O piso vinílico tem ganhado cada vez mais destaque dentro dos ambientes corporativos, e motivos para isso não faltam. O material é de fácil instalação, possui excelente custo-benefício e apresenta diversas formas e desenhos. Por conta disso, empresas dos mais diferentes setores e tamanhos se interessam por ele.
Por conta disso, é natural a busca por informações a respeito desse piso antes de instalá-lo em sua companhia. Com este objetivo, no texto abaixo você encontrará tudo o que precisa saber sobre o assunto. Da definição do termo à sua história, dos modelos disponíveis à forma de instalação e seus custos. Tudo o que procura encontrará por aqui.
Interessado no piso vinílico, mas ainda em dúvida se deve apostar nessa solução? Confira o texto a seguir e tire suas próprias conclusões!
O que é piso vinílico?
A história do piso vinílico se inicia muito antes do que se imagina, ainda no século XIX e com outro conceito. Na verdade, fala-se aqui de seu precursor, o piso de linóleo, um revestimento criado a partir de recursos naturais. Sua utilização, porém, caiu em desuso pelas restrições na extração de suas matérias primas.
Por conta disso, as pesquisas por um novo produto se intensificaram, chegando até o PVC. Descoberto em 1872 por Eugen Baumann, o plástico é também conhecido como policloreto de vinila. Sua fabricação é feita a partir dos elementos básicos do petróleo e alguns compostos químicos que dão liga ao material.
No início dos anos 1900 sua utilização passou a ser mais difundida, tanto nos ambientes corporativos quanto nos domésticos. Seu grande diferencial é a leveza e flexibilidade, trabalhando então como um adesivo aplicado sobre o piso original. Diferente, portanto, do laminado, feito exclusivamente de derivados de madeira.
Outro ponto positivo do vinílico é sua adaptabilidade aos mais diversos projetos de reforma. Dependendo da quantidade de cada ingrediente dessa mistura, é possível obter diferentes características. Os principais fatores alterados por isso são sua maleabilidade, resistência e até capacidade de isolamento acústico.
Modelos de piso vinílico
Para compreender melhor como essas diferenças podem interferir em sua rotina, o ideal é conhecer os tipos de piso vinílico. Como uma tecnologia em evolução, são diversas as variedades encontradas atualmente. Ainda assim, abaixo você encontrará as quatro principais, as quais atendem à maioria dos ambientes e projetos.
Manta
O mais conhecido dos modelos disponíveis hoje no mercado é, sem dúvidas, o de manta. Aqui, fala-se de um grande rolo de adesivo, o qual pode ser colocado sobre qualquer superfície, desde que esteja lisa e sem irregularidades. Esta é também uma das alternativas mais interessantes por ter fácil instalação e custo baixo.
Seus contras, porém, estão de acordo com seu valor, já que apresenta uma qualidade inferior. Não que seja ruim, mas a textura macia o torna pouco resistente, tanto a móveis quanto a sapatos. De qualquer forma, oferece uma boa variedade de desenhos — incluindo de madeira a cimento queimado —, mas nenhuma textura.
Placas
A lógica por trás do piso vinílico em placas é bastante semelhante à vista logo acima. Sua diferença, porém, está no tamanho do adesivo. Ao invés de um grande rolo com alguns metros, pequenos recortes são disponibilizados para serem instalados um a um. O trabalho é um pouco maior, mas o material apresenta maior resistência.
Esta é mais uma alternativa econômica, excelente para ambientes pequenos ou grandes. Por ser um pouco mais rígida, entretanto, conta com uma característica mais quebradiça. Dessa forma, a necessidade de um contrapiso liso e sem imperfeições fica ainda mais em destaque. Isso significa que qualquer buraco ou choque pode trazer avarias ao material.
Réguas flexíveis coladas
Versão mais interessante que os modelos citados acima, o piso de réguas flexíveis coladas resolve alguns de seus problemas. Isso se dá porque o material oferece mais rigidez e maior resistência a choques. Por conta disso, é indicado para áreas de muita passagem de pessoas, tais como salas de espera de um consultório, por exemplo.
Sua instalação é semelhante aos demais tipos, porém feito nem com rolos nem com placas. Aqui, o formato é de réguas, que se encaixam e devem ser coladas para apresentarem qualidade. Outro diferencial a seu favor é a possibilidade de oferecer texturas, e não somente desenhos lisos como seus irmãos.
Réguas flexíveis encaixadas
A sustentabilidade é uma das grandes tendências da atualidade e, por isso, imagine uma opção de piso vinílico que possa ser reutilizada. Essa é a versão em réguas flexíveis encaixadas, popularmente conhecida como “click”. Sua instalação é semelhante à de laminados, havendo um sistema de encaixe entre cada uma das réguas. Com isso, é perfeitamente possível retirar o material em caso de mudança de seu escritório.
Outra vantagem é sua instalação rápida e limpa, além de sem a necessidade de esperar pela secagem. Por oferecer a opção de texturas bastante reais e apresentar incrível resistência, é um modelo em alta. É uma possibilidade muito utilizada em espaços comerciais, deixando uma sala de reuniões, por exemplo, muito mais apresentável.
Instalação do piso vinílico
Como pôde ser visto nos tópicos acima, o processo de instalação do piso vinílico é muito mais fácil que de seus concorrentes. Essa, por sinal, é uma de suas grandes vantagens, especialmente quando se fala de ambientes corporativos. É possível, portanto, realizar toda a reforma do escritório sem parar a atividade de sua equipe e de sua empresa.
Em geral, a instalação é rápida, se adaptando ao tamanho do espaço em que será utilizada. Além disso, conta com pouca sujeira por não haver madeira, tijolos ou cimento em seu processo. Logo, ao final do dia, terá um ambiente novo, moderno, extremamente prático e, finalmente, limpo.
Por fim, é preciso destacar a possibilidade de adicionar diferentes texturas e acabamentos em um mesmo projeto. Com isso, mais de um estilo de arquitetura corporativa pode ser utilizado sem trazer problemas ou atrasos. Assim, é perfeitamente viável ter cada um dos departamentos de sua empresa com uma temática diferente.
Cuidados a se tomar com o piso vinílico
Assim como qualquer outro tipo de revestimento, é preciso tomar certos cuidados ao manusear o piso vinílico no dia a dia. Como visto acima, cada um dos modelos possui suas próprias características, sendo preciso se atentar a isso. A dica, portanto, é adequar o tipo de piso ao ambiente no qual será instalado.
Se possui uma área em que as pessoas frequentemente andam com sapatos sociais e salto alto, a manta não é indicada. Ela ficará muito melhor, por exemplo, na sala de descanso de sua companhia. Em áreas de maior passagem, o ideal é optar por um modelo de maior resistência, tal qual o de réguas de encaixe.
Sobre a manutenção rotineira, o ideal é optar sempre por vassouras de cerdas macias, evitando o aspirador de pó. Em seguida, um pano úmido pode perfeitamente concluir o trabalho. Em caso de necessitar uma limpeza mais profunda, pode-se utilizar de água e sabão neutro sem preocupações.
Custos do piso vinílico
Obviamente, cada uma das opções mostradas mais acima apresenta custos diferenciados. Das mais simples às mais complexas, os valores variam de acordo com a alternativa escolhida. Outro ponto que interfere diretamente no quanto custará a reforma é a quantidade e o tamanho dos ambientes.
Também é preciso analisar o fornecedor do piso para definir o investimento necessário para o projeto. Em geral, duas são as empresas mais conhecidas do mercado, as quais acabam sendo mais respeitadas também. A primeira é a brasileira Eucatex, enquanto a segunda é a multinacional francesas Tarkett.
Se faz necessário destacar que a cobrança por esse tipo de produto é feita baseada na metragem do espaço. Logo, o valor é por metro quadrado, e pode ser considerado com ou sem a instalação. Sendo assim, os valores mais baixos encontrados estão na faixa dos R$50,00/m². Para projetos mais complexos e materiais mais resistentes, é possível encontrar valores que ultrapassam os R$200,00/m².
Como instalar piso vinílico em uma empresa
Sem dúvida alguma, diversas são as vantagens em optar pelo piso vinílico em um espaço comercial. Do custo à fácil instalação, motivos não faltam para tirar esse projeto do papel e remodelar seu escritório. Ainda assim, o mais indicado é realizar essa reforma com um parceiro que te auxilie e traga os benefícios esperados.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!