Montar um escritório nem sempre é uma tarefa simples, especialmente quando a empresa possui vários funcionários e atua com coworkings no ambiente corporativo. Isso porque é necessário pensar na mobília ideal para cada necessidade da empresa, indo desde as mesas até as cadeiras que devem ser colocadas no ambiente. Um exemplo de mobília para esses ambientes é a plataforma de trabalho, muito usada nos escritórios atuais.
As plataformas são espécies de bancadas conectadas, que ajudam a ganhar espaço e integrar as equipes, podendo até mesmo ser útil quando você tem um time que trabalha junto no mesmo projeto, mas que desempenha funções diferentes e precisa de um espaço pessoal para desenvolver suas funções.
Conheça agora quais são os melhores modelos de plataforma de trabalho e veja como escolher a sua!
Melhor modelo de Plataforma de Trabalho
Plataforma conectada
A plataforma conectada nada mais é do que uma grande mesa em que os integrantes da equipe podem compartilhar uma área de trabalho de maneira mais prática e dinâmica. Nesse tipo de plataforma as tomadas e conexões ficam embutidas, deixando a mesa livre de interferência de fios.
Alguns modelos podem até integrar outras mobílias como poltronas e sofás menores, deixando o ambiente ainda mais confortável e aconchegante para que o time trabalhe de maneira mais criativa.
Plataforma aberta
Já a plataforma aberta é ideal para um espaço integrado, mas que preza a privacidade. Nesse modelo as bancadas são integradas com pequenas divisões de espaço, sendo uma do lado da outra, com acessórios que visam facilitar a organização como os armários laterais e gaveteiros.
Esses modelos ainda comportam porta acessórios, luminárias e até prateleiras de uso comum que podem ser adicionadas no centro para que toda a equipe use quando necessário.
Plataforma em conjunto
Outro modelo de plataforma de trabalho considerado bastante útil para as empresas é a plataforma em conjunto, com pequenas divisões frontais para dar mais privacidade aos colaboradores.
Nesse tipo de plataforma, a quantidade de lugares depende exclusivamente da configuração do local e do projeto pensando para aquele espaço.
Nessa plataforma também é possível adicionar gaveteiros para facilitar a organização, sem comprometer os espaços das mesas.
Por que usar plataforma de trabalho?
Otimização do espaço
As plataformas são excelentes para ambientes menores em que é preciso otimizar o espaço, a fim de se aproveitar cada canto do escritório e deixar o ambiente agradável e prático. Levando em conta que as plataformas são desmontáveis e podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da empresa, você pode mudar o layout sempre que achar necessário.
Também são opções mais vantajosas para startups que estão começando agora e ainda não possuem condição de montar salas maiores
Mesas mais espaçosas
Por serem bancadas lineares, as plataformas de trabalho possuem um espaço livre maior para uso em comparação com outras mobílias de escritório.
Essa pode ser uma grande vantagem para os seus funcionários, já que quanto maior o espaço para alocar os computadores e documentos, melhor o trabalho poderá ser desempenhado.
Espaços personalizados
Como as plataformas são desmontáveis, é possível configurar o local da forma que você desejar, podendo personalizar o ambiente para otimizar o espaço e criar uma decoração diferente. Além disso, o espaço também pode ser personalizado de acordo com o gosto pessoal de cada um, podendo ser instaladas divisórias para que o colega do lado não tenha acesso ao que está sendo feito e para garantir a privacidade.
No entanto, dependendo do escritório e tipo de projeto, você pode deixar a plataforma sem divisórias e integrar a equipe para que trabalhem juntos, cada um com seus recursos para desempenhar suas funções de maneira individual.
Aumento da produtividade
Estar em um ambiente confortável, bonito e organizado é importante para o clima organizacional da sua empresa, a fim de aumentar a produtividade, motivação e engajamento do time.
Isso porque com um ambiente personalizado e que transmite conforto, os colaboradores se sentem valorizados e importantes, fazendo com que produzam mais.
Isso não somente é benéfico para o clima dentro da empresa, como também diminui a rotatividade, já que trabalhadores satisfeitos normalmente não buscam novas oportunidades em outras empresas.
Melhora na ergonomia
Um dos maiores problemas na hora de escolher a mobília para escritório é pensar na ergonomia como a altura da mesa ou da cadeira, a fim de preservar a saúde e conforto dos seus funcionários.
Esse problema pode ser facilmente resolvido com uma plataforma de trabalho, já que as cadeiras se encaixam perfeitamente nas mesas e na altura ideal, permitindo que o funcionário mantenha uma postura ereta e não desenvolva problemas como hérnias de disco, tendinite e até problemas cardiovasculares.
Viu como ter uma plataforma de trabalho pode beneficiar o seu escritório e seus funcionários? Escolha entre os modelos que mais se adequem ao seu escritório e atenda às suas necessidades, pensando sempre no conforto e bem-estar dos colaboradores. Você ainda pode pedir ajuda para um profissional especializado em arquitetura para elaborar um projeto que esteja de acordo com o espaço que você possui, sem deixar de ser funcional.