O número de executivos que buscam por tecnologia para empresas aumenta a cada dia. Motivos para isso não faltam, visto que tais inovações são o que mantém uma organização atualizada e competitiva em qualquer mercado. Ideias podem ser encontradas em diversos lugares, bastando analisar as vantagens e desvantagens do investimento para o seu caso específico.
O que fica cada vez mais claro, entretanto, é que corporações que empregam seus recursos nesse tópico colhem bons frutos. O papel de todos esses novos conceitos, afinal, é justamente auxiliar na rotina e facilitar os processos. Com isso, é simples entender o porquê de utilizá-los na administração de companhias, das pequenas às gigantes multinacionais, pode ser tão benéfico.
Para entender melhor sobre como aplicar essa tecnologia para empresas, confira os parágrafos abaixo. Mais do que isso, descubra 10 tendências desse mercado que poderão te fazer crescer de maneira inteligente e sustentável.
Por que investir em tecnologia para empresas?
Não há dúvida alguma que as inovações estão chegando com tudo no ambiente corporativo. Independentemente de seu porte, setor de atuação ou localização, companhias têm que investir para se manter competitivas, principalmente no mercado atual. Com isso, buscar por novas opções de tecnologia para empresas se apresenta, também, como uma maneira de sobrevivência.
Mais do que isso, há inúmeros benefícios de apostar na estratégia, que vão da produtividade ao encanto dos consumidores. Pelo menos é isso que afirma Tonny Martins, gerente geral da IBM América Latina, em sua coluna na revista Forbes. Segundo o executivo, a tecnologia surge, justamente, para resolver problemas.
“Os desafios são urgentes e, para enfrentá-los, precisamos de descoberta mais rápida, colaboração aberta e capacidade de levar o conhecimento a novas fronteiras.”
Tonny Maritns
Quais os benefícios de investir em tecnologia para empresas?
Basta adentrar uma organização moderna e conectada para entender as possibilidades desse novo mundo. De fato, a tecnologia para empresas se adapta a diferentes situações, auxiliando nos mais diversos contextos. Para isso, somente é preciso ter o conhecimento necessário para aplicá-la na prática. Ainda assim, como destaque, pode-se dizer que as principais vantagens de investir no conceito são as que seguem.
- Produtividade: Corporações conectadas são mais produtivas, já que alteram os processos de acordo com as inovações, facilitando e agilizando-os;
- Automação: A tecnologia atual possibilita a automação de processos, tornando-os mais eficazes, reduzindo as falhas e garantindo seu cumprimento;
- Relacionamento: Quando aplicada à comunicação, essa inovação ajuda no relacionamento com clientes e parceiros, assegurando um ambiente benéfico para todos;
- Informação: Ao contrário do passado, agora é possível se manter informado. Para isso, grandes bancos de dados podem ser construídos, auxiliando na análise e criação de estratégias;
- Redução de custos: Mesmo sendo preciso um grande investimento, essas tecnologias apresentam excelente custo benefício, se pagando em pouco tempo.
10 Ideias de tecnologia para empresas que você deve investir
Um grande problema quanto a esse tema se encontra no enorme leque de opções disponíveis no mercado. Com isso, é comum que os menos atualizados se percam, acabando por não investir em nada. Se este for seu caso, não há com o que se preocupar. Para te auxiliar, abaixo você poderá encontrar 10 ideias interessantes para aplicar a tecnologia para empresas em seu escritório também.
10. Cloud Computing
Também conhecida como computação em nuvem, o Cloud Computing já é realidade em grande parte das organizações. Na prática, essa é uma maneira inteligente de armazenar arquivos fora de seu servidor, garantindo assim acesso total a eles. Isso se dá porque a tecnologia possibilita se conectar a ela de qualquer dispositivo, de qualquer local do mundo.
Além disso, essa é uma alternativa interessante para a contratação de softwares primordiais para a rotina da empresa. Diversos sistemas deixaram de ser instalados nas máquinas, e hoje encontram-se na nuvem. Chamados de SaaS — Software as a Service —, eles são cobrados por meio de mensalidades, e não mais comprados à vista.
09. Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)
Tanto a realidade virtual quanto a aumentada são bons exemplos de tecnologia disruptiva para empresas. O primeiro, basicamente, se refere a um conceito de imersão virtual, em que todo o ambiente é digital. Para entender melhor o caso, basta se lembrar dos óculos de realidade aumentada, que te levam para um cenário diferente do real.
A realidade aumentada, por sua vez, diz respeito à inclusão de elementos digitais dentro da realidade. Ou seja, possibilita a adição de componentes virtuais dentro da vida real, como no jogo Pokémon Go. Independentemente da opção, porém, essa é uma excelente maneira de melhorar o relacionamento com clientes. Para isso, basta utilizá-las como um experiência de expansão do universo da marca.
08. Automação e Automatização
Quando se fala em produtividade nas organizações, nada é mais útil do que a automação, ou ainda a automatização. A primeira é um processo feito exclusivamente por tecnologia, mas que necessita de alguma supervisão. A segunda, por sua vez, não requer tal monitoramento humano.
Em ambos os casos, entretanto, o resultado é bastante parecido, com tarefas rotineiras sendo executadas pelas máquinas. Aos colaboradores, cabe se concentrar nas atividades realmente importantes, as quais se focam mais na estratégia. Aqui, as métricas de negócio são imprescindíveis para analisar a eficiência do investimento.
07. Internet das Coisas (IoT)
Quando mais nova, toda a sociedade vislumbrou um futuro em que todos os aparelhos fossem conectados. Esse sonho está se tornando realidade, e muito disso vem da Interne das Coisas, ou Internet of Things, em inglês. Tal conceito visa conectar todos os dispositivos, fazendo com que eles se conversem entre si e auxiliem na vida cotidiana.
Como exemplo básico, pode-se pensar em um carro que, ao se aproximar de sua casa, já avisa seus eletrodomésticos. Com isso, sua geladeira aumenta a refrigeração, o ar-condicionado se regula na temperatura ideal e as luzes da garagem se acendem. Tudo isso sem você se preocupar com qualquer atividade manual. Para as corporações, é uma tecnologia para empresas que aumenta o leque de opções para oferecer ao mercado.
06. Inteligência Artificial (AI)
Ao se mencionar a inteligência artificial, é comum que algumas pessoas torçam o nariz, já imaginando um futuro apocalíptico. A grande verdade, entretanto, é que essa inovação já vem sendo utilizada a anos, e facilitando a vida de inúmeros consumidores. Muito provavelmente boa parte, inclusive, já interagiu com um caso desses e nem percebeu.
No mercado corporativo, essa tecnologia é de extrema importância, em especial como canal de atendimento. Os tais chatbots são um perfeito exemplo disso, auxiliando os clientes em diversas questões. Estes são, então, robôs programados para dar as respostas corretas de acordo com a necessidade do consumidor. Além de agilizar o processo, eles também reduzem custos e aumentam sua eficácia.
05. Pagamento Digital
Em especial no mercado do varejo, o pagamento online já se apresenta como um caminho sem volta. Motivos para isso são inúmeros, mas destaca-se a popularização de tal tecnologia para empresas. Não somente as organizações, mas o próprio mercado e a clientela já se adaptaram a essa nova realidade.
Há um grande investimento nessa inovação, principalmente para diminuir os riscos de fraudes e roubos e garantir a segurança das empresas. Com isso, cada vez mais se apresenta como uma oportunidade real para simplificar o processo de compra. E, em um mundo corrido como o atual, nada melhor para os clientes do que ter uma experiência mais simples.
04. Assinatura Eletrônica
Um dos maiores problemas para as corporações é a burocracia de todo o sistema, não somente brasileiro, mas mundial. Para um simples contrato, muitas vezes se fazem necessárias diversas assinaturas, visitas ao cartório ou reuniões. Com isso em mente, uma tecnologia para empresas que faz muito sucesso é a assinatura eletrônica.
Além de automatizar esse complicado processo, ela também o facilita muito. Ela é segura e possui validade jurídica, o que somente a comprova como uma excelente alternativa. Mais do que isso, possibilita que negociações feitas em diferentes plataformas sejam fechadas ainda no ambiente virtual, sem necessidade de visitas ou saídas da corporação.
03. Gamificação
Uma das mais divertidas inovações dos últimos tempos foi a gamificação, ou seja, se utilizar de games para realizar atividades. Pode parecer loucura de início, mas de fato a ideia é extremamente executável, dando ótimos resultados a quem investe nela. Um bom exemplo disso é em treinamentos corporativos, que ficam muito mais legais com o emprego da tecnologia.
Outras situações podem ser utilizadas também para exemplificar a mágica dessa tecnologia para empresas. Um caso interessante é usá-la junto aos consumidores, em feiras e eventos, ou mesmo no processo de integração. Em todos esses cenários, ela torna a atividade mais leve, com uma experiência melhor e muito mais proveitosa.
02. Machine Learning
De todas as tecnologias mencionadas até agora, talvez essa seja a que mais promete para o futuro. Basicamente, o machine learning diz respeito à capacidade que as máquinas terão de aprender. Baseadas nesse conhecimento adquirido, poderão se adaptar a novas realidades e continuar a executar suas tarefas.
Além disso, tal inovação possibilita que erros não sejam repetidos, já que a própria máquina entende o que houve de errado. Em grandes indústrias, o processo já é feito com base no conceito. Outro ambiente que se utiliza muito dele é o automotivo, que a utiliza para criar veículos cada vez mais inteligentes e adaptáveis.
01. Big Data
Por fim, se faz necessário mencionar que a informação é o bem mais precioso que uma empresa pode ter na atualidade. Sendo assim, quanto mais dados tem uma companhia, mais ela estará preparada para enfrentar seus competidores e conquistar o mercado. Esse grande volume de dados possui um termo próprio, conhecido como Big Data.
Tido como uma tecnologia imprescindível para empresas, ela já se popularizou, especialmente entre os grandes players. Para isso, eles investem pesado não somente na captação, mas também no armazenamento e na análise dos dados. Dessa forma, garantem uma tomada de decisões mais embasada e assertiva.
Como aplicar toda essa tecnologia para empresas?
Obviamente, se faz preciso uma total reestruturação da organização para aplicar essa tecnologia para empresas. Muitas vezes, não somente os processos e as estratégias devem ser revistos, mas a estrutura corporativa como um todo. Se for este o caso, o mais indicado é contar com bons parceiros ao seu lado. Em especial, sugere-se aqueles que possam agregar conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!