Montar a sala da diretoria não é uma tarefa fácil, em especial por conta da importância desse espaço para a empresa. Em geral, é aqui onde ficam os líderes da corporação, os quais se responsabilizam por toda sua atuação. Dessa forma, o ambiente deve oferecer toda a estrutura necessária para que possam desenvolver suas atividades. Mais do que isso, deve ser um cômodo calmo, mas inspirador.
Há outros aspectos pontuais que devem ser observados nesse momento, os quais podem fazer total diferença no projeto. A localização da área é um deles, bem como a frequência de visitas que esta receberá. Por conta disso, se faz preciso analisar o tamanho disponível, seja ele grande ou pequeno, e fazer uma decoração que traga requinte ao espaço. E, com este fim, o melhor é se informar bastante.
Para entender melhor cada um desses aspectos e descobrir como montar a sala da diretoria, confira o texto abaixo. Nele, poderá descobrir qual deve ser seu foco nesse processo, assim como a melhor maneira de realizá-lo.
Importância da sala da diretoria em uma empresa
Comumente, a sala da diretoria é um cômodo que os colaboradores tendem a ter algum medo ou receio. Ao entrar nesse ambiente, afinal, é normal sentir uma pressão maior, te deixando nervoso. Isso, entretanto, está diretamente ligado à forma como esse espaço corporativo é construído e decorado. Muitas vezes, ele foi pensado justamente para passar essa impressão aos visitantes.
Nas técnicas de trabalho mais modernas, porém, esse conceito está se dissipando, tentando aproximar a liderança aos profissionais. Para isso, porém, se faz necessário adaptar toda a imagem do cômodo, tirando esse status e a distância dos trabalhadores. Este deve ser um setor como os demais, possuindo características similares às dos outros departamentos de uma companhia.
Como montar uma sala da diretoria funcional
Como explicado no início deste texto, inúmeros são os fatores que devem ser analisados na hora de criar uma sala da diretoria. Estes se estendem por várias temáticas, as quais definirão as características que o ambiente deverá apresentar. O projeto de reforma, portanto, deve seguir uma lógica, visando sempre oferecer um cômodo funcional e convidativo. Boas sugestões, então, são se focar nos tópicos que verá a seguir.
Localização
O primeiro ponto a ser visto antes de qualquer outra coisa é a localização desse novo espaço. Para isso, porém, é preciso analisar junto aos líderes qual o tipo de gerenciamento que eles pretendem seguir. Para uma comunicação mais vertical e hierárquica, sugere-se a opção por um local mais afastado. Dessa forma, o gestor poderá visualizar seus colaboradores, mas mantendo uma distância da operação diária.
No caso de este preferir por uma gestão mais próxima, buscando a criação de vínculos no ambiente de trabalho, a sala da diretoria deverá estar em meio às demais. Dessa forma, este estará sempre ao acesso de seus colaboradores, mantendo assim um diálogo mais frequente. Mais do que isso, afasta-se a imagem tradicional de um chefe inalcançável e com o qual não se pode conversar.
Espaço
Quando se determina a localização do cômodo, o foco se torna o espaço em si — ou melhor, o que fazer com ele. Para responder a esse questionamento, novamente é necessário se comunicar com a pessoa que ocupará tal cargo. Aqui, algumas perguntas devem ser feitas para que o objetivo do projeto seja alcançado. Bons temas de discussão são a presença constante de visitantes, o tempo que este passará no espaço e suas ideias de liderança.
Com esses dados em mãos, o próximo passo é verificar todas as medidas do ambiente e iniciar um projeto corporativo. Neste, devem constar as mais diversas informações, que vão da instalação de tomadas à quantidade de móveis. É a partir desse material, então, que se iniciará o processo propriamente dito, o qual deverá ser finalizado cumprindo todos os pré-requisitos definidos neste tópico.
Estilo
Não é preciso ser um especialista no assunto para saber que há uma infinidade de estilos de arquitetura corporativa à sua disposição. Estes atendem aos mais diversos perfis, gostos e bolsos, cada qual com sua característica principal. Com isso em mente, se faz importante analisar qual será utilizado no cômodo. Essa é uma etapa relevante, em especial para que haja uma harmonia no resultado da obra.
Um bom questionamento a se fazer aqui diz respeito ao estilo utilizado em todo o restante da organização. Ainda que cada espaço possa ter uma personalidade própria, é legal que todos os ambientes conversem entre si. Assim, se a empresa como um todo seguirá por uma linha mais minimalista, o ideal é que a sala da diretoria também o faça. Se o industrial for a escolha para a corporação, então ao menos alguns elementos do estilo devem ser inseridos nesse contexto.
Cores
Em geral, espera-se que o escritório dos líderes de uma companhia apresente aspectos mais sérios e formais. Essa, entretanto, é uma realidade bastante controversa, já que empresas modernas abandonaram tal estereótipo. Bons exemplos disso são o Google e o Facebook, que abusam das cores em todos os espaços de suas instalações. Logo, há uma certa liberdade neste ponto.
Com o estilo definido, deve-se então buscar seguir uma lógica que faça o cômodo fazer sentido. Apesar disso, uma dica é tentar fugir dos padrões, independentemente de sua escolha quanto ao parágrafo acima. Mesmo que busque por algo mais austero, invista em tonalidades diferenciadas. Apostar em tons escuros de cores vivas é uma estratégia interessante, como o azul marinho, o verde musgo e o vermelho queimado.
Mobília
Ao se discutir a mobília da sala da diretoria, o aspecto mais importante a se focar é a funcionalidade dos itens. Obviamente, eles devem passar uma imagem bastante profissional e ter algum requinte. Ainda assim, devem também ser úteis para a utilização no dia a dia, em especial considerando a quantidade de materiais que os líderes devem utilizar em suas rotinas. Estantes e armários organizadores, então, se apresentam como ótimas pedidas.
Também se faz importante analisar a utilidade do espaço como um todo. Se for da vontade do gestor, pode ser interessante investir em cadeiras confortáveis a serem posicionadas à frente de sua mesa. Para reuniões com mais pessoas, uma mesa com mais assentos será mais indicada. Por fim, pode ser benéfico separar um espaço para discussões mais informais, como um canto com duas poltronas.
Decoração
Ainda que seja algo muito pessoal, a decoração da sala da diretoria deve contar com alguns aspectos essenciais. Algo que remeta à empresa é vital, em especial para demonstrar o comprometimento com a companhia. Essa é uma simpática maneira de difundir a identidade visual da corporação a partir da chefia. Este, porém, é apenas um detalhe dentro do cômodo.
De resto, o ideal é dar certa liberdade a quem ocupará o ambiente, liberando um espaço para que sejam posicionadas fotos familiares e itens pessoais. Para complementar a estética do cômodo, plantas são ótimas alternativas, bem como quadros para escritório com uma temática abstrata. Se quiser dar um destaque a uma área específica, papel de parede é um excelente material para cumprir o objetivo.
Estrutura
Qualquer setor de uma empresa apresenta características e, portanto, necessidades distintas. Enquanto o departamento de marketing pode precisar de determinados itens, o financeiro pode necessitar de outros. E a situação não é diferente na sala da diretoria, que apresenta requisitos pontuais, os quais devem ser preenchidos ao longo desse projeto.
Um deles, por exemplo, é a necessidade de entreter possíveis clientes ou convidados. Para isso, nada melhor do que uma boa cafeteira para oferecer uma bebida aos visitantes. Dependendo de sua atuação, pode ser necessário instalar uma televisão, ou mesmo divisórias de escritório para que haja privacidade. Todos esses aspectos, porém, somente poderão ser descobertos em uma conversa com o líder.
Tecnologia
O avanço da tecnologia invadiu o mundo corporativo, apresentando gadgets para suprir as mais diversas necessidades desse ambiente. Nada mais natural, então, do que haver itens específicos para os gestores. Não que, necessariamente, esses aparelhos somente possam ser utilizados por eles. Mas, em geral, são os profissionais de nível gerencial que possuem a liberdade para se aproveitar destes.
Bons exemplos para isso são as assistentes virtuais, já difundidas tanto no mercado empresarial quanto no residencial. Ainda que não sejam tão necessários em casa, os telefones também apresentam relevância aqui, sendo importante contar com tal item. Por fim, os óbvios computadores, dispositivos sem fio e ar-condicionado já fazem parte da cesta básica do ambiente.
Qual a melhor forma de criar a sala da diretoria perfeita?
Um ponto muito importante em toda a discussão a respeito da sala da diretoria é a opinião do profissional que a ocupará. Por conta disso, é comum que haja alguns conflitos no momento de realizar o projeto. Para evitar esse tipo de situação e montar o ambiente perfeito, o mais indicado é contar com parceiros qualificados e com experiência de mercado.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!