Sistema TurnKey. A construção civil é um dos ramos mais explorados pela indústria nacional. Mesmo com a crise, a grande demanda por pontos comerciais como por exemplo os escritórios corporativos e a arquitetura empresarial não param nunca de crescer e se modernizar.
E para assegurar a competitividade em uma área totalmente concorrida, as empresas de arquitetura corporativa estão procurando sempre se modernizar a trazer novidades para poder fornecer aos seus clientes com um serviço de maior qualidade, modernidade, tecnologia e com custos acessíveis às mais diversas classes sociais de seus clientes.
Acompanhando as novas tendências dos dias atuais, a arquitetura empresarial também está dentro das metodologias de trabalho, assim como o sistema TurnKey. Que é uma ferramenta muito importante para os empreendedores que desejam ampliar o rendimento e eficiência do seu negócio.
Como um novo termo em arquitetura, o sistema de TurnKey engloba diversas fases de um projeto arquitetônico, começando com a criação e planejamento do projeto até a entrega das chaves nas mãos do cliente.
A finalização do projeto é um espaço completamente composto com trabalho de iluminação, pavimentação, estruturação e acabamentos de construção, sem falar dos móveis que também fazem parte da composição do local de trabalho.
O que visa a arquitetura do sistema de TurnKey?
Esse método de arquitetura tem como objetivo a perfeição e o treinamento do profissionais para realizar um negócio complexo e correto, como pode exemplo, poderia ser um complexo habitacional com a sua infra-estrutura urbana, um escritório corporativo ou um quarto.
O escritório de arquitetura empresarial precisa gerenciar o projeto conforme os seus clientes desejam. Esse projeto precisa como principal função, respeitar as particularidades e exigências dos clientes em condições de gastos e ser apropriado para à escala de tempo e a finalidade.
Mas afinal, o que é o sistema de TurnKey?
De forma literal, “TurnKey” tem como significado “vire a chave’’. Tratando-se de um modelo de trabalho que está crescendo com muita força no ramo da construção civil.
É a possibilidade de um grupo de serviços para um projeto por completo, em todas as suas etapas, envolvendo desde a consultoria até a manutenção de seus equipamentos e outras funcionalidades.
Isto é, refere-se a um sistema que deve se fundamentar no fornecimento de um serviço completo com soluções e possibilidades, que deve possibilitar a organização contratada entregar o projeto em ótimas e perfeitas condições de trabalhar de forma rápida e simples ao contratante.
O sistema TurnKey tem sido cada vez mais requisitado e procurado, por simplesmente apresentar de forma antecipada todo o gasta que será usado com o projeto por completo, inclusive com a mão de obra e os materiais que serão necessários para a realização do mesmo. Ele pode ser utilizado em diversos modelos de empreendimento, mas é mais comum de ser visto nas construções corporativas, reunindo somente em um negócios todas as etapas que estão relacionadas a efetuação de projeto civil.
Onde surgiu?
Esse sistema se iniciou por meio das imobiliárias, que optaram por divulgar a comercialização de um imóvel totalmente completo para usar, pronto em todas as suas condições básicas, assim como as redes hidráulica, elétrica e os acabamentos.
Por meio disso, as empresas e construtoras de arquitetura avaliaram que esse novo e moderno conceito seria uma ótima aposta para investir.
De que maneira funciona?
O contrato com a empresa que é contratada para realizar o projeto deve informar que é de total responsabilidade da mesma em finalizar e entregar a eficiência do procedimento, não podendo culpar o cliente por possíveis imprevistos que podem vir a acontecer, assim como: atraso de entrega, o não comprometimento de algum serviço ou produto por alguns dos fornecedores do caso.
Como por exemplo, o sistema TurnKey deve firmar a sua responsabilidade quando se fala em possíveis risco e indenizações no contexto de acontecer um atraso no planejamento. Pois, é o dever da organização contratada finalizar e entregar o projeto de acordo com o prazo que foi definido a priori, sem cobrar os gastos que foram adicionados para o consumidor.
Quais são as vantagens de optar por esse sistema arquitetônico?
A sua maior e principal vantagem é a diminuição de gastos. Além desse grande benefício, também podemos mencionar:
- Não existe a possibilidade de discussões judiciais, uma vez que o consumidor não se encarrega de qualquer responsabilidade legal com os construtores e empreiteiros contratados para a realização do projeto;
- Diminuição do nível de atrasos nas construções;
- Mais praticidade, pois apenas um contrato é assinado;
- A quantidade de mão de obra contratada é menor;
- E a qualidade dos serviços prestado se amplia significativamente.
Como desenvolver o sistema de TurnKey na organização?
Para conseguir garantir uma maior efetividade no trabalho prestado, certos cuidados e atenção precisam ser observados, começando com a criação da planta até mesmo a entrega e vistoria completa do trabalho realizado.
Confira abaixo de que maneira cada etapa é desenvolvida:
Escritórios de arquitetura
As empresas desse ramo do mercado, além estar sempre acompanhando de perto todo o trabalho prestado, precisa também inovar e superar as expectativas no momento de efetivar o cronograma, criar o projeto (financeiramente e entrar em contato regularmente com os fornecedores).
Acompanhamento das obras
O contrato precisa estar presente no decorrer da realização do projeto, começando com a construção até qualquer que for o modelo de serviço que será oferecido pelos fornecedores.
É necessário avaliar se todo o procedimento realizado de forma correta para conquistar o melhor e mais satisfatório resultado.
Verificar atrasos
Para conseguir evitar os possíveis riscos de atrasos, há um setor para cada parte do projeto, ou seja, o processo é dividido em partes e tem um equipe responsável por cada um delas, efetivando e facilitando, dessa forma, o trabalho com um todo.
Suporte depois da finalização do projeto
Se vier a acontecer algum tipo de problema em relação a instalação, ou até mesmo algum defeito nos produtos usado no decorrer da etapa de produção, o Turnkey garante a sua solução mesmo que a obra já tenha sido finalizada.
O sistema de TurnKey é um modelo de gestão que amplia o capital e a produtividade, tornando uma das peças principais fundamentais para o sucesso e satisfação da corporação.