Não é nenhuma novidade na arquitetura corporativa que pessoas que trabalham em um ambiente bem projetado são mais produtivas e engajadas com a empresa. Neste texto, vamos falar como montar um projeto de arquitetura corporativa de sucesso.
A razão para isso pé bastante simples: Em um espaço projetado levando em consideração alguns fatores como iluminação, melhor aproveitamento do espaço, ergonomia e uso correto das cores proporciona maior bem estar e conforto não só para os colaboradores como também para os clientes.
Não é à toa que cada vez mais empresas investem em projetos de arquitetura corporativa.
Quer saber como criar um projeto de arquitetura corporativa incrível? Veja as dicas que preparamos:
1. Compreenda o conceito de arquitetura corporativa
Antes de qualquer coisa é preciso que você entrada o que é a arquitetura corporativa.
Esse ramo da arquitetura busca a analisar, desenvolver e executar da melhor forma os espaços corporativos.
Os projetos de arquitetura corporativa visam em todos os detalhes tornar o ambiente mais funcional. Assim, investe-se no uso de móveis ergonômicos, decoração que incentiva a criatividade e, é claro, o conforto é levado em consideração.
Como principal vantagem da arquitetura corporativa está o bem-estar dos colaboradores e na possibilidade de se construir uma atmosfera agradável e produtiva para se trabalhar. Isso faz com que os colaboradores apresentem maior rendimento e engajamento no trabalho.
Por isso, cada dia mais a arquitetura corporativa é considerada como uma estratégia no planejamento de empresas antenadas com as novas tendências do mercado.
2. Tenha um bom planejamento para seu projeto de arquitetura corporativa
Para ter um projeto bem sucedido a etapa de planejamento é essencial. Neste momento é preciso conhecer a fundo o cliente e as necessidades dos colaboradores que farão uso do espaço.
Vale a pena conversar com os colaboradores para avaliar os seus perfis, idade, preferências e, dessa forma, criar um espaço totalmente personalizado.
É necessário também compreender os valores, perfil e segmento da empresa. Isso porque, a arquitetura corporativa também é uma forma de reforçar a identidade empresarial.
3. Priorize o conforto
Atualmente, é muito comum que os trabalhadores passem boa parte do seu tempo na empresa.
Por isso, eles merecem uma área acolhedora e pensada conformo suas necessidades.
Não é preciso muito para promover uma área de descanso para seus funcionários. Móveis como poltronas, sofás e puffs são uma ótima opção.
Para que o conforto seja otimizado, dê preferência aos móveis ergonômicos, que possuem assentos e encostos mais confortáveis e reguláveis. Apesar de custar um pouco mais, vale a pena o investimento.
Outro fator que contribui de forma definitiva para o conforto é a climatização que deve ser feita de acordo com as características meteorológicas do lugar. A temperatura deve ser equilibrada entre o frio e o calor para que o desempenho das equipes não seja comprometido.
4. Pense na escolha de cores
As cores são responsáveis por despertar sensações, alterar o humor e despertar a criatividade. Assim, as cores escolhidas devem ser um dos principais pontos de um projeto de decoração de arquitetura corporativa.
Os tons neutros são indicados para escritórios, já que são sofisticados, versáteis e combinam com qualquer estilo. Tons mais vibrantes como o amarelo, vermelho e laranja podem ser usados em menor quantidade para contrastar com as cores mais suaves.
Uma boa dica também é levar as cores para os elementos decorativos.
Tudo isso deve ser feito levando em consideração a identidade da empresa e as cores usadas em sua logomarca.
5. Pense em um ambiente bem iluminado
A iluminação possui um papel fundamentar no bom desempenho em um ambiente corporativo.
Por isso, é preciso conhecer bastante o espaço disponível e instalar luzes em pontos estratégicos. Dessa forma, nenhum espaço ficará mal iluminado.
A iluminação direta deve ser evitada. Isso porque, ela causa brilho e reflexos em monitores de computador.
Sempre que possível use a luz natural, que além de propiciar uma economia de energia também contribui para um ambiente mais agradável. Assim, o uso de vidros, janelas grandes e persianas adequadas devem ser sempre consideráveis.
Vale ressaltar que a cor das paredes, móveis e objetos decorativos também possuem influência na claridade do espaço.
6. Integração de espaços
A depender do segmento da empresa para qual você vai fazer o projeto de arquitetura corporativa planejar a integração dos espaços pode ser uma opção bastante interessante.
A integração favorece as dinâmicas e rotinas de trabalho, além de facilitar a comunicação entre as equipes.
Esta também é uma forma de favorecer a transparência, pois vai de contra ao velho modelo corporativo de salas e hierarquias.
Em casos que forem feitas a integração do espaço, é possível usar divisórias, paredes de vidro, mobiliário versátil, lousas e quadros de aviso e tudo mais que for atender as demandas dos colaboradores.
Agora que você já sabe o que um projeto de arquitetura corporativa precisa para ser bem sucedido, acesse o site da T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa e confira os serviços já feito pela a empresa. Também é possível solicitar um orçamento para a reforma e construção de seu ambiente corporativo!