man wearing gray dress shirt

A utilização de uma sala de treinamento tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo corporativo. A grande dúvida, entretanto, está em alugar um espaço ou construir um dentro de sua própria empresa. De fato, ambas as soluções são factíveis, mas contar com essa estrutura em seu escritório pode trazer diversos benefícios.

Para isso, porém, é preciso se preocupar com inúmeros fatores, os quais confirmarão o sucesso de sua decisão. Da localização deste ambiente à estrutura necessária, muitos são os pontos de destaque. Entender isso, portanto, é o início de um projeto que tem tudo para deixar sua equipe ainda mais preparada e competitiva.

Para entender melhor como montar uma sala de treinamento e realizar esse processo, confira o texto abaixo. Nele, você entenderá o porquê de investir nesse espaço e quais os itens que não podem ficar de fora de seu projeto.

O que é uma sala de treinamento?

Basicamente, uma sala de treinamento é um local destinado exclusivamente à capacitação de seus colaboradores. Mais do que isso, porém, esse é um ambiente com múltiplas funções dentro de uma corporação. Dependendo de suas necessidades, portanto, se faz possível utilizá-la de diversas maneiras.

Além dos próprios treinamentos, inúmeras atividades podem ser realizadas aqui. De palestras a reuniões com todos os funcionários. De cursos a conferências com a equipe de vendas. De dinâmicas de recrutamento ao que mais você necessitar. A versatilidade, então, se apresenta como uma de suas grandes vantagens.

A sala pode ter vários formatos e tamanhos, a depender de suas funções e da disponibilidade de espaço no projeto. De grandes auditórios e anfiteatros a pequenas salas com algumas mesas e cadeiras. Cabe à empresa entender como utilizar o local para tirar o melhor proveito dele.

Por que ter uma sala de treinamento na empresa?

Em sua maioria, as empresas acabam optando por alugar salas de treinamento quando necessário. A prática pode ser bastante benéfica, especialmente quando não se utiliza o cômodo frequentemente. Outra possibilidade é a falta de espaço dentro da companhia, sendo necessária a locação por motivos físicos.

A grande verdade, entretanto, é que possuir um ambiente desses dentro de sua empresa é muito mais vantajoso. A justificativa para essa afirmação é justamente o que foi dito no tópico anterior. Muito mais do que apenas uma sala de treinamento, a área tem inúmeras funcionalidades.

Além desse ponto, é preciso destacar que, mesmo que pouco utilizada para um propósito específico, a sala dificilmente ficará vazia. Com a correta estrutura, esse pode ser um lugar adaptável para qualquer necessidade que sua companhia venha a ter. Em poucos dias, a agenda do ambiente estará completa.

O que considerar antes de criar uma sala de treinamento?

Com tudo o que já foi dito, fica clara a necessidade de um planejamento antes de começar sua reforma corporativa. Com destaque na sala de treinamento, o principal é ter em mente quais serão suas funcionalidades. Para isso, o ideal é buscar responder a algumas questões antes de tudo, como:

  • Qual o espaço que tenho disponível?
  • Para que utilizarei esse ambiente?
  • Quantas pessoas pretendo colocar nesse local?
  • Qual o meu orçamento para esse projeto?

Obviamente, é possível criar mais diversas questões, mas essas são um bom começo para esse pensamento. Com as respostas, você terá uma ideia básica do que precisa e, assim, poderá iniciar seu planejamento. Além disso, terá um caminho a seguir, seja com um arquiteto ou uma empresa de arquitetura corporativa.

Como montar uma sala de treinamento?

Tendo todas as questões acima respondidas, chega o momento de iniciar o projeto de reforma. Para isso, é preciso seguir uma lista de exigências para que este se torne um ambiente realmente funcional. Nela, estarão fatores que, por muitas vezes, são esquecidos, o que acaba acarretando locais sem funcionalidade e esquecidos. Obviamente, esse não é seu objetivo, então preste muita atenção nos itens abaixo.

Conforto

Muito provavelmente você já participou de um treinamento, e então se lembra de horas e horas de conteúdo. Independentemente do material, é possível que você se lembre do cansaço de passar por esse processo. Logo, garantir o conforto dos participantes é o primeiro ponto com o qual você deve se focar.

Para isso, o ideal é investir em um mobiliário que torne essa uma atividade agradável a quem está lá. Vale a pena ressaltar, entretanto, que esses móveis da sala de treinamento devem ser confortáveis, mas até certo ponto. Afinal, pode ser complicado se manter acordado após almoçar e se sentar em um pufe para ouvir sobre determinado assunto.

Flexibilidade

Novamente, se faz preciso destacar a versatilidade que uma sala de treinamento pode oferecer a uma companhia. Sendo assim, o ambiente deve estar reparado para receber os mais diversos eventos, independentemente de seu estilo. Seja para uma reunião com acionistas ou uma sessão de ginástica laboral, o espaço tem que se adaptar facilmente.

sala de treinamento
Foto por Alex Shaw em Unsplash

Isso deve ser levado em consideração no momento de montar o cômodo, levando em consideração suas inúmeras funções. Essa flexibilidade deve estar nos móveis, no espaço em si, na estrutura que ele oferece e até em sua localização. Pense nisso e informe o arquiteto responsável para que ele inclua essa versatilidade no projeto.  

Praticidade

Seguindo o raciocínio do tópico acima, é preciso entender que, em determinados momentos, o local deve ser transformado rapidamente. Muitas vezes, das 10h às 12h30 ocorrerá um treinamento para a equipe de vendas. A partir das 13h, porém, haverá uma sessão de entrevistas com o departamento de Recursos Humanos.

Sabendo disso, é preciso ter em mente que o ambiente precisará ser adaptado de maneira rápida. Porém, se esse ponto não estiver no projeto, dificilmente será possível. Logo, é bom indicar a utilização de divisórias retráteis, mobiliário móvel e outros fatores que permitam sua ágil adaptação. Se não for prática, a sala não será tão funcional quanto se imagina.

Tecnologia

Em todas as possibilidades de utilização de uma sala de treinamento há um ponto em comum. Cada uma do seu jeito, todas precisarão de algum nível de tecnologia ou conectividade. Sabendo disso, se faz extremamente necessário equipar esse local com tudo o que for preciso para cada um de seus propósitos.

Cursos podem necessitar de um grande painel para apresentação. Ginástica laboral pode precisar de caixas de som e microfone. Entrevistas podem precisar de conexão de internet para atividades. Assim, uma análise se faz precisa para entender quais os equipamentos devem ser colocados nesse espaço e como eles serão utilizados.

Estrutura

O mesmo pode ser dito a respeito da estrutura necessária para as atividades a serem realizadas no recinto. Seja qual for a função da sala de treinamento, alguns pontos podem ser úteis independentemente. Bons exemplos disso são mesas e cadeiras confortáveis, uma área para coffee break e material de escritório.

Não pensar nesses itens pode até não afetar diretamente a relação dos colaboradores com o ambiente. Pelo menos não imediatamente, já que a recorrência na falta destes começará a pesar em algum momento. Seja pela necessidade de sair sempre para pegar algo ou pela falta de um espaço de alimentação, o relacionamento será afetado de alguma forma.

Acessibilidade

Por fim, mas definitivamente não menos importante, é preciso se preocupar com a acessibilidade de uma sala de treinamento. Ainda que este seja um assunto recorrente, infelizmente muitas empresas não se encontram preparadas para atender a todos. Dessa forma, além de excluírem alguns profissionais e poderem receber advertências legais, ainda se apresentam como bastante antiquadas.

Pensando nisso, nada mais justo do que tornar todo e qualquer ambiente acessível a qualquer pessoa, independentemente de suas limitações. Para isso, é essencial focar em passagens amplas e ausência de degraus para usuários de cadeiras de rodas. Mais do que isso, o ideal é procurar por um profissional que possibilite tornar o espaço útil para todos.

Invista em uma sala de treinamento!

Por meio dos tópicos acima, é simples compreender a necessidade e a importância de contar com uma sala de treinamento dentro de sua empresa. Seus benefícios são incontáveis, bem como as possibilidades que ela pode oferecer à companhia. Para planejar e montar a sua, porém, a melhor opção é contar com um parceiro especializado.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares