A recepção e sala de espera são o cartão de visita de qualquer empresa, já que é nela que o visitante vai ter o primeiro contato com a sede da instituição.

Assim, é essencial pensar em soluções que não apenas chamem atenção do cliente, mas também proporcione conforto e bem-estar e, é claro, faça com que ele queira voltar naquele local.

A seguir, veja o que atentar para ter uma recepção e sala de espera incrível:

1. Tenha um projeto de iluminação

Ficar esperando em um local escuro e mal iluminado vai fazer com que o cliente se sinta desconfortável.

Por isso, o ideal é que nas salas de espera haja janelas ou portas de vidro que façam com que entre a luz natural. A luz natural pode ainda ser filtrada por cortinas, o que gera um efeito de tranquilidade.

A recepção precisa ser bem iluminada, seja com luz natural ou artificial.
A recepção precisa ser bem iluminada, seja com luz natural ou artificial.

O projeto de iluminação deve ser feito de acordo com a iluminação. Na recepção é possível investir em uma combinação elaborada de luzes frias no centro e quente nos cantos para dar um realce visual ao ambiente.

Esse tipo de iluminação também deixa o ambiente mais aconchegante e acolhedor.

2. Pense nos móveis e demais objetos de decoração

O balcão é o ponto chave de uma sala de recepção. Assim, o ideal é encomendar um sob medida que caiba perfeitamente no local disponível.

Esta é a melhor forma de aproveitar o espaço e deixar o ambiente harmônicos.

Os móveis precisam ser confortáveis e os elementos decorativos estarem de acordo com a identidade da empresa.
Os móveis precisam ser confortáveis e os elementos decorativos estarem de acordo com a identidade da empresa.

Os sofás e cadeiras devem ser confortáveis e de boa qualidade. É essencial atentar para o tamanho do local para que a circulação não fico comprometida.

A decoração também é um ponto de extrema importância e deve refletir a cultura organizacional da empresa. A tendência atual é optar por peças mais minimalistas.

3. Inclua no projeto um jardim de inverno

Cada vez mais empresas estão adotando áreas verdes em seus espaços. Isso porque, as plantas possuem a capacidade de filtrar o ar, além de trazer mais vitalidade ao ambiente.

A inclusão de plantas deixa o espaço mais caloroso e receptivo.
A inclusão de plantas deixa o espaço mais caloroso e receptivo.

Ter um jardim de inverno vai deixar o clima da recepção mais agradável por formar uma paisagem bonita e viva para a apreciação do cliente. E, o melhor, não precisa de um espaço grande para construir esse tipo de jardim, já que ele pode ser de diversos tamanhos.

4. Tenha um sistema de som e vídeo

Esperar vendo ou escutando algo pode fazer com que o tempo passe mais rápido.

Muitas empresas investem em uma TV institucional, que é um canal com conteúdo voltado especificamente para os produtos e/ou serviços oferecidos pela corporação. A música ambiente também contribui para um ambiente mais aconchegante.

Ter um sistema de som ou tv é uma forma eficiente de entreter os clientes.
Ter um sistema de som ou tv é uma forma eficiente de entreter os clientes.

Faça um estudo com o seu público e pondere o que seria um melhor entretenimento para o momento de espera.

5. Atente para as cores usadas

As cores devem ser pensadas de acordo com o tamanho da recepção/ sala de espera.

Em espaços menores, os tons mais claros são os mais indicados por dar a sensação de amplitude.

As cores podem ser inclusas nos detalhes.
As cores podem ser inclusas nos detalhes.

Mas, se o espaço for amplo, as cores quentes podem ser usadas, mas com certa precaução, pois esses tons podem deixar os visitantes mais agitados.

Recepções e salas de espera criativas estão entre as preferências das empresas. Quer mudar o local que recebe seu público externo? Entre em contato com a T2 Arquitetura e Engenharia e solicite um orçamento!

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