Two middle age business workers smiling happy and confident. Working together with smile on face hand giving high five at the office

Diversas são as empresas que estão aderindo ao trabalho híbrido, especialmente por conta da atual realidade mundial. Sem saber quando seus colaboradores poderão voltar ao escritório, elas acabam investindo também no modelo home office. Para não perder o aspecto presencial, entretanto, opta-se por estar alguns dias na companhia.

Essa é uma estratégia tida como a nova realidade para a grande maioria dos setores, em especial para as funções administrativas. Sua execução, porém, requer alguns cuidados para que apresente as vantagens esperadas. Afinal, trocar o regime de trabalho não é tão simples quanto possa parecer.

Ficou interessado em saber o que é o trabalho híbrido e como ele funciona? Confira no texto abaixo o significado do termo e quais as vantagens de adequar sua organização a ele.

O que é o trabalho híbrido?

Antes de focar no trabalho híbrido em si e como aplicá-lo, se faz preciso entender bem esse conceito. Ainda que bastante em alta nesse momento, essa é ainda uma modalidade nova de trabalho. Dessa forma, algumas pessoas ainda se confundem ao compreender a maneira certa de utilizá-la.

Assim, o trabalho híbrido se apresenta como uma junção do presencial com o remoto, daí sua nomenclatura. É então, a princípio, uma união do melhor dos dois mundos, em que os trabalhadores aproveitam as vantagens de ambos os lados. Para isso, dividem sua rotina de trabalho entre os dias em casa e os dias no escritório.

Dessa forma, o mais comum é definir uma certa quantidade de períodos em que a equipe tem que se dedicar a cada um. Aqui, quem manda é a empresa, sendo ela quem define essa fração e como ela deverá ser feita. É possível também que alguns departamentos sejam diferentes de outros.

Independentemente da modalidade — a qual será aprofundada mais abaixo —, o conceito já é uma realidade. Muito disso se deu por conta da pandemia, que acabou por acelerar esse processo que já era visto como inevitável. Os efeitos disso tudo, porém, somente poderão ser analisados daqui a alguns anos.

Modalidades do trabalho híbrido

Como explicado acima, há mais de uma forma de aplicar o trabalho híbrido na rotina de uma organização. Na verdade, são inúmeras as maneiras de realizá-lo, cabendo à própria companhia definir a melhor para sua situação. Assim, algumas são as escolhas mais comuns para esse momento.

  • 50/50: Refere-se a porcentagem de tempo em cada função. Portanto, representa 50% remoto e 50% presencial.
  • 40/60: Refere-se a porcentagem de tempo em cada função. Aqui, a jornada é formada por três dias de trabalho presencial e dois de remoto.
  • 70/30: Refere-se a porcentagem de tempo em cada função. Nesse caso, são quatro dias trabalhando presencialmente e apenas um no modelo home office.

Um ponto a se prestar atenção, entretanto, é na legislação vigente, especialmente após a pandemia. O regime CLT sofreu alterações em 2017 e, mais recentemente, em 2020, para se adequar a essa realidade. Nessas reformas e medidas provisórias, foram regulamentados o trabalho remoto e o serviço home office.

black and silver laptop on brown wooden rack
Foto por Grovemade em Unsplash

Em ambos os casos, porém, é preciso analisar bem a situação junto à sua equipe jurídica. O mais indicado nesses casos é fazer um aditivo no contrato de cada colaborador para atualizá-lo. Neste documento, deve conter a mudança, de forma que fique garantida a integridade e a proteção da relação trabalhista entre as partes.

Por que implementar o trabalho híbrido em sua empresa?

Para explicar os motivos para se implementar o trabalho híbrido em uma empresa, é preciso dividir a situação. De um lado, precisa-se analisar o que ocorreu nesse período em que praticamente todos praticavam o home office. De outro, compreender a importância do modelo presencial e suas vantagens percebidas somente agora.

Trabalho Remoto

Por muitos anos, o grande sonho de grande parte dos trabalhadores era trabalhar de casa. Ter essa flexibilidade era um benefício invejado e que poderia tranquilamente fazer total diferença em uma negociação. Com a pandemia de 2020, esse sonho, enfim, se tornou realidade para muitos profissionais. Mas não agradou tanto quanto se imaginava.

man in gray hoodie using laptop computer
Foto por Yasmina H em Unsplash

Ainda que mais cômodo e com horários mais fáceis de cumprir, as desvantagens se apresentaram rapidamente. A dificuldade em se focar em algo, o barulho das crianças, da reforma do vizinho e do trânsito acabaram por acabar com o sonho. Em pouco tempo, diversos trabalhadores já esperavam ansiosamente o retorno ao escritório.

Trabalho Presencial

Os pontos negativos do trabalho presencial já são de conhecimento de todos, nem precisando serem citados. Ainda assim, as reclamações eram constantes, especialmente sobre o trânsito para chegar ao escritório e os horários fechados. Os pontos positivos, porém, quase não eram citados. Faziam parte da rotina comum de todos.

Com a adesão ao home office, porém, os profissionais começaram a entender as vantagens de se deslocar todos os dias. O contato diário com os colegas passou a fazer falta, bem como o cafezinho e a fofoca. A tranquilidade do ambiente corporativo também se tornou foco de grande saudade por parte dos colaboradores.

Com isso em mente, foi comprovado que nenhum modelo de trabalho é perfeito, como já era de se esperar. Mais do que isso, entretanto, ficou clara a necessidade de misturar essas duas estratégias. Assim, afinal, poderia se unir o melhor de cada um dos mundos, e o trabalho híbrido finalmente ganhava o destaque que sempre mereceu.

Vantagens do Trabalho híbrido

Para os que ainda possuem dúvidas sobre aderir ou não ao trabalho híbrido, se faz necessário demonstrar seus benefícios. Novamente, entretanto, é preciso destacar que não somente um lado dessa relação prospera com essa modalidade. As vantagens ocorrem tanto para as companhias quanto para os colaboradores, e é isso que você poderá conferir abaixo.

Empresas

As companhias são favorecidas em diversos pontos ao adotarem o modelo de trabalho híbrido em sua rotina. Prova disso é que inúmeras organizações já adotaram a estratégia e começam a colher seus frutos. De modernas startups do Vale do Silício a pequenas empresas familiares, os adeptos se encontram por todos os lados. Entre as vantagens encontradas por eles nesse processo, pode-se destacar:

  • Redução de Atrasos: Muitos trabalhadores perdem horas no trânsito até chegarem ao escritório. Dessa forma, é comum o atraso de boa parte de sua força de trabalho, em especial em grandes metrópoles. Permitir que exerçam suas atividades de casa, ainda que alguns dias da semana, reduz esse índice diretamente.
  • Diminuição de Custos: Não há dúvida alguma que manter um escritório completo é caro, especialmente para grandes companhias. Sendo assim, revezar sua equipe entre os dias da semana te permite ter um espaço mais compacto. Essa redução de tamanho interfere de maneira direta nos custos fixos e variáveis da organização.

Colaboradores

Ao mesmo tempo, os trabalhadores também ganham inúmeros benefícios ao trabalharem de maneira híbrida. Ainda que mais óbvios, esses benefícios são extremamente atrativos, principalmente para a força de trabalho mais jovem, das gerações X, Y e Z. No geral, os pontos mais apreciados por esses profissionais nessa estratégia são:

man in white dress shirt eating beside woman in white long sleeve shirt
Foto por Jimmy Dean em Unsplash
  • Contato com Familiares: A quantidade de pessoas que passava mais tempo com colegas de trabalho do que com a família era espantosa. Era comum, por exemplo, encontrar casais que somente se viam por alguns minutos ao dia. Assim, estar em casa enquanto se trabalha permite um contato muito mais próximo aos parceiros, filhos, pais e até animais de estimação.
  • Melhora na Qualidade de Vida: Ao gastar menos tempo com deslocamento, é possível dedicar essas horas a tarefas diferentes. A prática de atividades físicas é a campeã nesse quesito, enquanto algumas pessoas preferem investir em suas carreiras ao aprender um novo idioma ou realizar um curso complementar. Para outros, porém, o simples ato de descansar aumenta sua qualidade de vida.

Que tal experimentar o trabalho híbrido em sua empresa?

Diversos estudos sugerem que a adesão em massa ao trabalho híbrido é questão de tempo. Sendo assim, se preparar para essa nova realidade é uma ótima maneira de investir no futuro de sua companhia. Essa adaptação, porém, necessita de mudanças grandes em seu espaço físico, o que deve ser feito junto a um especialista.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares