Ambiente colaborativo

Como promover a motivação e a parceria entre os colaboradores

Diversas são as empresas que investem cada vez mais em um ambiente colaborativo em seus escritórios. A ideia por trás de tal estratégia é, justamente, promover a motivação de seus colaboradores bem como o trabalho em conjunto. Para alcançar tal situação, entretanto, inúmeros são os pontos que devem ser trabalhados por tais corporações. Da diversidade à tecnologia, tudo pode ser um aliado nesse momento.

Antes de se aprofundar nas técnicas e dicas para criar um ambiente colaborativo, se faz necessário entender o conceito. Assim, é possível descrevê-lo como um espaço de trabalho em que há sintonia, parceria e, obviamente, colaboração. Na prática, então, esta é uma forma de fazer com que toda a equipe busque, junta, os objetivos traçados pela empresa.

O que é um ambiente colaborativo?

O conceito atual deixa de lado o trabalho em equipe, o que faz total diferença ao fim do processo. Dessa forma, criar um ambiente colaborativo é uma maneira de unir os funcionários em prol de um objetivo em comum.

Qual a importância de ter um ambiente colaborativo?

Os slides anteriores já demonstraram muitas das vantagens de ter em sua empresa um ambiente colaborativo. Ainda assim, há outros benefícios ocultos dessa estratégia que podem favorecer tanto a companhia quanto os profissionais. Não à toa, inúmeras organizações correm contra o tempo para oferecer tal espaço aos seus colaboradores.

Quais as vantagens  de investir?

maior produtividade

Não há dúvida alguma de que, ao investir em um ambiente colaborativo, as corporações alcançam maior índice de produtividade. Basicamente, isso se dá porque os colaboradores tendem a render mais, já que trabalham juntos.

LEIA MAIS

Seta

conhecimento compartilhado

Outra vantagem de apostar no ambiente colaborativo é a maneira como o conhecimento se difunde dentro da organização. Ao contrário da situação normal, este não se encontra preso a determinados profissionais.

LEIA MAIS

Seta

engajamento e motivação

Um dos grandes benefícios de investir nesse tipo de técnica é melhorar o engajamento de sua equipe. Os funcionários se sentem mais motivados e, por isso, se esforçam ao limite para auxiliar seus colegas e a empresa.

LEIA MAIS

Seta

Está gostando?

Ou continue lendo

Seta

Agora que já sabe o que é, qual a importância e as vantagens do ambiente colaborativo, é preciso se focar no como. A ideia aqui é, portanto, compreender maneiras de melhorar o espaço de sua organização e se aproveitar de todos os benefícios mencionados até aqui.

Como promover  um ambiente colaborativo na empresa?

Investir na diversidade

Se faz necessário entender, desde o princípio, que nenhum ambiente colaborativo surte efeito se todos os trabalhadores possuem o mesmo perfil. Em geral, situações como essa acabam apresentando uma única visão, que não necessariamente vai de acordo com o que sua clientela deseja.

LEIA MAIS

Seta

Traçar objetivos comuns

Uma situação bastante comum é a definição de objetivos por departamento ou grupo de trabalho. O departamento de marketing possui os seus, enquanto o financeiro conta com outros. se faz necessário que, junto às métricas do negócio, haja algumas metas compartilhadas entre os setores.

LEIA MAIS

Seta

Focar no espaço de trabalho

Mesmo que muito do investimento na cultura interna, o escritório também precisa de um upgrade. Não é possível, afinal, pedir por mais colaboração entre os profissionais se cada um fica preso em sua sala o dia todo. Dessa forma, prover uma área em que esse relacionamento ocorra de forma mais natural é extremamente indicado.

LEIA MAIS

Seta

Promover a capacitação

Ninguém nasce pronto para nada e, no ambiente corporativo, essa é uma grande verdade. Seja em suas habilidades socioemocionais ou em sua capacidade técnica, é sempre possível se aprimorar. Muitas vezes, a empresa precisa se mexer para garantir que o ambiente colaborativo deixe de ser apenas uma ideia, tornando-se uma realidade.

LEIA MAIS

Seta

Utilizar a tecnologia como aliada

Dois pontos apresentam grande destaque na discussão a respeito do ambiente colaborativo. O primeiro se refere à comunicação entre os colaboradores, enquanto o segundo está relacionado à utilização da tecnologia nesse espaço. Felizmente, ambos podem ser solucionados — ou ainda aprimorados — de uma só vez.

LEIA MAIS

Seta

Modernizar a cultura da empresa

A cultura da empresa é um fator que deve ser levado em consideração na formação de um ambiente colaborativo. Não terá efeito algum investir em inúmeros aspectos se essa nova realidade não estiver enraizada na corporação. É preciso, sim, que isso se torne parte do estilo de trabalho da organização, o qual ditará a postura desta.

LEIA MAIS

Seta

Liderar como exemplo

Para finalizar essas dicas de como promover um ambiente colaborativo, não há como não citar os gestores e líderes da companhia. São eles que dão o exemplo, e os quais serão sempre analisados pelos demais funcionários. Logo, se não apresentarem tais características, não poderão cobrar nada diferente dos colaboradores.

LEIA MAIS

Seta

Após ler tudo o que foi descrito até aqui, você deve ter duas opiniões passando por sua mente. Realmente, tudo faz sentido, mas não parece simples tirar todos essas ideias do papel. De fato, essa não é uma tarefa fácil, e é por isso que deve ser feita com o auxílio de especialistas. Para isso, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência  ao projeto.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!