Cada vez mais empresas investem em treinamentos corporativos para melhorar seus resultados e elevar o moral da equipe. Estes são, afinal, ótimas maneiras de atingir os dois objetivos, mas de uma forma mais lúdica e interessante. Esqueça, portanto, das reuniões monótonas e cheias de discussões. A tendência agora é passar informação ao seu time, mas utilizando técnicas diferentes e modernas.
Para isso, são inúmeras as ideias que podem surgir, sendo quase todas elas válidas e aplicáveis. O desafio, então, é definir por um dos tipos de treinamento disponíveis, descobrir como montá-lo e realizar seu curso. As plataformas para este fim também são as mais diversas, podendo ser presenciais ou online. Independentemente da escolha, porém, o foco está nos resultados.
Se você está interessado em ganhar espaço no mercado e mudar o comportamental de seu time, confira o texto abaixo. Nele, poderá entender melhor o que são os treinamentos corporativos, como eles podem ajudar nos seus objetivos empresariais e as melhores maneiras de realizá-los.
O que são treinamentos corporativos?
Para iniciar essa discussão, se faz necessário, primeiramente, destrinchar o conceito por trás do termo. Assim, pode-se definir os treinamentos corporativos como um conjunto de práticas, aulas e trocas de conhecimento que visam aprimorar as habilidades de seus colaboradores. Estes podem estar focados em um departamento específico, um tema determinado ou um período em especial.
Em qualquer um dos casos, os treinamentos se utilizam de técnicas que visam garantir os melhores resultados. Para isso, podem ser feitos de maneira presencial ou online, além de seguir as mais diversas práticas. Por fim, podem ser preparados e ministrados pela própria empresa, ou ainda contratados de uma companhia especialista no assunto. Em ambos os casos, porém, os objetivos e as etapas a serem seguidas são iguais.
Os treinamentos corporativos e as competências
Um dos pilares de qualquer treinamento corporativo está no aprimoramento das competências de sua equipe. Estas podem ser de caráter profissional, social, comunicacional e até emocional. Cada uma das alternativas requer uma técnica diferente, sendo necessário focar o curso todo nesse fator. Por conta disso, o planejamento é uma das mais importantes etapas em sua construção.
O termo competências, aliás, está bastante em alta no ambiente empresarial. Segundo quem o aplica, estas são habilidades dos mais diversos temas que um profissional deve apresentar para ter sucesso. Algumas são comuns e até óbvias, como liderança, ética, comunicação, pontualidade e educação. Outras, porém, podem requerer mais treinamento, como é o caso de gestão de tempo e pessoas, relacionamento interpessoal, criatividade e delegação de tarefas.
Principais benefícios dos treinamentos corporativos
Como é de se esperar, os treinamentos corporativos apresentam diversas vantagens, o que apenas atesta sua importância. Para aproveitar de todas elas, entretanto, pode ser necessário adaptar seu ambiente de trabalho, promovendo mais interação entre sua equipe. Com esse investimento, as principais vantagens que podem ser visualizadas com sua aplicação são:
- Aprimorar habilidades: Com mais informação, sua equipe terá mais conhecimento, realizando de forma mais rápida e eficaz suas tarefas;
- Engajamento e motivação: Durante o processo, o ânimo dos colaboradores tende a crescer, deixando-os mais motivados a alcançar os objetivos propostos;
- Alcançar resultados: A união dos dois itens acima possibilita que a empresa como um todo esteja mais unida, sendo mais simples alcançar os resultados esperados;
- Aumento de produtividade: Ao investir em novas ferramentas, apresentá-las aos colaboradores e treiná-los para utilizá-las, sua produtividade cresce exponencialmente;
- Redução de turnover: A rotatividade de profissionais em sua companhia deve cair com o investimento em cursos. Isso ocorre porque é uma forma de valorizar seu time e engajá-lo no projeto.
Tipos de treinamentos corporativos
Como citado mais acima, não há apenas uma maneira de realizar treinamentos corporativos em uma empresa. Na realidade, são inúmeras as possibilidades, sendo que quatro se destacam na atualidade. Entre elas, poderá encontrar a ideal para sua situação, a qual te trará os melhores resultados de acordo com o que você pode investir.
Expositivo
Sendo o mais tradicional dos tipos de treinamentos corporativos, é bem capaz de você já ter participado de um. Aqui, um instrutor se utiliza de um espaço físico para ministrar o curso, que pode contar com apresentações e atividades. Em geral, é feito dentro da própria companhia, podendo ser em uma sala de treinamentos ou qualquer outro ambiente mais amplo.
Seu ponto negativo, entretanto, fica por conta do seu modelo mais padronizado. É comum que não atinja seus objetivos se sua equipe for mais jovem, já que estes tendem a perder o interesse. Além disso, a duração, se muito longa, pode fazer com que a atividade, tida para distrair, fique monótona e o engajamento dos profissionais caia ao longo de sua aplicação.
Dinâmico
Para solucionar essa situação, surgiu o modelo dinâmico, no qual todo processo foi repaginado, em especial para ser mais ativo. Neste caso, as apresentações e discussões costumam dar espaço a dinâmicas e atividades mais irreverentes. Seu objetivo, portanto, passa a ser o de informar de modo mais descontraído, evitando que os funcionários se mercam em meio ao treinamento.
Ele também ocorre de forma presencial, muito comumente se utilizando da sala de descontração ou espaços ao ar livre. O problema, então, se encontra em dosar de maneira correta a informalidade do processo. Se arriscar demais, pode tornar toda experiência em uma grande brincadeira. E, assim, ao invés de treinar seus colaboradores, apenas apresentará um dia diferente em sua rotina.
EaD
Principalmente por cona da pandemia que se instaurou nos últimos tempos, a modalidade à distância ganhou cada vez mais adeptos. Nessa técnica, são dois os caminhos que podem ser seguidos para alcançar os objetivos desses treinamentos corporativos. No primeiro, utiliza-se a mesma lógica dos itens acima, mas agora com a substituição do ambiente físico pelo virtual.
Na segunda alternativa, se faz possível criar um sistema próprio para essa realidade, com a adesão de uma plataforma específica. Nesse caso, os usuários recebem o acesso ao curso e podem realizá-lo a qualquer momento e de onde quiserem. O sistema é semelhante ao de graduações à distância, em que o aluno tem a liberdade para abrir o material e aprender da forma que entender mais conveniente.
Gamificação
Se você está querendo inovar e apresentar algo diferente à sua equipe, a gamificação é uma excelente possibilidade. Aqui, o processo pode ser feito presencialmente ou online, e se destaca por utilizar de jogos para passar a informação. Bastante comum em grandes empresas, é também muito aplicado em companhias mais novas e modernas, além de startups como Google e Facebook.
Para isso, há todo um processo de storytelling, em que uma situação é apresentada aos participantes e eles devem utilizar suas competências para cumpri-la. Em geral, é feita no formato de competição, auxiliando também no trabalho em equipe, na liderança e na competitividade. Seu único porém é o mesmo da modalidade dinâmica. Planeje bem a atividade para não ser apenas um exercício de lazer durante a rotina de trabalho.
Como realizar treinamentos corporativos em uma empresa?
Com tudo o que foi dito acima, é simples compreender que não há apenas uma maneira de realizar treinamentos corporativos. Ainda assim, um ponto em comum entre todas essas modalidades é que se faz necessário seguir algumas etapas. Estas, por sua vez, têm como objetivo garantir a eficácia do processo, e podem ser divididas em 5 itens principais.
Montar um planejamento
Para iniciar qualquer atividade, é preciso planejamento, e aqui não é diferente. Sendo assim, o primeiro passo para realizar treinamentos corporativos com sua equipe é planejar. Nessa etapa, sugere-se fazer uma análise aprofundada das necessidades de sua empresa neste momento. Estas, como já visto, podem ser de comunicação interna, treinamento de ferramentas ou melhores resultados.
Cada uma delas precisará de um planejamento diferente, incluindo espaços, ferramentas, materiais de escritório e investimento. Logo, saber quanto custa esse processo dependerá de seu objetivo com ele. Junto a isso, são as informações que colherá durante essa análise que te possibilitarão criar um programa mais eficaz e que, de fato, solucione seus problemas.
Definir objetivos
Tendo as principais necessidades em mãos, chega o momento de definir os objetivos dessa ação como um todo. Aqui, deve-se ter em mente, de maneira bem clara, o que você quer ver ao final do processo. Quer líderes mais comprometidos? Um time mais unido? Mais conhecimento nas ferramentas disponíveis? Produtividade superior ao período anterior?
Ainda que faça parte do planejamento, esse é um tópico de extrema importância e que balizará todo seu treinamento corporativo. Assim, merece destaque total, tomando o tempo necessário para que seja feito de maneira correta. Um erro aqui pode desencadear problemas em todas as etapas que vem a seguir. E, assim, prejudicar os resultados.
Elaborar o treinamento
Com todos os dados levantados e os objetivos definidos, chega o momento de elaborar o treinamento em si. Ou seja, é nesse ponto que serão criadas as atividades, as aulas e as apresentações que farão parte do curso. É também aqui que você precisará escolher por um dos tipos de treinamentos para seguir durante o processo. Para isso, analise seu público e o espaço que tem à disposição.
Uma dica interessante é, neste momento, contar com um apoio externo, de preferência de companhias especialistas no assunto. Se não puder investir nisso, indica-se unir na sala de reuniões os gestores de cada área. Em uma conversa descontraída, descubra o que eles precisam de suas equipes e conte com suas ideias para criar o melhor curso possível.
Aplicar o treinamento
Com tudo isso pronto, está na hora de, enfim, colocar seu treinamento corporativo em prática. Reúna seus colaboradores no espaço definido, explique bem o que irá ocorrer e tire dúvidas se necessário. É importante destacar também que os ensinamentos devem estar em todos os segundos dessa experiência. Logo, a pessoa que irá ministrar o evento deverá apresentar todas as competências que você espera ver nos funcionários.
Outro ponto importante é garantir que a identidade de sua empresa esteja presente durante todo o curso. É preciso que o time entenda o investimento que está sendo feito para eles e associe isso à marca imediatamente. Esse é um dos fatores que mais pode auxiliar no aumento de engajamento de seus funcionários.
Mensurar os resultados
Engana-se quem pensa que o processo dos treinamentos corporativos se encerra em sua aplicação. Na verdade, é a partir disso que se chega ao ponto primordial de toda essa experiência: os resultados. É por conta deles, afinal, que tudo isso foi feito, e se faz necessário entender se eles foram atingidos. E há algumas maneiras de atestar ou não a eficiência do processo.
Primeiramente, deve-se voltar aos objetivos e entender o que era esperado, e somente então comparar com os resultados. Outra forma interessante de comprovar sua eficácia é por meio dos feedbacks dos colaboradores. Pergunte, faça questionários e peça por dicas ou sugestões. Além de aprimorar a ferramenta para próximas ocasiões, demonstrará que ouve sua equipe e valoriza sua opinião.
Aplicando treinamentos corporativos em uma empresa
A ideia de investir em treinamentos corporativos representa um grande avanço em qualquer organização. É por meio destes que uma empresa cresce e colhe resultados no futuro. Para isso, porém, é preciso contar com um espaço que possibilite cada uma das atividades, por vezes sendo necessária uma reforma para isso. Se esse for o caso, a sugestão é contar com parceiros que te ajudem nesse processo.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
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