Um espaço que tem ganhado cada vez mais destaque dentro das empresas é a sala de descanso. Inexistente até pouco tempo atrás, o espaço agora é a nova tendência, sendo amado pelos colaboradores. Engana-se, porém, quem pensa que eles são os únicos que se beneficiam dela.
Comprovadamente, há inúmeras vantagens em oferecer um ponto de encontro e descontração dentro do escritório. Elas vão da saúde da equipe à produtividade da companhia como um todo. Assim, deixa todos felizes e ainda serve de atração para novos talentos.
Está interessado em fazer uma sala de descanso em sua empresa? Confira no texto abaixo o porquê de investir nessa solução e quais os benefícios dela.
A importância de ter uma sala de descanso
Toda essa história de sala de descanso começou há relativamente pouco tempo. A técnica já existia em algumas companhias, mas foi entre as décadas de 1980 e 1990 que se consolidou. Para isso, teve como fortes precursores as então startups do Vale do Silício, próximo a São Francisco, Estados Unidos.
No início dos anos 2000, com a difusão de informações promovida pela internet, o mundo conheceu a estratégia. Em especial, foi através de companhias como o Google e a Microsoft que este passou a ser um luxo invejado por tantos. Afinal, nada mais disruptivo que prover um espaço de descanso no meio do ambiente de trabalho.
Com a adoção por outras organizações, essas salas passaram a se tornar também um ponto de diferenciação dentro do mercado. Ela se tornou, então, um benefício aos colaboradores, recebendo cada vez mais investimento por parte das empresas. Por conta disso, passou a apresentar também nova vantagens aos envolvidos.
Benefícios da sala de descanso
Tendo entendido um pouco da história e da importância desse ambiente, chega o momento de focar em seus benefícios. Muito mais do que apenas uma sala de descanso propriamente dito, esse é um espaço que pode trazer inúmeras vantagens. Não somente os colaboradores, mas empresa pode aproveitar de seus pontos positivos.
Saúde da equipe
Não há como falar de uma sala de descanso sem mencionar a saúde de seu time, em especial a mental e emocional. Como se sabe, o ambiente corporativo pode ser bastante exaustivo, e se faz necessário momentos de descompressão para sobreviver. Nada melhor, portanto, do que oferecer esse tempo dentro da própria companhia, não?
Por meio de um ambiente voltado ao relaxamento dos funcionários, eles poderão, dentro do próprio período de trabalho, se recarregar. Doenças mentais, como a ansiedade e a depressão, podem ser evitadas com alguns minutos olhar para o computador. É esse o propósito aqui, se desligar um pouco para cuidar de sua saúde, física e emocional.
Integração entre os colaboradores
Muitas vezes, o que se vê em grandes corporações são colaboradores que se veem todos os dias, mas não se conhecem. Esse tipo de situação é comum, e causa um distanciamento dentro da equipe, especialmente de departamentos diferentes. Oferecer um ambiente para que eles possam se conectar, então, auxilia e muito.
Pode parecer pouco, mas essa interação durante um café ou um momento de descanso é o que une o grupo. Assim, promover esse momento em que eles possam compartilhar suas vidas pessoais dentro do escritório é extremamente benéfico. Mais do que a comunicação, o foco está na integração do time como um só em busca dos mesmos objetivos.
Produtividade da companhia
Diversos estudos sugerem que, com a saúde em dia e sem rixas entre os departamentos, a produtividade da empresa evolui. Isso se dá porque, ao invés de trabalharem em seu limite, os funcionários possuem um tempo para desacelerar. Assim, conseguem se desfocar para, em seguida, focar novamente e realizar suas atividades corretamente.
A sala de descanso entra, nesse ponto, como o espaço que permite essa fuga da realidade corporativa. Se levantar, tomar uma água, conversar com um colega, caminhar um pouco. Essas são apenas algumas das formas com que sua equipe busca essa distração. Oferecer uma sala exclusiva para isso apenas reforça a necessidade dessa pausa.
Valorização do trabalho
Quando se conversa com pessoas que trabalham para grandes corporações, é bastante comum ouvir que elas não se sentem valorizadas. Na prática, isso significa que entendem que, não importa o quanto se esforcem, não recebem os devidos créditos. Muitas vezes, porém, essa valorização não precisa vir por meio de um aumento ou promoção.
Prover um espaço de descompressão à sua equipe demonstra, também, que você se preocupa com ela. Isso pode soar simplista, mas é uma ótima forma de valorizar seus colaboradores e mostrar sua preocupação. Ao invés de dinheiro ou novos cargos, muitas pessoas apenas buscam o respeito e a cuidado por parte da companhia.
Incentivo à criatividade
Na hora de planejar uma sala de descanso, não limites para a imaginação. A ideia aqui é justamente de construir um recinto que fuja dos padrões do resto do escritório. Assim, apostar em muitas cores, aparelhos eletrônicos, zonas de relaxamento e descontração é o foco. Mas isso traz muito mais do que a alegria de estar em um universo diferente.
Em especial em startups e agências de publicidade, esses espaços são utilizados para incentivar a criatividade do time. A lógica é que, ao sair do ambiente corporativo e chegar a um ponto de diversão, os funcionários saiam da casinha. Dessa forma, podem desfocar de seu trabalho e voltar com ideias mais criativas e geniais.
Contratação de novos talentos
Para finalizar os benefícios de investir em uma sala de descanso — ainda que existam tantos mais — é preciso destacar a captação de novos colaboradores. Em especial para as novas gerações, como a Y, Z e os millenials, esse é um diferencial competitivo bastante interessante. Mais do que um emprego, afinal, eles querem uma motivação.
Ofertar um local de cuidado pessoal, físico e mental, se torna dessa forma um grande atrativo. Enquanto há algumas décadas tudo o que queria ouvir numa entrevista era sobre salário, hoje o foco está em propósito. Os colaboradores querem contribuir com algo diferente, e sentir esse valor na empresa e o que pode definir uma contratação.
Tipos de sala de descanso
Ainda que o nome “sala de descanso” remeta a um espaço mais zen, a realidade pode ser bem diferente. Como explicado acima, não há limites na hora de criar um local de relaxamento, podendo esse ser uma união de vários elementos. Pensando nisso, abaixo foram separados três tipos de ambiente que tornarão qualquer equipe mais feliz.
Sala de jogos
Uma estratégia muito utilizada por empresas na hora de criar uma zona de descompressão é oferecer jogos ao time. Aqui, as mais diversas vertentes podem aparecer, dos mais tradicionais aos lançamentos tecnológicos e super modernos. De fato, é fácil agradar os trabalhadores com essa tática.
Para os mais convencionais, mesas de ping pong, sinuca e pebolim podem ser uma atração à parte. Já para os mais conectados, diversos são os consoles disponíveis no mercado. Partidas de futebol virtuais fazem a cabeça dos colaboradores, assim como jogos de luta e disputas de dança.
Cinema corporativo
Precisa que seus colaboradores se distraiam e percam o foco no trabalho por alguns minutos? Que tal, então, criar um verdadeiro cinema dentro de seu espaço corporativo? A ideia pode contar com uma grande televisão ou um projetor jogando a imagem em uma parede lisa.
Na transmissão, diversas são as alternativas de programação. Se disponível, partidas de futebol agradam a uma grande parcela de seu público. Jornais e programas de notícia também são interessantes, assim como a programação ao vivo de alguns canais. No horário de almoço, um filme ou série pode ser disponibilizado para que sua equipe tire a mente das tarefas.
Espaço relax
Se quiser, uma opção bastante interessante interpretar literalmente a definição de sala de descanso. Algumas companhias apostam nessa estratégia e colhem bons frutos, como o próprio Google. Para isso, basta deixar o local o mais calmo e relaxante possível, quase como um spa dentro do escritório.
Para passar esse ar de preguiça, há inúmeras formas de equipar o ambiente e deixa-lo espetacular e acolhedor. Optar por cores claras e pasteis é um bom começo, adicionando depois algumas redes e muitas plantas. Quer que seu time tire um cochilo depois do almoço? Experimente colocar uma fonte e música relaxante. Simplesmente irresistível.
Como montar uma sala de descanso em minha empresa?
Após ler esse texto, não tem como não ter vontade de aproveitar de uma sala de descanso na empresa. Como explicado, são diversas as oportunidades aqui. Ainda assim, para ter o resultado esperado, o indicado é contar com especialistas na hora de montar esse ambiente. São eles, afinal, que transformarão todas essas ideias em realidade.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!