O ambiente de um escritório corporativo já não pode ser considerada como um problema após a incrível pesquisa realizada pela NASA, no qual especifica que em alguns espaços fechados, certas plantas podem diminuir até 87% das toxinas no ambiente em somente 24 horas.
Sem falar que, um estudo realizado e publicado no Journal of Experimental Psychology: Applied, conseguiu provar que obter a cor verde por perto e no ambiente de escritório pode ampliar ainda mais a produtividade, rendimento concentração e a motivação em até 15%.
Leia também: Como melhorar a produtividade no escritório?
Para diminuir o estresse no ambiente de trabalho, confira abaixo as 10 plantas e flores para se ter no seu escritório e que podem proporcionar mais bem-estar para o seu dia a dia.
1 – Lança de São Jorge
Essa espécie de planta é perfeita para decorar os cantinhos de vários ambientes corporativos e/ou cômodos internos. As suas folhas que são em sentido vertical e em forma de cilindro vão proporcionar um detalhe mais especial ao lugar.
Ela é um planta muito resistente e pode ser plantada em jardins ou vasos de pedra. Precisa ser molhadas uma vez a cada duas semanas pelo menos, mas não se deve jogar água de forma direta nas folhas, procure utilizar irrigadores próprios.
2 – Mini Cacto
O mini cacto é perfeito para ambientes como o escritório, que é um lugar onde ninguém tem tempo de sobra para cuidar do mesmo. Ele não necessita de muita água e iluminação solar.
Mas é preciso estar atento a terra, se ela estiver aparentemente seca, precisa ser regada para umedecer a planta. E esse cuidado pode ser feito somente uma vez por semana.
3 – Violeta
Possuidora de uma beleza única, a violeta poder ser uma boa opção para parapeitos de janelas e mesas de escritório. Normalmente, ela é plantada em vasos pequenos e precisa de água somente duas a três vezes durante a semana.
Procure deixar a planta exposta de forma indireta a luz solar. E além de linda, a violeta tem uma grande diversidade de cores.
4 – Palmeira-leque
Ideal para plantada em vasos, uma vez que essa espécie de planta demonstra um crescimento lentificado. Precisa de lugar muito bem iluminados e amplos.
Para cuidar da sua palmeira-leque linda e saudável, retire as folhas secas e velhas e a molhe durante a estação mais quente do ano, ou seja, o verão.
Fazer a troca de vaso a cada dois anos também é necessário para preservar o estado da espécie. Essa planta precisa ser protegidas dos ventos fortes e de equipamentos de ar-condicionado. As sua folhagem é franzida, bem grande e contém um tom de verde brilhante e admirável.
5 – Samambaia
Essa espécie precisa ser plantada em vasos suspensos e ser colocada, de preferência em lugares altos, uma vez que sua folhagem é longa e podem formar uma touceira bem volumosa.
Precisa ser cuidada à meia-sombra e com uma luz difusa. Um bom truque, por exemplo, é colocá-la em uma sacada fechada. A planta precisa ser protegida dos ventos fortes, porque ele pode afetar as folhas que estão começando a nascer.
6 – Suculentas
Muito fáceis de cultivadas, pois possuem folhas engrossadas ou talo e raiz que possibilita o armazenamento de água durante muito tempo. Precisa somente estar atento aos pequenos detalhes da planta.
Por exemplo, se a suas folhas começarem a murchar, aumente a quantidade de água e se em contrapartida as folhas da sua base começarem a apodrecer, diminua a quantidade.
E se a suculenta ficar mais fina e deixar cair folhas, ela não está tendo a iluminação necessária. O certo é que essa espécie tenha pelo menos 4 horas por dia de iluminação solar.
7 – Neoregelia
A espécie pertence a família das bromélias, mas é diferenciada pela sua folhagem mais larga. Ela pode ser encontrada em países como a Colômbia, Equador, Peru e o Brasil, ou seja, em países da América do Sul.
A planta tem uma beleza única e é um perfeito exemplo de espécies que gostam mais de umidade e sombra. Ela pode até viver e se desenvolver melhor em ambientes úmidos, podendo crescer em lugares com luz artificial ou natural.
8 – Clorofito
Essa planta é perfeita para pessoas que moram e possuem o seu escritório em cidades mais quentes, além de ela não precisar de tanta iluminação para se desenvolver. Alguns especialistas do assunto, como jardineiros orientam que o ideal é deixar que a clorofito obtenha um pouco de luz solar uma vez ao dia, mas não é preciso manter a mesma em contado direto com o sol.
A grande vantagem dessa espécie é que conforme se desenvolve, pequenas mudinhas podem ser removidas e plantas em outros vasos. Mesmo não necessitando de muita iluminação natural, a planta precisa ser umedecida regularmente.
9 – Begônia
Essa planta tende a ser muito chamativa e tem um quê de buquê de noiva. É perfeita para pessoas que desejam decorar o ambiente de uma forma mais delicada. A melhor alternativa para cuidar da espécie é em pequenos vasos que podem ser posicionados no aparador, em cima da mesa e outras superfícies.
Por ser delicada, é necessário ter um certo cuidado no momento de regar com muitas ou pouca água. E outro aspecto relevante é saber que há espécie da planta para locais internos e externos, então antes de comprar se certifique com um jardineiro qual é a opção perfeita para o seu escritório.
10 – Babosas
Além de ter uma funcionalidade medicinal, a espécie tem uma beleza rara e é muito fácil para se cultivar. Se você não tem tempo ou esquece de regar, não é um grande problema, pois elas se adaptam melhor em locais secos. Mas mesmo assim, não deixe de colocar água a cada uma ou duas semanas.
Não dá para não concordar que a primavera é uma das épocas mais lindas do ano, seja pela beleza das flores que desabrocham por todo os cantos ou pelo clima mais ameno. É fato que as plantas realmente proporcionam e fazem diferença onde estão. Sendo, até mesmo, capazes de transformar a sua rotina de trabalho, uma vez que oferecem mais harmonia e vida ao ambiente empresarial.