Uma das maiores tendências de decoração dos últimos anos é o famoso tijolinho à vista. Presente nas paredes de casas, comércios e escritórios, essa é uma incrível ideia para dar um ar mais rústico ao ambiente. Mais do que isso, apresenta um preço por metro quadrado mais em conta, pode ser encontrado em tons claros ou escuros e ainda há a possibilidade de ser feito com revestimentos ou adesivos.
Se você está pensando em investir no tijolinho à vista em seu espaço comercial, confira os parágrafos a seguir. Neles, poderá compreender melhor como funciona esse conceito, quais os tipos disponíveis, suas características e formas de combiná-lo com o restante do cômodo.
Quais os tipos de tijolinho à vista?
Muita gente pode não saber, mas há mais de uma maneira de investir na estética do tijolinho à vista em um ambiente corporativo. Na verdade, com a evolução da tecnologia, há alternativas bastante interessantes para quem quiser apostar na ideia. Em especial, elas se destinam a quem não pretende fazer uma grande reforma enquanto seus colaboradores trabalham.
Alvenaria
Obviamente, não seria possível iniciar essa discussão falando de outra opção que não a alvenaria. Para construir a tão sonhada parede de tijolinho à vista, essa é uma abordagem mais tradicional e com efeito muito mais realista. Seu lado negativo, porém, é que o processo de reforma pode render um pouco de barulho e sujeira.
Ainda assim, o resultado é muito mais de acordo com o que se espera do que nas outras possibilidades. Além disso, este é um modo mais tradicional de realizar a tarefa, muito indicado para ambientes mais rústicos.
Revestimento
Para quem não deseja começar uma obra em meio ao trabalho, uma oportunidade bastante interessante é a de revestimentos. Nesse caso, as peças são feitas de forma a simular o tijolo rústico. De longe, o efeito é praticamente o mesmo, sendo quase impossível notar a diferença.
Quando analisado mais de perto, ainda que exista uma certa textura nas placas, fica mais nítido que não se trata da técnica tradicional. De qualquer forma, é uma excelente maneira de apostar nessa tendência sem se preocupar com sujeira ou manutenção.
Adesivo
Se você quiser fugir da reforma, mas ainda acha o revestimento caro, há também a possibilidade de encontrar adesivos. Estes são formados por placas de espuma de polietileno PVC ou outros materiais. Sua aplicação é bastante simples e o efeito semelhante ao tijolinho à vista original.
O mais interessante dessa opção é que não há bagunça alguma, o processo é rápido e a aplicação super simples. Além disso, há um efeito macio nas peças, o que as torna agradáveis ao toque. De perto, porém, fica claro que não é alvenaria.
Quais as características do tijolinho à vista?
Levando em consideração que há mais de um tipo de aplicação, é simples entender que as características do tijolinho à vista podem variar. Isso, porém, não é uma má notícia, já que permite que essa seja uma estratégia adaptável às mais diversas situações. Ainda assim, se faz importante analisar os aspectos da alternativa escolhida para entender se ela se encaixa em suas necessidades.
Aplicação
Como explicado, há divergências na maneira de aplicação de acordo com o modelo escolhido. Se optar pela alvenaria, com certeza terá um pouco mais de trabalho e sujeira, em específico pelos materiais utilizados. Na versão em revestimentos, existem os prontos, o quais somente precisam ser fixados.
É possível, também, comprar as formas e fazer seu próprio revestimento, um processo que demora e suja bem mais, porém ficará consideravelmente mais barato. Por fim, o modelo de adesivo permite uma limpeza do escritório minutos depois de sua aplicação.
Manutenção
Novamente é preciso analisar o modelo utilizado para determinar o nível de manutenção que esta requererá. Em geral, são utilizados vernizes para o acabamento, o que auxilia muito no tratamento das peças. De resto, a versão original é semelhante a uma construção como qualquer outra.
Já nas vertentes alternativas, o trabalho é ainda menor, já que foram pensados exatamente para isso. Dessa forma, o mais comum é apenas passar um pano úmido na parede de tijolinho à vista de vez em quando.
Coloração
Algo que nem todos sabem é que a coloração dos tijolos pode ser alterada em qualquer uma das alternativas. Há, inclusive, diversas tonalidades disponíveis, que vão do alaranjado tradicional aos modelos em cinza, preto e branco. Em geral, sugere-se o auxílio de um escritório de arquitetura corporativa ou arquiteto para definir a melhor.
Nesse momento, se faz necessário analisar não apenas seu gosto pessoal, mas a estética em geral do espaço. A combinação com a paleta de cores utilizada nos demais ambientes deve ser considerada.
Decoração
Esta é uma ótima escolha para quem pretende fazer uma decoração mais rústica e natural. Mais do que isso, pode sim ser parte do projeto completo, e não somente uma parede comum. Nesse contexto, ela recebe então um papel decorativo também, o qual pode ser complementado com outros itens.
Sabendo disso, é interessante compor um projeto de decoração de escritório que já leve em consideração o tijolinho à vista. Ainda que mais natural, ele apresenta uma forte presença, a qual pode pesar na área corporativa.
Investimento
Naturalmente, a grande dúvida a respeito de todas essas alternativas diz respeito ao custo de cada uma. A opção de alvenaria inclui custos de pedreiros e diversos materiais, o que pode impactar diretamente em seu preço. Para os revestimentos, é possível encontrar valores que vão 30 a 60 reais por metro quadrado.
Os adesivos, por sua vez, representam uma menor porcentagem de quanto custará a obra. Em geral, essas versões são vendidas em kits de 10 ou 15 placas, os quais podem ser encontrados por 200 a 350 reais.
Onde aplicar tijolinho à vista em escritórios?
Agora que já sabe quais os tipos disponíveis no mercado e suas principais caraterísticas, chega o momento de entender onde aplicar o tijolinho à vista. Aqui, porém, há uma certa liberdade, a qual dependerá muito de sua ideia para o projeto. Por isso, é bastante indicado contar com profissionais para tomar essa decisão, principalmente quando se fala de um espaço corporativo.
Paredes
A escolha mais óbvia para a aplicação dessa forte tendência é a parede de seu escritório, mas ainda surgem dúvidas. Por isso, a dica aqui é determinar uma superfície específica, e não revestir todo o cômodo. Como explicado, essa é uma estratégia que pode pesar o ambiente se utilizada em excesso.
Também é legal investir em locais mais amplos e destacados em uma empresa. A recepção é uma excelente ideia, bem como a sala de descompressão, que são áreas as quais se favorecem de receber um tom mais informal.
Destaque
Outra opção para a utilização do tijolinho à vista é como destaque em ambientes selecionados. Aqui, não se faz necessário revestir toda uma parede, podendo ser possível aplicar a técnica apenas em alguns locais específicos, como o canto de uma área ao ar-livre.
Se bem planejado e feito com itens em madeira ou metal, pode trazer um estilo industrial muito interessante. Ainda que já utilizado em diversas organizações, essa ainda é uma saída bem interessante para diferenciar seu espaço.
Como combinar o tijolinho à vista com o escritório?
Um ponto bastante importante em toda essa discussão diz respeito não somente à aplicação, mas à combinação do tijolinho à vista. Aqui, o foco é misturar essa técnica com outras que a valorizem ainda mais. Neste tópico, também é preciso considerar a mobília, os materiais e o próprio estilo do ambiente.
Estilo
O primeiro passo nessa jornada de manter a estética padronizada é definir um dos estilos de arquitetura para seguir em seu projeto. Como já explicado, o industrial combina muito com essa estratégia, mas não é o único possível. Muitas pessoas, inclusive, se utilizam do tijolo branco para criar um lindo ambiente de estilo minimalista.
Mas, junto a um profissional qualificado, é possível investir em praticamente qualquer estilo. Para isso, basta analisar bem as opções disponíveis e pensar em uma forma inteligente de combinar tudo.
Materiais
Por trazer uma estética mais rústica ao escritório como um todo, alguns materiais têm maior tendência a concordar com o revestimento. Boas escolhas nesse momento, então, são a madeira, o vidro, o metal e, principalmente, muitas plantas. Este último inclusive, auxilia muito para deixar o cômodo mais confortável e convidativo.
Novamente, entretanto, se faz necessário destacar que o céu é o limite para as ideias possíveis. Com bom gosto, é possível conciliar inúmeros materiais, até aqueles que imitam outros, que estão em alta no momento.
Mobília
Levando em consideração tudo o que foi dito nos últimos dois tópicos, o mais indicado é unir tudo para definir os móveis para escritório ideais. A situação perfeita, portanto, seria a de incluir itens que sigam o estilo definido, bem como os materiais citados anteriormente.
Se faz importante mencionar aqui, porém, que a sugestão é investir em objetos com menos destaque. Como a própria parede chamará atenção, apostar em itens chamativos pode confundir seus convidados.
Decoração
Para finalizar, você pode se aproveitar de alguns itens decorativos para complementar o espaço, sem torná-lo pesado demais. Para isso, mantenha seu foco no que for bonito, combine com a estética escolhida e traga requinte e conforto ao ambiente. Um grande espelho, com acabamento simples e bem-posicionado, é uma ótima alternativa.
Se quiser, pode também optar por alguns quadros para escritório, de preferência com uma temática mais simples. Oportunidades interessantes podem ser encontradas nos que vão para o lado mais abstrato, bem como aqueles que remetem à natureza e tragam o verde para a montagem.
Invista no tijolinho à vista em seu escritório!
Sem dúvida alguma, apostar no tijolinho à vista é uma super tendência dos próximos anos. Além de mais simples de aplicar e com menor custo, essa é uma técnica que agrada a todos e se destaca no espaço. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!