O processo de integração é uma das etapas mais importantes ao se contratar novos colaboradores. E é por isso que grandes empresas investem na técnica, que além de acolher o funcionário, também traz benefícios à própria corporação. Ainda assim, para que tudo isso funcione, se faz necessário realizá-la da maneira correta. Somente isso possibilitará que haja um completo entendimento e uma adaptação ao novo ambiente.
Para realizar essa atividade da maneira mais indicada, entretanto, se faz necessário haver um certo conhecimento. Existe um passo a passo ideal para que todas as etapas dessa tarefa sejam realizadas e, assim garantam o efeito desejado. Com isso, é possível desfrutar de todas as suas vantagens, bem como iniciar esse relacionamento positivamente para ambos os lados.
Para entender mais sobre o processo de integração, confira os parágrafos abaixo. Neles, poderá compreender mais afundo o que é, como fazer e quais os benefícios dessa estratégia. Aproveite, então, para adaptar a técnica à sua realidade e se aproveitar de seus resultados.
O que é o processo de integração?
Para iniciar essa discussão, é preciso entender a que se refere o conceito de processo de integração. Na prática, então, pode-se dizer que esta é a primeira etapa a ser cumprida quando um novo profissional é contratado. Por conta disso, é um momento vital para o futuro relacionamento que ele manterá com a empresa e seus novos colegas de trabalho.
Com esta finalidade, a atividade precisa ser realizada de acordo com algumas ideias já bastante estabelecidas no ambiente corporativo. Em especial, sugere-se que sejam apresentados ao colaborador o espaço da companhia, a cultura desta e suas políticas, além do departamento em que este atuará. Dessa forma, este é um processo que visa adaptar de maneira rápida e eficaz o funcionário ao seu novo emprego.
Qual a importância do processo de integração?
Como já explicado, o processo de integração é um momento de extrema importância para uma empresa. Justificativas para isso não faltam, já que quanto mais ágil for essa adaptação entre profissional e empresa, mais rápido ele começará a render. De certa forma, então, há vantagens para os dois lados, o que somente reafirma a importância de tal atividade.
Para o colaborador, há um maior conhecimento a respeito de sua nova casa e de suas tarefas cotidianas. Esse ajuste permite então que, o mais rápido possível, ele se encaixe nessa situação e perca aquele medo de início de trabalho. Para a organização, entretanto, há uma relação de custo-benefício e produtividade. Ou seja, há um investimento nesse profissional, o qual só começa a retornar quando ele estiver plenamente adaptado à empresa.
Quais as vantagens do processo de integração?
Para entender melhor a importância dessa etapa de destaque durante a contratação de um novo funcionário, se faz necessário compreender suas vantagens. Em especial, pode-se citar 5 como os principais benefícios de apostar em um bom processo de integração. Abaixo, você poderá conferir quais são eles e como podem te auxiliar na rotina da empresa.
Atração e retenção de talentos
Um dos maiores desafios do mundo corporativo atual está em atrair e, em seguida, reter bons profissionais, os talentos. Dessa forma, diversas são as estratégias que grandes corporações se utilizam para garantir a permanência de tais trabalhadores. Uma delas é justamente um processo de integração bem-feito, o qual faz com que tais pessoas se adaptem mais rapidamente à sua nova realidade.
A lógica aqui é que essa ágil acomodação faz com que o estresse da mudança e o medo desta passem em poucos dias ou semanas. Mais do que isso, o processo faz com que o novo colaborador entenda a empresa, seus conceitos e, assim, compreenda sua importância no cotidiano. Indiretamente, então, ele percebe seu valor na organização e se apega à companhia, sendo assim mais leal a ela.
Adaptação de novos colaboradores
Ao investir em um talento, todas as empresa sabem que é preciso um tempo para que ele se sinta em casa. Afinal de contas, ele precisa compreender como a corporação funciona, qual é sua cultura e como ele pode auxiliar. É de grande interesse para os gestores, portanto, que esse seja um processo rápido, já que somente após este período o novo funcionário começará a render o esperado.
Com isso em mente, é fácil entender que a agilidade do processo de integração facilita essa adaptação. Dessa forma, em pouco tempo a nova aquisição já se sente bem junto a seus colegas e exercendo suas funções. Na prática, então, essa é uma maneira de tentar acelerar ao máximo essa adaptação.
Criação de vínculos
Grandes corporações nos quatro cantos do mundo sofrem com intrigas, brigas e conflitos dentro de seus escritórios corporativos. Além de maléficas para a atuação da organização, essas situações também interferem no emocional de todo o time. Assim, apostar em um bom processo de integração promove a criação de vínculos no espaço de trabalho.
Não que, necessariamente, os profissionais vão se dar bem, ser amigos e fazer churrascos nas casas uns dos outros. E nem é isso que se espera. O intuito, aqui, é o de criar um ambiente positivo e, principalmente, com alta colaboração. Tudo isso garante o trabalho em equipe e o rendimento da corporação como um todo.
Aumento da produtividade
Ainda que já tenha sido citada direta e indiretamente nos parágrafos acima, a produtividade merece um certo destaque. Esta é uma das principais métricas de negócio e, por isso, representa muito dentro do ambiente empresarial. Na prática, significa que o time consegue realizar mais atividades em menos tempo, gerando assim mais resultado.
A produtividade de uma equipe é o principal fator a ser analisado pelos líderes, e assegurar tal índice é vital. Dessa forma, se faz necessário prover todo o necessário para que os colaboradores alcancem uma taxa de sucesso. E, para novos colaboradores, um bom processo de integração é o grande facilitador para isso.
Engajamento maior da equipe
Por fim, é preciso destacar que todos esses fatores interferem justamente no engajamento dos seus funcionários. Este é outro índice, mas que diz respeito à motivação e à vontade dos profissionais em alcançar os objetivos propostos. Com ele, empresas tendem a apresentar resultados bem mais interessantes.
O papel da integração está, então, na forma como esse novo colaborador se encaixa no cotidiano da empresa e em seu modo de pensar. Se houver uma sintonia entre corporação e profissional, a tendência de engajamento é bem maior. Na realidade, portanto, ele se dedica e se esforça mais para render o esperado com mais agilidade.
Como fazer um bom processo de integração para sua empresa?
Agora que já sabe o que é um processo de integração e compreende sua importância e benefícios, deve estar se perguntando sobre as maneiras de tirá-lo do papel. A boa notícia é que há diversas formas de realizá-lo, bastando escolher a mais indicada para sua empresa. Mais do que isso, esta é uma atividade com baixo grau de complexidade e que pode ser executada em empresas de diferentes portes e áreas de atuação.
Informe as políticas da empresa
No primeiro dia de trabalho, qualquer profissional chega perdido e sem a menor ideia do que fazer. Assim, o primeiro passo é leva-lo à sala de reuniões e apresentar a empresa e ele. Nesta primeira etapa, alguns são os aspectos que devem ser demonstrados, como a história da companhia, suas políticas, missão, visão e valores.
O objetivo de tudo isso é contextualizar o trabalhador a esse novo ambiente, bem como facilitar sua adaptação. É nesse momento que ele compreenderá mais afundo a organização que está entrando, bem como sua forma de trabalhar e o que se espera dele como profissional.
Explique as normas de segurança
A segurança no ambiente de trabalho é um fator de extrema importância em qualquer empresa. Além de garantir a proteção de todos ali presentes, assegura que a companhia não sofra com acidentes, processos e multas. Não à toa, essa apresentação deve ser feita antes mesmo de o novo funcionário conhecer seu local de trabalho.
Vale citar, porém, que cada corporação conta com suas próprias regras e determinações, as quais dependem de inúmeros fatores. De seu setor de atuação ao maquinário presente na planta, passando pelos produtos ali disponíveis e a estrutura da empresa. Saídas de incêndio e utilização de EPIs também devem ser apresentados aqui.
Demonstre os produtos e serviços
Mesmo que faça uma boa pesquisa na internet, ou ainda que esteja entrando em uma conhecida empresa, um novo funcionário não saberá tudo sobre seus produtos e serviços. Por conta disso, é preciso que, ainda em seu primeiro dia de trabalho, todos esses dados sejam apresentados a ele.
Nesta etapa, não somente estes itens devem ser mencionados, mas também seu posicionamento no mercado e grandes diferenciais. Vale lembrar, porém, que esta apresentação não deve se focar apenas no departamento comercial. Na verdade, profissionais de todos os departamentos da empresa contar com esse conhecimento.
Apresente a estrutura da companhia
Com todo o conhecimento adquirido nos tópicos anteriores, chega o momento de, enfim, tirar o novo colaborador da sala. O foco agora é o de apresentar toda a estrutura física da organização, em especial aquela que fará parte de seu dia a dia. Assim, se faz necessário separar alguns minutos para uma volta por toda a empresa.
O mais indicado é fazer um tour completo pelo escritório, a começar pela recepção da organização. Em seguida, transite por todas as instalações, do banheiro ao refeitório, passando por todos os setores e até o estacionamento. Em meio a isso, é necessário explicar cada local, suas regras e funcionalidades.
Deixe-o em seu departamento
Ao fim desse passeio, que pode durar minutos ou horas, de acordo com o tamanho da empresa, chega ao fim a parte de responsabilidade do departamento de Recursos Humanos. A partir de agora, o novo colaborador é direcionado ao departamento em que atuará, passando a conhecer mais afundo suas atividades.
Em geral, essa etapa é comandada por seu supervisor direto, o qual apresentará, primeiramente, seus colegas de trabalho. Em seguida, a rotina do setor é introduzida ao profissional, bem como as tarefas e responsabilidades deste Ao fim do processo de integração, o funcionário ainda se encontrará perdido, porém com toda a informação e o conhecimento necessários para exercer suas funções.
A estrutura e o processo de integração
Sem dúvida alguma, realizar um bom processo de integração é vital para iniciar o relacionamento entre empresa e colaborador. Ainda assim, há mudanças que podem ser feitas no espaço de trabalho que favorecem toda essa atividade. Para isso, entretanto, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!