Você já ouviu falar de projeto corporativo? Sabe para que serve e como funciona um? Pois bem! Com a expansão do mundo dos negócios, a arquitetura corporativa ganhou um grande espaço no mercado e ela surge como um caminho para auxiliar empreendedores a construírem um ambiente de trabalho confortável, harmônico e funcional!
Muito provavelmente você vai ouvir falar sobre esse conceito durante sua trajetória empresarial. Mas saiba a partir de agora, como um bom projeto pode te ajudar na produtividade e no mais importante: seu faturamento!
O projeto corporativo não vai focar só no espaço físico do seu trabalho. Ele precisa ser bem mais profundo, porque será elaborado por meio de um estudo completo sobre sua empresa, sua missão, visão e valores, além dos seus objetivos e anseios como empresário. Observando o espaço disponível e o seu jeito de administrar, um arquiteto poderá pensar num bom projeto corporativo, que garanta uma gestão eficaz da empresa.
Tenha mente aberta para mudanças e transformações
Alcançar um resultado desejado tentando seguir fórmulas prontas, não parece ser uma boa opção para quem deseja crescer no mundo dos negócios. Para mudar a rota e tentar garantir um lugar nos empreendimentos de sucesso, é necessário se abrir para as transformações que podem surgir no decorrer de processo. Por isso é muito importante traçar um plano de negócio que seja sólido e promissor. Essa é a parte principal.
O especialista só vai conduzir essas ideias, essa nova forma de pensar. Ele vai analisar o espaço e como a empresa trabalha, como os colaboradores de comportam, e a partir disso vai criar um plano integrador, onde todos os setores trabalhem em sinergia (colaboradores, fornecedores, mídia, clientes, etc).
Neste sentido, vale a pena destacar o quão importante será sua disponibilidade para aceitar essas mudanças.
Projeto corporativo é sinônimo de economia e aproveitamento de espaço
Quando montamos um negócio, seja uma loja, um quiosque ou um escritório, nem sempre temos a noção dos elementos que ocuparão aquele espaço físico. Você já parou para pensar que nem sempre aquele sofá vai combinar com o tipo de serviço que você presta ou com o produto que você vende? Pois então! Mas você não é obrigado a saber de tudo isso! É aí que o arquiteto corporativo vai começar a exercer o seu papel de transformador.
Ele vai fazer uma espécie de exame, vai encontrar quais são as vantagens do seu negócio e suas possíveis objeções. A partir disso, poderá dar um diagnóstico preciso para você conseguir economizar na hora dos investimentos!
O arquiteto vai saber projetar e calcular o espaço existente na sua empresa e vai saber aproveitar da melhor forma possível. Sendo assim, você não vai gastar com compras desnecessárias. A solução com toda a certeza será certeira!
Necessidades da empresa são sempre prioridades em um projeto corporativo
Funcionalidade é o conceito-chave na arquitetura corporativa. Até porque, um bom especialista vai saber identificar todas as necessidades da corporação, para conseguir planejar um bom espaço que traga benefícios aos colaboradores e aos clientes que são atendidos no dia a dia.
Atualmente, as empresas têm investido em espaços colaborativos, eles fazem toda a diferença para o processo de brainstorm reuniões de negócios. Se você quiser inserir uma área dessas no seu escritório, vale a pena recorrer a um arquiteto especializado no assunto.
Gestão administrativa e resultados mais positivos
Se pudéssemos eleger um diferencial para o sucesso da empresa, com toda a certeza seria a qualidade do espaço físico no qual ela está sediada.
Vale ressaltar que a decoração e o design dos móveis representam o que os próprios valores do negócio.
Por isso é cada vez mais comum encontrar pessoas que gostam de investir no famoso design de interiores. Tal projeto pode ser visto como um dos diferenciais no mundo administrativo.
Além disso, o projeto corporativo segue um padrão moderno e dinâmico. Em geral, os profissionais dessa área não ficam engessados em conceitos antigos. O próprio mercado exige readequações de acordo com os lançamentos e novas tendências do setor. É incrível, não é mesmo? Já pensou ter sempre um profissional que entende das novidades à disposição para te ajudar a melhorar?
Execução do projeto é um trabalho em conjunto com o cliente
Sobretudo, é importante ressaltar que todo o planejamento passa pela análise e aprovação do cliente. Por isso é fundamental que haja um bom diálogo entre ambas as partes. Para isso serão necessárias muitas reuniões, ideias e conversas ao longo da execução do projeto corporativo.
Nessa hora o cliente vai desempenhar uma importante função: guiar o trabalho do profissional de acordo com seus gostos, ideais e objetivos. Por isso dizemos que tudo será feito em conjunto. Um guiará o outro durante a execução do plano para a empresa.
Entendeu o que é e como funciona um projeto corporativo? Lembre-se sempre que ele realmente pode mudar o rumo e o futuro do seu negócio!