escolhas. O segundo, porém, está relacionado a tudo o que é apresentado ao paciente na sala de espera.
Uma boa dica para isso é mesclar as cores de sua identidade visual com a paleta de cores da decoração e mobília. Ou seja, se seu logo possui tons de azul e verde, opte por inserir essas tonalidades, discretamente, no espaço. Para isso, é possível se utilizar de itens pequenos e que não interferirão no conceito como um todo. Bons exemplos para essa aplicação são as almofadas, o tapete ou os quadros presentes na sala de espera.
Não há dúvidas de que montar um consultório é uma tarefa complicada, em especial para quem não tem experiência no assunto. Ainda assim, isso não quer dizer que seja impossível, muito pelo contrário. Atualmente, há muita informação disponível, além de empresas especialistas no assunto.