Escolher a tv ideal para um escritório pode parecer uma tarefa bastante simples, mas a realidade é outra. Com tantos modelos e tecnologias disponíveis hoje no mercado, é complicado se decidir por uma. São vários os fatores a se analisar nesse momento, com o intuito de adquirir um produto que realmente satisfaça suas necessidades.
Com o aumento do uso do home office, os ambientes corporativos se tornam cada vez mais compactos. Sendo assim, se faz interessante compreender em que espaço ficará o aparelho. Na sala de reunião ele terá uma função, enquanto no refeitório terá outra. Da mesma maneira, sua utilização no painel requer uma característica, e na mesa outra completamente diferente.
Para te ajudar a tomar essa decisão, abaixo você encontrará tudo o que deve analisar para escolher uma tv para escritório. Confira todas as informações, as coloque em sua realidade e chegue a uma conclusão muito mais fundada e coerente.
Por que ter uma tv para escritório?
Muitas pessoas ainda entendem ser desnecessária a presença de uma tv para escritório no ambiente corporativo. Alguns entendem que ela pode distrair os colaboradores, e outros simplesmente não veem funcionalidade na estratégia. Na prática, porém, contar com um aparelho desses pode trazer diversos benefícios à empresa e sua equipe. Alguns exemplos são:
- Entretenimento na recepção;
- Apresentações e reuniões;
- Distração no refeitório;
- Notícias em tempo real;
- Plataforma multimídia;
- Sala de descanso;
- Comunicação interna.
Independentemente da função desse dispositivo em seu espaço, se faz necessário planejamento. Assim, desde o projeto até a reforma do escritório em si, tudo precisa estar de acordo com seus objetivos. Sem isso, este será somente mais um gadget sem sentido em meio à vida conturbada de uma empresa.
Como escolher a melhor tv para escritório?
Até agora tudo parece bastante simples, mas a realidade acaba se mostrando bem diferente disso. Há uma infinidade de modelos de tvs para escritório disponíveis no mercado, e escolher entre eles é complicado. Embora pareçam iguais, há pequenas diferenças que podem auxiliar ou atrapalhar a rotina de uma empresa. Por isso, o mais indicado é focar nos pontos abaixo para tomar a melhor decisão.
Função
Para começar, o primeiro ponto a se considerar diz respeito à função desse aparelho dentro do escritório. Afinal, ele será utilizado na sala de reuniões, na recepção ou no refeitório? Ter essa resposta te ajudará a escolher melhor, visto que será isso que definirá as necessidades específicas para esse dispositivo. Por isso, se reúna com sua equipe e entenda o que ela precisa e como você pode ajudá-la.
Ter essas informações em mãos te possibilitará analisar melhor o que cada modelo tem a oferecer. A partir disso, fica mais simples tomar uma decisão, visto que basta buscar por aquilo que resolva seus problemas. Um entendimento errado de sua necessidade, portanto, se mostrar como o maior desafio na hora de definir o melhor aparelho para sua situação.
Tamanho
Uma dúvida bastante comum na hora de se decidir por uma tv para escritório é sobre seu tamanho. Hoje, afinal, é possível encontrar televisores com as mais diversas dimensões, de 20 a 85 polegadas. Para se ter uma melhor noção, esses números representam portes de 46 x 27 cm a 183 x 105 cm. Sendo assim, é preciso muito cuidado, especialmente em espaços mais compactos.
Ainda pensando na área disponível, é bom se atentar à distância entre o aparelho e os espectadores. O indicado aqui é seguir a tabela padrão, que sugere televisores até 32 polegadas para espaços de até 2,5 metros da tela. Se este for menor que 3,5 metros, pode optar por algo até 42 polegadas. Para mais de 3,5 metros, busque por um dispositivo de 46 polegadas ou mais. Se for muito maior, sugere-se analisar entre tv e projetor.
Modelos
Outra questão bastante complicada para quem vai comprar uma tv para escritório é a diversidade de modelos. É possível encontrar as mais variadas siglas nesse momento, como LCD, LED, QLED E OLED. Mas, afinal, o que significam essas letras e o que elas mudam para quem irá utilizar esses dispositivos tecnológicos?
- LCD: Mais simples de todos, possui uma iluminação traseira (backlight). Apresenta baixo consumo e menor custo de manutenção.
- LED: Conta com uma tecnologia melhorada de iluminação, permitindo uma imagem mais nítida. As cores são mais vivas e brilhantes.
- OLED: Focada na qualidade da imagem, conta com custo menor que as LEDs convencionais. Além disso, são também mais finas.
- QLED: Utilizando a mesma tecnologia dos filmes de Hollywood, é reconhecida como a que apresenta 100% das cores da imagem. Ideal para passar mais qualidade e nitidez, mas apresenta custo mais alto de aquisição.
Resolução
Além do tamanho e do modelo, outro ponto a se analisar é a resolução do aparelho, que pode variar de um para outro. Aqui, o foco está nos pixels — os pequenos pontos de luz que dão nitidez à imagem. Na prática, quanto mais deles se tiver, melhor é a qualidade do que se vê. E, para compreender melhor o conceito, saiba que eles são apresentados pela quantidade de pixels por coluna e por linha, nessa ordem. Dessa forma, entende-se que:
- HD: Possuem 1280 x 720 pixels, sendo a tecnologia mais antiga disponível no momento. No dia a dia, porém, não apresenta qualidade ruim se o aparelho tiver até 32 polegadas.
- Full HD: Com 1920 x 1080 pixels, oferece o dobro de pixels e é o mais comum nos televisores atuais. Ideais para dispositivos de até 43 polegadas.
- 4K ou Ultra HD: Seus 3840 x 2160 pixels garantem uma imagem quase perfeita, com quatro vezes mais pontos que a Full HD. Suficiente para telas grandes, apresenta qualidade maior que muitos dos conteúdos que serão transmitidos nelas.
Áudio
Naturalmente, o áudio dos aparelhos é um dos fatores que deve ser analisado, especialmente em alguns ambientes. Se terá como função apenas passar apresentações, pode nem ser necessário. Se for, por outro lado, utilizada ema sala de descompressão para passar jogos e filmes, este será um ponto importante. Assim, mostra-se de novo a necessidade de definir bem a função do televisor.
Em geral, todos os dispositivos disponíveis apresentam boa qualidade de som, principalmente para tv para escritórios. Se desejar, entretanto, um sistema de som mais potente, similar ao de um cinema, precisará investir. Na hora de verificar quanto irá custar tudo isso, vale a pena considerar uma tv mais simples e ligá-la a um amplificador. São soluções para atingir os mesmos resultados sem gastar tanto.
Conectividade
Sem dúvidas, uma das funcionalidades mais necessárias em tvs para escritório é a conectividade que estas oferecem. Cada dia mais se faz preciso integrar diversos aparelhos para fazer apresentações ou demonstrar algum dado. Dessa forma, é preciso que seu dispositivo possa se conectar de maneira simples, rápida e eficaz com qualquer outro gadget móvel, como notebooks, celulares e tablets.
Para analisar esse fator, vale a pena considerar modelos com entradas USB e HDMI, além de conexão wi-fi. Para não se preocupar com tudo isso, porém, sugere-se buscar por Smart TVs, aquelas que conseguem se conectar à internet. Com isso, estão aptas a baixar apps e fazer a interação com outros dispositivos. Na rotina de um ambiente corporativo, isso pode fazer toda a diferença.
Marca
Não há novidade alguma nesse tópico, mas é sempre bom destacar que marcas mais respeitadas costumam, geralmente, entregar maior qualidade. Por conta disso, o ideal é fazer uma boa pesquisa para entender qual empresa fabrica os melhores aparelhos para sua necessidade. Há algumas especializadas em som, enquanto outras são experts em produtos corporativos, e ainda algumas com baixa manutenção.
Esse é um passo importante, em especial quando se considera o custo a longo prazo do produto. Muitas vezes, você pode economizar no momento da compra, mas descobrir diversos novos valores ao longo de sua utilização. A famosa frase “o barato sai caro” faz total sentido nessa discussão, ainda mais se considerar a compra em grande quantidade, como ocorre em alguns casos.
Preço
Por fim, é impossível falar sobre tvs para escritório sem discutir o preço desses aparelhos. Como se sabe, a faixa de valores dos televisores é bastante extensa, podendo alcançar dos 1 mil aos 85 mil reais. Sendo assim, novamente se faz preciso ter certeza de sua real função. Se for apenas buscar pelo melhor dispositivo, pode gastar a mais sem a menor necessidade.
Bons aparelhos podem ser encontrados por valores na casa dos 2.500 reais, em especial até 43 polegadas. Se precisar de algo maior, já vale a pena considerar a utilização de um projetor ou Datashow. Esses itens te permitem uma imagem maior espelhada numa parede ou painel, e podem custar menos. De qualquer forma, o mais indicado é realizar essa comparação para descobrir o que cumpre com o que você necessita.
Como escolher a tv para escritório ideal para sua empresa?
Se decidir pela tv para escritório ideal para sua situação não é tarefa simples. Como pôde ver, há uma infinidade de pontos a se analisar, apresentando as mais diversas funcionalidades e faixas de preço. Sendo assim, o mais indicado é contar com parceiros que te auxiliem nesse momento.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!