No começo de ano é mais do que natural que se busque pelas tendências de arquitetura para 2022. Neste ano, a lógica segue bastante parecida com o que foi visto nos últimos meses. Assim, tanto na decoração quanto do design do ambiente como um todo, algumas tendências continuam muito em alta, no espaço residencial e corporativo.
De 2020 e 2021 vieram as cores, as plantas e até mesmo os estilos, enquanto de novidade a tecnologia se destaca. Mais do que isso, quesitos como sustentabilidade também ganham mais força, assim como móveis mais versáteis e um maior contato com a natureza. De fato, é simples entender que a pandemia trouxe efeitos significativos ao espaço de trabalho.
Ficou interessado? Confira nos parágrafos abaixo algumas das principais tendências de arquitetura para 2022. Mais do que isso, atente-se a cada um dos tópicos e veja como você pode aplicá-los em seu escritório.
A Pandemia e as tendências de arquitetura de 2022
Como será possível perceber mais abaixo, muitas das tendências de arquitetura de 2022 são semelhante ao que se via em anos anteriores. Há uma explicação bastante simples para isso, já que a pandemia fez com que muitos escritórios fossem fechados por quase dois anos. Dessa forma, nada mais do que natural que o investimento no ambiente de trabalho tenha sido suspenso nesse período.
Ainda com isso em mente, porém, é possível notar os efeitos que tal evento teve dentro desses espaços. A tecnologia chegou ainda mais forte este ano, em especial para auxiliar no modelo híbrido de trabalho. Mais do que isso, toda a mentalidade das grandes corporações apresenta mudanças devido aos acontecimentos recentes. E isso pode ser positivo tanto para as corporações quanto para os colaboradores.
10 Tendências de arquitetura para 2022
Como tudo neste nova realidade, as mudanças são bastante expressivas na arquitetura. Por conta disso, é complicado se atualizar com tudo o que está acontecendo a todo o momento. Sendo assim, compreender afundo algumas das tendências desse meio te possibilita fazer alterações pontuais. Essas, por sua vez, têm como objetivo auxiliar na rotina de trabalho e nos resultados da empresa. Assim, se apresentam como algumas das principais tendências atuais as que seguem.
Trabalho híbrido
Sem dúvida alguma, uma das marcas que a pandemia deixará no mercado corporativo é a comprovação da efetividade do trabalho híbrido. Ainda que de forma obrigatória, as empresas acabaram por incentivar seus colaboradores a atuarem de casa. Com a melhora do quadro de saúde global, muitas já voltaram ao escritório, mas apenas alguns dias por semana.
Essa se apresenta como uma das tendências de arquitetura para 2022 pela forma como impacta as companhias. Agora, não são mais necessários espaços enormes para milhares de profissionais. Assim, é possível vislumbrar um mundo em que tais escritórios sejam mais compactos, enquanto os empregados fazem boa parte de seu trabalho de casa, no regime home office.
Tecnologia no espaço corporativo
Não é novidade para ninguém que, cada vez mais, as empresas investem em recursos tecnológicos para melhor se estruturar. Um dos marcos dessa nova fase, porém, está na maneira como esse investimento é feito. Saem de cena recursos atraentes, mas não tão funcionais, dando seus lugares para os que realmente tragam efeitos práticos. Em especial, se destacam os que auxiliam no tópico anterior
Dessa forma, é simples compreender que esses gastos serão dirigidos não diretamente aos colaboradores. Na verdade, eles devem se concentrar mais na capacidade da empresa em si, principalmente em servidores e sistemas mais robustos. Para abrigar toda essa nova infraestrutura, porém, é possível que algumas reformas no escritório tenham que ser feitas.
Cores pasteis ou chamativas
As cores são sempre parte das tendências de arquitetura, e em 2022 não poderia ser diferente. Neste ano, o foco está dividido em duas linhas bastante opostas. De um lado, encontram-se as tonalidades mais pasteis e que remetem à natureza. Estas ganham cada vez mais destaque, principalmente em espaços que invistam nessa temática — a qual será mais detalhada abaixo.
Do outro lado, surge como a moda da vez a utilização de cores mais vivas e chamativas. Em geral, estas são utilizadas para fazer o contraste em ambientes mais monótonos, mas também podem passar requinte. Para isso, o mais indicado são tons de dourado e prateado, como o aço inox. Essa busca por materiais mais nobres pode ser bastante útil para auxiliar no posicionamento da empresa no mercado.
Mobília versátil e multifuncional
As mudanças citadas anteriormente nos escritórios fizeram com que toda a logística dessas áreas fosse repensada. Agora, não mais se faz necessário contar com inúmeros cômodos, bem como uma estrutura para centenas ou milhares de colaboradores. Ainda assim, é preciso estar preparado para quando, por algum motivo, o movimento no ambiente seja maior do que o esperado.
Pensando nisso, muitas empresas investem em espaços e móveis multifuncionais, aqueles que possuem mais de uma finalidade. Com o auxílio destes, se torna mais fácil adaptar o escritório para diferentes situações. Em um dia cheio, diversas mesas são colocadas para atender os profissionais. Em momentos mais calmos, elas podem dar lugar a uma mobília para escritório mais funcional e menos espaçosa.
Ambientes amplos e integrados
Para quem acompanha o mercado, não é nenhuma novidade a utilização de espaços abertos na área corporativa. Na verdade, essa é uma das tendências de arquitetura não somente de 2022, mas que já pôde ser vista nos últimos 5 anos. Por conta de sua funcionalidade e praticidade, porém, continua ocupando um lugar de destaque nos projetos corporativos.
Agora, inclusive, essa técnica possui até mais sentido, já que possibilita a tal multifunção citada acima. Além disso, é uma estratégia que também auxilia no quesito saúde, visto que aumenta os cômodos e permite uma maior circulação de ar. Com isso, os profissionais podem voltar ao trabalho mesmo com a pandemia ainda ativa, ajudando assim a recuperar os resultados perdidos nos últimos anos.
Sustentabilidade e preocupação com o meio-ambiente
Outro tema já presente nas conversas de toda a última década, do bar às grandes empresas, é a sustentabilidade. Como esse não é um problema que possa ser considerado resolvido — muito pelo contrário —, ele ainda se apresenta em voga para esse novo ano. A preocupação agora, entretanto, passa a ser também a imagem da corporação.
A explicativa para isso é simples, já que os próprios consumidores passaram a utilizar esse tópico como um diferencial de compra. Dessa forma, empresas consideradas mais sustentáveis tendem a garantir melhores resultados. E, como o assunto passa a ser dinheiro, a preocupação redobra. Assim, trabalhar iniciativas que presem pelo meio ambiente e pela sociedade ganham cada vez mais valor.
Inspiração na natureza
Alguns tópicos acima foi mencionado que uma das tendências da arquitetura para 2022 tinha a ver com a natureza. Aqui, na realidade, o foco está em trazer ao ambiente comercial um ar mais natural e, portanto, saudável. Mais do que isso, diversos são os estudos que comprovam que a presença de plantas no escritório favorece a produtividade dos colaboradores.
Com isso em mente e sabendo que esta é uma técnica mais barata, as empresas correm para se adaptar. Para tanto, investem em diversas ideias para tornar o escritório o mais natural possível. De pequenas suculentas espalhadas pela área a grandes paredes como jardim vertical. Não há um limite aqui, o que beneficia em especial os funcionários, que encontram um lugar mais convidativo e bonito.
Estilos de arquitetura
Para os que gostam de seguir as tendências de arquitetura à risca, 2022 apresenta algumas opções no que diz respeito a estilos arquitetônicos. Na verdade, há até uma certa liberdade quanto a esse tema, visto que inúmeras são as possibilidades. As grandes apostas, porém, seguem sendo os estilo industrial, mais carregado no metal e na madeira, e o minimalista, com poucos itens de decoração.
Há oportunidades, entretanto, para queles que gostam de se diferenciar dos demais nesse quesito. O estilo vintage segue com tudo, em especial em espaços comerciais mais alternativos. Se esse é o seu caso, vale a pena investir em itens incríveis com uma pegada oldschool, bem como móveis usados. Além de chamativa, essa é uma técnica ótima para se diferencias no mercado.
Automação como regra
Toda a situação vivida nos último anos fez com os resultados de inúmeras empresas ficassem abaixo do esperado. Soma-se a isso a grande concorrência do mercado atual e a crise financeira instaurada e se tem uma situação caótica. Para sair dessa, somente reduzindo os gastos e aumentando significativamente os lucros, o que não é tarefa simples.
Muitas corporações, então, apostam na automação das atividades para tornar sua equipe mais enxuta e, assim, economizar. Essa automatização traz benefícios, inclusive, para os próprios profissionais. As tão odiadas tarefas manuais deixam de ser o foco, podendo estes se dedicar com mais foco em análises e criação de estratégias, provando assim o seu valor.
Foco em conforto e ergonomia
Um ponto que recebeu bastante destaque durante todo esse processo vivido pelo mundo foi a saúde, tanto física quanto mental. Não à toa, grandes organizações passaram a entender melhor o assunto e, mais do que isso, entender seus malefícios. Por isso, começam a apostar em soluções que garantam o bem-estar de seus colaboradores.
Prova disso é o investimento em ergonomia mesmo no modelo de trabalho home office, quando os profissionais estão em casa. O mesmo esforço pode ser visualizado na própria estrutura das empresas, que agora preza mais pelo conforto. Para se encaixar nessa realidade, então, nada melhor do que móveis mais convidativos e que agreguem na postura dos empregados.
Fique atento às tendências de arquitetura de 2022!
Estar atualizado sobre o que ocorre no mercado é sempre aconselhável. Para o ambiente corporativo, esse conhecimento vem das tendências de arquitetura que serão utilizadas em 2022. Para colocá-las em prática, porém, o mais indicado é contar com parceiros. Em especial, sugere-se especialistas no assunto, os quais possam agregar experiência e conhecimento ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!