blue table tennis

Muito tem se falado ultimamente sobre a sala de descompressão, mas diversos são os profissionais que ainda não conhecem o tema. Essa é uma tendência que se iniciou nas grandes startups do Vale do Silício, na Califórnia, e hoje está presente no mundo todo. Para cria-la, porém, se faz necessário entender alguns conceitos.

Como um espaço de descanso e de convivência, esse é um ambiente muito valorizado pelos colaboradores. Mais do que isso, se apresenta como um grande diferencial para a companhia e aumenta seus índices de produtividade. Dessa forma, sem dúvidas apresenta benefícios para ambas as partes dessa relação.

Ficou interessado e quer entender mais sobre a sala de descompressão? Confira abaixo um guia com todos os itens que você deve se preocupar ao criar uma. Com essas dicas, presenteará sua equipe com um espaço rico e extremamente agradável.

O que é uma sala de descompressão?

Não é novidade alguma que os espaços corporativos se tornaram cada vez mais sérios e formais. Com isso, é comum ouvir histórias de trabalhadores que desenvolveram diversas doenças, como ansiedade, estresse e depressão. Sabendo disso, algumas startups americanas criaram uma estratégia para que isso não mais ocorresse.

A ideia foi separar um espaço dentro do escritório para que os funcionários pudessem — acredite se quiser — se desligar do trabalho. O conceito é bastante simples, tendo a sala de descompressão como um espaço de descanso, alívio de tensão e estímulo de criatividade.

Com isso, após alguns minutos no local, os funcionários voltavam revigorados às suas tarefas. O fato fez com que a produtividade dessas companhias subisse de maneira bastante invejável. Além disso, as equipes se mostraram muito mais satisfeitas, unidas e saudáveis.

Benefícios da sala de descompressão

Em um artigo já postado no blog da T2 Arquitetura, foram descritos todos os benefícios de uma sala de descanso. Basicamente, essa é apenas outra nomenclatura para o mesmo espaço. Sendo assim, ambos possuem as mesmas vantagens, as quais você pode relembrar abaixo.

  • Produtividade: Como dito, ao voltarem revigorados após um tempo na sala de descompressão, os colaboradores se tornam mais produtivos. Com isso, auxiliam a companhia a atingir seus objetivos mais rapidamente.
  • Valorização: Equipes que trabalha em empresas com esse ambiente se mostram mais satisfeitas. Assim, também se sentem mais valorizadas pelo trabalho que realizam para a empresa.
  • Saúde: Índices de faltas recorrentes de doenças de trabalho tendem a cair com a utilização desse espaço. Na prática, isso significa que os funcionários estão mais saudáveis e menos estressados.
  • Integração: Ao ter um recinto próprio para interagir, a equipe como um todo tende a ficar mais unida. Esse ponto reflete diretamente na comunicação e integração de todo o time.
  • Criatividade: Por terem um tempo para desfocarem de suas tarefas, os empregados apresentam mais criatividade quando voltam. Dessa forma, propõem soluções mais interessantes e criativas.
  • Descanso: Por fim, profissionais descansados rendem mais, independentemente de sua função. Assim, oferecer um espaço para esse relaxamento impacta consideravelmente nos resultados da companhia.

Como montar uma sala de descompressão perfeita?

Para tirar essa ideia do papel e colher todos os benefícios citados acima, é preciso atenção. Afinal, esse não é um espaço qualquer, tendo que atender a alguns requisitos para apresentar suas vantagens. Sabendo disso, confira abaixo os principais pontos que devem ser analisados para criar a sala de descompressão perfeita.

Ambiente

O primeiro passo para montar um espaço como esse é pensar no ambiente que será utilizado e sua localização. Em primeiro lugar, ele deve estar ao alcance de todos os colaboradores. Afinal, a produtividade pode ser melhorada em todos os setores, sem contar que a equipe como um todo merece aproveitar dele.

sala de descompressão
Foto por Andy Art em Unsplash

Além disso, se faz necessário considerar a quantidade de pessoas que irá frequentar a sala de descompressão. Esse é um ponto importante para se calcular o tamanho preciso para esse recinto de descanso. Tendo estes dois itens checados e definido o espaço, chega o momento de pular para o próximo tópico.

Decoração

Ao contrário de todo o restante de seu escritório, a sala de descompressão não precisa ser séria e formal. Muito pelo contrário, visto que seu objetivo é justamente tirar os colaboradores desse mundo corporativo. Assim, o ideal é projetar uma reforma arquitetônica que possibilite a melhor utilização do local.

Abuse das cores, trabalhe com frases de motivação, não economize nos quadros e pôsteres. Esses são itens que tornam o ambiente irreverente e o fazem cumprir com sua função. Não se esqueça também de colocar plantas no espaço, já que trazem vida e ainda mais cor a ele. Quanto mais verde melhor, sempre!

Mobília          

Seguindo tudo o que foi dito no item acima, a mobília também merece papel de destaque nesse novo recinto. Esqueça dos móveis corporativos com cores escuras ou pastéis. A imaginação aqui deve tomar conta, podendo haver cores mais chamativas e vibrantes. Tudo que ajude o time a se esquecer de suas tarefas por alguns minutos.

Também é interessante equipar sua sala de descompressão com alguns móveis mais confortáveis. Esse é um ponto interessante, porque fará com que sua equipe descanse melhor. Por isso, pense em grandes sofás, poltronas e até redes para tornar o espaço mais descontraído e relaxante.

Convivência

Uma parte bastante importante desse processo é criar um ambiente em que a colaboração ocorra facilmente. Isso significa que, além de tudo o que já foi dito, a sala de descompressão deve permitir que as pessoas se encontrem e conversem. Esse, afinal, é um de seus objetivos, tornar o grupo mais unido e reforçar seu relacionamento.

Inúmeras são as maneiras de realizar isso, mas a mais comum é encher o local com mesas e cadeiras. Deve-se também encorajar os profissionais a se sentarem junto a outras equipes e departamentos. Por fim, algumas das maneiras de interatividade presentes abaixo podem auxiliar e muito nesse processo também.

Tecnologia

Seguindo o raciocínio do último parágrafo, é preciso equipar sua sala de descompressão com algumas tecnologias. Em especial, destacam-se aqui aquelas que auxiliem os profissionais a se desconectarem de suas tarefas. Além disso, atividades que possam ser feitas em grupo facilitam a convivência e o relacionamento entre setores.

Boas ideias para deixar esse espaço ainda mais interessantes são os consoles de videogames. Busque deixar acessíveis títulos que possam ser jogados em equipe, como de futebol, luta ou guerra. Também é interessante ter uma televisão no local, passando a programação ao vivo, o canal de notícias ou até séries e filmes, por que não?

Diversão

Ainda que todas as sugestões acima sejam interessantes, não é necessário ter tecnologia para entreter seus colaboradores. Existem diversas alternativas não tecnológicas que podem cumprir muito bem esse papel, talvez até de forma mais divertida e colaborativa. Essas, aliás, possuem uma atratividade que atinge um grupo maior de personalidades.

Exemplos para ilustrar essa teoria são diversos, mas os jogos de tabuleiro e de cartas são os primeiros que vem à mente. Mesas de pingue-pongue, sinuca e pebolim também são muito bem aceitas nesse espaço. Por fim, é possível agradar o time inteiro com coisas ainda mais simples, como uma grande parede de lousa para ser escrita e decorada. As possibilidades aqui são praticamente infinitas.

Alimentos e Bebidas

Tudo pode parecer perfeito, mas está faltando um item de enorme importância dentro desse contexto. Afinal, nada melhor para relaxar do que comer alguma coisa ou tomar uma bebida. Isso sem contar, claro, que esses snacks são ótimas maneiras de começar uma conversa, não é?

Sabendo disso, é bom equipar a sala de descompressão com alguns itens essenciais com este fim. Uma boa cafeteira é uma ótima pedida, especialmente para dar aquela acordada na equipe. Algumas bolachas e salgadinhos também são indicados, bem como frutas para os mais saudáveis. Se quiser facilitar esse processo, é possível até instalar no espaço uma vending machine, em que os próprios colaboradores podem escolher o que comer.

Interessado em criar uma sala de descompressão em sua empresa?

Como você pôde ver, uma sala de descompressão é o espaço ideal para se criar em uma organização. Além de trazer benefícios à sua equipe, também é uma ótima maneira de valorizá-la, compensá-la por seu empenho e aumentar a produtividade da companhia. Com certeza, não haverá um profissional que deixará de frequentar o local.

Montar um espaço desses, porém, requer uma boa análise, tanto prática quanto financeira. O ideal, nesse momento, é contar com parceiros que te auxiliem em cada etapa desse processo. Com o conhecimento específico do setor, eles podem facilitar muito sua vida e te trazer ainda mais vantagens.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares