Você já se perguntou como anda o ambiente da sua empresa? As pessoas conseguem trabalhar sem ruído? As reuniões estão sendo feitas com privacidade? O isolamento acústico é usado em salas corporativas para otimizar a qualidade sonora do ambiente.
Instalar este recurso vai reduzir ou até mesmo impedir por completo que um ruído passe de um ambiente para outro. Para isso, é necessário usar materiais que consigam bloquear o som.
Há dois tipos diferentes som que podem ser isolados: o ruído aéreo, que são vozes, barulho de trânsito, aviões, construções, música, etc. e o ruído de impacto, que é causado por passos em construções em pavimentos superiores.
O tratamento acústico em ambientes corporativos é essencial para garantir um melhor desempenho e produtividade dos funcionários.
Isso porque, com este recurso é possível trabalhar com mais atenção e foco na atividade exercida, o que, é claro, incide em uma maior produtividade.
O material usado para fazer o isolamento acústico
Para abafar o ruído é preciso usar materiais que funcionem de modo que barrem ou amorteçam o som.
Esses materiais fazem com que a reverberação do som, que é a reflexão múltipla de uma frequência sonora, seja atenuada.
Os materiais usados mais frequentes são: espuma, lã, vidro, madeira e carpete. A escolha do material é feita de acordo com o som que se pretende absorver, amortecer ou dissipar.
Os materiais refletores amplificam as ondas sonoras e o tempo de reverberação é mais longo. Os absorventes absorvem a energia sonora e diminuem o tempo de reverberação do som. Já os difusores condicionam as ondas de forma uniforme e homogênea sem que haja eco.
Para saber qual o melhor opção a ser usada, é preciso fazer um projeto que vise o conforto acústico.
Para isso, é feito um estudo levando em consideração a individualidade de cada ambiente.
Formas de melhorar a acústica de um ambiente corporativo
Os barulhos e interferências podem ser reduzidos com:
1. Painéis acústicos
Esses painéis de isolamento usam materiais como lã de vidro, espuma de poliuretano e entre outros materiais para evitar com que as ondas sonoras se propaguem.
Além da funcionalidade acústica, esses painéis também podem ser incorporados à decoração com um design atrativo.
2. Cortinas
As cortinas são um elemento de barreira e contribuem para melhorar a acústica do escritório.
Quanto mais denso o tecido da cortina maior será a barreira e absorção de sons externos ao ambiente.
Há até mesmo um tecido para cortinas em que o design foi inspirado nos favos de mel das colmeias e possibilita com que o ar fique preso entre as células e barre as ondas sonoras, o que permite a absorção de até 70% do som.
3. Pisos flutuantes
Se o seu problema é os passos de pessoas do anda de cima, a solução é instalar mais uma camada de piso. Dessa forma, é aplicado um material resiliente (mola) que recupera sua forma colocado em sistema sanduíche, como laje, mola e contrapiso com acabamento final.
Essa combinação de materiais com densidades, espessuras e pesos diferentes contribuem para uma melhor acústica em escritórios.
4. Carpetes
Tapetes e carpetes também são artifícios que podem ser usados para melhoras a acústica de ambientes corporativos, pois absorvem ruídos como vozes, sons de telefone, barulho de salto no chão, móveis sendo arrastados, etc.
Além disso, o carpete pode fazer parte da decoração e deixar o ambiente mais confortável e aconchegante.
5. Paredes verdes
Além de deixar o ambiente mais agradável, aconchegante e ainda melhorar a qualidade do ar.
As plantas também podem funcionar como filtro de ruídos. Portanto, as paredes verdes ou jardins verticais cada vez mais vem sendo usadas como isolamento acústico.
As opções de isolamento acústico são diversas e, como falamos anteriormente, devem ser pensadas de acordo com a característica do ambiente e do projeto de arquitetura corporativa. Desse modo, é essencial que o trabalho seja feita por uma empresa especializada para garantir a ergonomia adequada para a saúde e bem-estar dos trabalhadores.