Eu ouvi Post It? Nos dias atuais, as empresas têm buscado estar sempre atualizada em seus equipamentos e produtos, mas essa busca está indo cada vez mais além dos produtos com qualidade e eficiência, pois o design interior, ou seja, a decoração interna da organização diz muito sobre a sua cultura, identidade, valores… Além de demonstrar a preocupação com a estrutura física e a qualidade de vida no trabalho para que todo esse reflexo seja sentido no produto final.
E é pelo fato de que cada vez mais que a decoração de um escritório carrega consigo a identidade do mesmo, que os lugares tem tomados formas diferentes e está ganhando estruturas modernas e nada conceituais, desde os objetos e até as paredes do ambiente.
E é bem provável que em cima da sua mesa de escritório você tenha algum post it. Esses pequenos papéis coloridos podem ajudar muito no momento de anotar alguns lembretes ou para somente facilitar o acesso a informações importantes do dia a dia. No entanto, é possível que você não tenha se dado conta de que dá para fazer lindas obras de artes em post it.
Em uma pequena busca nos sites de pesquisa, é possível encontramos milhares de referências de pessoas que utilizaram os pequenos papéis coloridos e um com uma dose de criatividade e imaginação criaram artes surpreendentes.
Afinal de contas, quem nunca se cansou de um lugar com paredes brancas e sem graça no trabalho e até mesmo na própria casa e decidiu transformá-lo totalmente?
Transformando o local de trabalho com post it
Pois foi na agência de criação eBay Enterprise, localizada em San Francisco no Estados Unidos, que Ben Brucker e seus colegas do trabalho, decidiram fazer isso de uma maneira completamente inusitada, diferente e surpreendente: eles utilizaram 8.024 post it, ou seja, praticamente 8 mil blocos auto-adesivos e coloridos.
E não, você não está sonhando ou leu algo errado no artigo, isso realmente aconteceu e foram exatamente 8.024 papéis coloridos que proporcionam um diferencial para toda a decoração interna do escritório, ou melhor, para as paredes que eram muito sem graça.
De acordo com o designer Ben Brucker, a ideia surgiu no momento em que percebeu o quanto estava cansado de ver todos os dias as mesmas paredes brancas, sem vida e cores e que foi então que notou que existia muito espaço para criar e trabalhar nelas.
Foi a partir de então que Ben, juntamente, com o diretor de criação iniciaram suas ideias e se engajou em um projeto com algo que fosse inspirador e colorido, que não gastasse tanto dinheiro e o tempo e que pudesse ser uma solução temporária para as paredes sem cor do ambiente de trabalho.
Então eles pensaram em super-heróis produzidos com papel colorido ou como é comumente chamado, de post it, que formariam imagens pixeladas.
O design dos personagens foram desenvolvidos em computador para que existisse a possibilidade de calcular o tamanho (altura e largura) e a quantidade exata de adesivos coloridos para cada desenho- e o resultado foi impressionante.
E claro que personagens clássicos do universo Marvel e DC, assim como o Capitão América, o Homem de Ferro, a Mulher Maravilha, o Batman, o Homem Aranha e a Feiticeira Escarlate não podiam faltar para decorar o ambiente da agência.
O custo final foi de 300 dólares e Ben Brucker e colegas de trabalho passaram um final de semana colando os pequenos papéis coloridos com o objetivo de formar as imagens pixelizadas nas paredes. Nesse momento toda a ajuda era bem vinda e até mesmo crianças apareceram e foram aceitas no cargo de decorador ou artista de post it.
Decorar com papéis em casa
Mas as possibilidades de criar obras de arte não param nos personagens heroicos dos filmes e histórias em quadrinhos, é possível optar por animais, frases, personagens de desenhos infantis, cenas ou artistas de filmes clássicos da história e de verdadeiras obras de arte, como a Monalisa.
Além disso, os post it podem ganhar vida em quadros para decorar um ambiente de casa ou até mesmo no local de trabalho. Você sabia que é possível imprimir desenhos, fotos e frases nos próprios papeizinhos coloridos? Pois é, hoje em dia, já existem tutoriais na internet de como fazer essa arte, depois de feita é só usar e abusar da imaginação para retirar a cara de paredes frias e brancas de um espaço, podendo ser âmbito profissional ou pessoal.
Leia também: Paisagismo no escritório- 10 tipos de planta ideal
E com o resultado conquistado por toda a equipe e o designer Ben Brucker não poderiam ficar mais entusiasmados e satisfeitos! É a maior prova de que por meio do trabalho em equipe e com um pouco de criatividade e imaginação é possível transformar muitas coisas, até mesmo os ambientes mais monótonos e sérios de um local de trabalho.
Por esse motivo, vale a pena pesquisar, estudar, procurar decorações de adesivos auto colantes como referência para fazer a sua arte. Lembrando que, vale considerar a possibilidade de contratar um profissional qualificado e certificado como o designer de interiores para te ajudar, especialmente se ambiente a ser decorado for um espaço de trabalho, pois nem sempre sabemos a melhor forma de representar na decoração a identidade da nossa empresa.
Sendo assim, o profissional especializado do assunto saberá da melhor maneira possível identificar a cultura, identidade e a história do seu escritório corporativo e poder representá-lo do jeito correto em forma de decoração no ambiente.
É relevante lembrar também que as cores têm forte influência no sistema humano, por isso que um lugar bem decorado, com cores estimulantes podem incentivar, ser um diferencial e motivar o trabalho no momento de produzir mais e desenvolver soluções para problemas e desafios proporcionados pela rotina de trabalho.
Trabalhar em equipe para mudar a “cara” da empresa também pode ser um ponto estimulador para seus colaboradores, pois isso incentive a criação, imaginação, as novidades que esse mundo das artes pode proporcionar para melhorar o rendimento e resultados da empresa.
E não precisa se prender apenas nas simples pesquisas de decoração com papéis autocolantes e coloridos, pois existe uma imensidão de possibilidades para ser alcançadas com apenas um pouco de vontade de transformar um ambiente clássico de trabalho.