Garantir a privacidade no trabalho é uma das primeiras obrigações de qualquer empregador. Nada pior, afinal, do que se sentir observado, vigiado, ou ainda não ter a calma para poder realizar suas atividades. Em muitos casos, inclusive, isso pode ser considerado uma invasão do espaço pessoal do outro, um tipo de assédio previsto em lei.
Além desse ponto, é preciso entender também que monitorar constantemente seus colaboradores os faz render menos. Os índices de produtividade caem em situações como essa, junto aos resultados de toda a companhia. Por conta disso, se faz importante destacar que o resguardo de sua vida íntima é um direito de todo o profissional. Não à toa, a preocupação com o tema cresce a cada dia.
Para entender melhor sobre a privacidade no ambiente de trabalho e sua importância, confira o texto abaixo. Mais do que isso, você poderá também compreender como oferecer um espaço seguro para que sua equipe se sinta livre e engajada.
O que é privacidade no trabalho?
Para iniciar essa discussão, se faz preciso, primeiramente, entender ao certo a que se refere a privacidade no trabalho. Com este objetivo em mente, destaca-se que o termo pode se destinar a qualquer aspecto da vida do trabalhador, os quais serão abordados mais abaixo. Aqui, podem ser incluídos fatores pessoais e profissionais, tanto no espaço físico quanto no virtual.
Assim, se faz importante entender que, ainda que tênue, a linha da privacidade não deve ser ultrapassada. É preciso compreender, então, que um espaço corporativo saudável é aquele em que todos se sintam bem. E, com este fim, garantir a confiança em sua equipe e o respeito com seus assuntos íntimos é mais do que uma obrigação.
Qual a importância da privacidade no trabalho?
Falar sobre a privacidade no trabalho não é fácil, visto que este é um assunto que todos vivem, mas poucos comentam. Dessa forma, é comum que, quando alguém se posiciona, todos ao seu redor percebam a situação em que se encontram. Pelo menos é isso o que diz a pesquisa New Steelcase Research Reveals: Lack of Privacy in the Office Takes Toll on Employee Engagement, da empresa Steelcase em parceria com a IPSOS.
No estudo, cerca de 10 mil profissionais de 14 países foram questionados sobre seu ambiente de trabalho. Destes, apenas 17% afirmaram ter facilidade para se concentrar no escritório, enquanto 69% reclamaram da organização da empresa como um todo. Pode parecer que não, mas tudo isso está ligado à privacidade.
A justificativa para isso está na forma como esse monitoramento constante impede os colaboradores de apresentarem o seu melhor. Com isso, a produtividade da companhia cai drasticamente, bem como seu clima organizacional fica pior a cada dia que passa. Na prática, então, o que se vê é um ambiente pouco saudável de trabalho.
Quais os tipos de privacidade no trabalho?
Um ponto bastante interessante de se destacar é que a privacidade no trabalho não se resume apenas ao âmbito profissional. Na verdade, diversos são os aspectos que podem ser compreendidos como uma invasão da vida alheia, e são esses os quais as empresas devem estar atentas, especialmente em seus escritórios corporativos.
Privacidade pessoal
O foco neste primeiro tópico está na vida particular dos profissionais, a qual não diz respeito às companhias. Dessa forma, entram aqui aspectos como seus relacionamentos familiares, vida amorosa e qualquer outra coisa que a pessoa faça em seu tempo livre. Desde que isso não influencie em suas atividades, não há por que se preocupar com isso.
Esse, inclusive, é um dos principais motivos para casos de assédio, em que um líder faz perguntas de cunho pessoal ao colaborador. Dependendo da situação, é possível até que este entre com uma ação tanto contra a empresa quanto contra o gestor de seu departamento.
Privacidade profissional
Mesmo que o assunto em questão não diga respeito à vida particular do trabalhador, ainda é possível haver uma invasão de sua privacidade. No ambiente corporativo, essa é uma situação comum, em especial no controle que os chefes exercem sobre seus time, o impedindo de atuar com liberdade.
Aqui se encontra o ponto que mais impacta na produtividade da equipe como um todo. Isso se dá porque, ao se sentirem constantemente monitorados, os profissionais podem render abaixo do esperado. Essa preocupação com o que está sendo visto ou não pode trazer problemas psicológicos e afetar sua saúde.
Privacidade física
Outra forma de dividir o conceito da privacidade no ambiente de trabalho está na forma como esse controle é feito. Quando se fala do aspecto físico, o mais comum é a situação das famosas câmeras de segurança que, em muitos casos, não estão buscando por delitos. Aqui, destaca-se quando essa tecnologia possui papel apenas de controlar a equipe.
Há, inclusive, leis que impedem o posicionamento desses aparelhos em alguns ambientes de uma empresa. Colocá-los nos banheiros, por exemplo, é proibido, assim como na sala de descanso não é o mais aconselhado. Essa segurança extrema pode, comumente, afetar na forma como seus funcionários se sentem perante a companhia.
Privacidade digital
Por fim, se faz preciso mencionar a forma como o ambiente virtual afetou esse relacionamento entre empregado e empregador. Não é novidade alguma que tudo o que feito ali pode ser monitorado. Há, porém, uma questão ética e de privacidade no trabalho para se considerar aqui.
Independentemente do que seja, não é de bom tom analisar conversas, e-mails, arquivos ou qualquer outro item de um colaborador. Por conta disso, todo esse acesso deve ser muito bem guardado, evitando assim qualquer falha. Uma boa sugestão, então, é criar uma estratégia junto ao departamento de TI para que não ocorram problemas neste tópico.
Como garantir a privacidade no ambiente de trabalho?
Com tudo o que foi mencionado acima, é natural se preocupar com a privacidade que o seu ambiente de trabalho proporciona aos profissionais. A boa notícia aqui é que há formas de garantir que o espaço corporativo ofereça boas práticas à equipe. Com isso, haverá uma maior sensação de confiança e, por consequência, resultados mais interessantes.
Espaço de trabalho
O primeiro ponto a se preocupar para garantir a privacidade do seu time é o espaço de trabalho. O foco está em oferecer um ambiente em que eles se sintam livres e mais dispostos a mostrar o seu melhor. Uma boa ideia é investir em espaços amplos em que todos eles interajam. Para maior privacidade, porém, pequenas cabines para reuniões mais íntimas são excelentes escolhas.
Também é muito legal disponibilizar uma área para o relaxamento dos profissionais, como uma sala de descompressão. Boas divisórias de para escritórios também são bem-vindas por garantirem a tal privacidade. Por fim, apostar em um moderno e efetivo isolamento acústico é sempre uma excelente alternativa.
Posicionamento da mobília
Algo que frequentemente é desconsiderado é o posicionamento dos móveis dentro de um escritório. Aqui, o pensamento deve estar na privacidade que o profissional terá enquanto trabalha. Pode até parecer uma tarefa simples, mas oferece vantagens que estratégias super específicas não conseguem.
Para isso, basta analisar a organização e o posicionamento de cada item da mobília corporativa. Um bom exemplo é um colaborador que trabalha olhando para a parede e de costas para um corredor. Enquanto sua visão é estática, todos que passam pelo espaço conseguem visualizar o que ele está fazendo. Logo, ele possui zero privacidade para realizar seu trabalho.
Tecnologia como proteção
Quando se fala de tecnologia, é preciso dividir a discussão em dois tópicos quase opostos. O primeiro se refere a maneiras de evitar que esta seja utilizada para invadir o espaço pessoal de outros colaboradores. Para isso, volte ao item da privacidade digital e converse com sua equipe de TI em busca de brechas no sistema.
O segundo ponto, porém, é mais interessante, se relacionando a formas de utilizar a tecnologia a seu favor. Novamente com o auxílio dos profissionais da área, procure por maneiras de tornar o espaço cada vez mais seguro. Há programas e sistemas específicos para isso, que podem resolver grandes problemas como um passe de mágica.
Respeito e ética
Mesmo com tudo o que foi dito acima, a melhor forma de garantir a privacidade no ambiente de trabalho é com respeito e ética. Da mesma maneira que se aprende na escola como preservar o espaço dos outros, pode ser necessário realizar a atividade também no ambiente empresarial.
Se esse for o caso, o ideal é investir em treinamentos corporativos com esse tema, que expliquem tudo o que se pode ou não fazer quanto a isso. Além de informar a equipe e proporcionar um espaço mais saudável, essa é uma estratégia interessante para evitar problemas futuros, como processos ou multas.
Como oferecer privacidade no trabalho?
Como explicado em um dos parágrafos acima, a privacidade no trabalho não é um assunto muito discutido. Ainda assim, ela influencia diretamente no rendimento dos colaboradores, sua saúde mental e nos resultados da companhia. Dessa forma, o ideal é prover um espaço que atenda às expectativas e exigências quanto ao tema. E, para isso, o mais indicado é contar com parceiros que tenham experiência e conhecimento do mercado.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
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