Nicho em constante crescimento no mercado de construções, a arquitetura comercial tem sido uma grande aposta para empresários que começaram a compreender a importância de um espaço adequado para seu empreendimento.
Se você ainda não sabe ou não entende muito sobre esse conceito, veio ao lugar certo! Vamos te explicar o que é, como funciona e em quais momentos a arquitetura comercial deve ser utilizada.
Esse tipo de segmento é voltado para a projeção de empreendimentos, ou seja, ambientes comerciais (restaurantes, lojas, escritórios, etc). A crescente procura por profissionais dessa área se dá graças à necessidade de ter um local atrativo para clientes e colaboradores.
Com um público consumidor cada vez mais exigente, é importante que os empreendedores se atentem às novas tendências de arquitetura. Não importa se você vende um produto, se você presta um serviço… Se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte. A arquitetura comercial vai adaptar o projeto de acordo com o seu estilo de negócio, isso é fundamental!
Arquitetura comercial não foca só no espaço físico!
Pensar no ambiente como um dos atrativos do seu negócio é um dos principais aspectos a serem levados em consideração. Mas você sabia que a arquitetura comercial vai muito além da projeção do seu escritório ou loja? Pois é e com certeza você vai se espantar ao saber quantas funções um especialista nessa área pode desempenhar!
Além de planejar o ambiente e montar um local muito bem trabalhado, o arquiteto precisa ter uma visão bem ampla e analítica do negócio. Ele precisa pensar na clientela, na funcionalidade do lugar, harmonia das cores e estilo dos móveis! Por isso o processo é bastante detalhista e deve ser conduzido com muita cautela e atenção.
Experiência do consumidor e fidelização do cliente na arquitetura comercial
Sabia que um bom planejamento do seu negócio pode ser decisivo para a conquista e fidelização dos clientes? Vamos explicar porquê! O consumidor prefere voltar adquirir produtos ou serviços naquele estabelecimento quando a experiência de compra agradável. Isso só vai se concretizar se o ambiente estiver confortável e se todos os setores estejam funcionando sinergicamente. Se tudo estiver indo bem, o resultado da produtividade com certeza será favorável ao longo dos meses.
Pode ser que você enxergue um projeto comercial como uma despesa dispensável, que não vai fazer tanta diferença a priori. Mas é preciso pensar no impacto em longo prazo desse tipo de serviço. Investir na qualidade e na funcionalidade do lugar onde sua empresa está sediada, não é de maneira alguma um gasto supérfluo, tenha isso em mente!
Quero fazer um projeto de arquitetura comercial, por onde começo?
Lembre-se: pesquisa é imprescindível nessas horas. O primeiro passo é entrar em contato com um especialista em arquitetura comercial. Não se esqueça de conversar com o profissional, para que ele saiba sobre seu estilo de negócio e quais são seus planos para aquele espaço.
Sendo assim, fica mais fácil de vocês entrarem em um consenso para elaboração de um projeto eficaz e eficiente!
Seu negócio rumo ao sucesso com um espaço de qualidade!
Pode não parecer, mas um dos segredos de sucesso de uma empresa, seja ela qual for está na arquitetura do ambiente. Isso porque as pessoas sentem a necessidade de se sentirem acolhidas e confortáveis na hora de trabalhar, circular pelo espaço ou até mesmo para escolher um produto.
Neste sentido, torna-se cada vez mais necessária a contratação de um arquiteto especializado no assunto.
Pesquisas no setor de marketing apontam que o resultado da lucratividade nada mais é do que um conjunto de uma série de fatores que devem estar em sintonia.
Por isso a arquitetura comercial também atua de uma forma multidisciplinar, ou seja, ela não leva em consideração apenas o espaço. Conforme dissemos anteriormente, o arquiteto precisa ter uma visão estratégica administrativa e até mesmo de relacionamento com os públicos ligados à empresa.
Pense além das vendas e das metas estabelecidas no mês
Nem sempre um cliente deseja só adquirir um produto ou serviço. Às vezes, a experiência que ele possui dentro de uma loja, por exemplo, pode ser decisiva na hora de ele pensar em levar aquele sapato para casa! Dessa forma, é importante deixar um pouco de lado a “neura” das metas relacionadas às vendas. Foque na experiência do seu público-alvo! Assim, o processo de fidelização será muito mais prático e duradouro.
Nesse sentido, é de extrema importância que um profissional pense em como o consumidor pode se sentir confortável dentro de uma loja. E isso vai muito além de pensar no modelo dos móveis. É preciso, acima de tudo, analisar qual é o estilo de negócio, da empresa e qual a imagem que ela deseja passar aos seus públicos estratégicos. Por isso contratar um arquiteto especializado pode te ajudar a ampliar seus horizontes no ambiente administrativo!
Entendeu qual a importância da arquitetura corporativa? O sucesso do seu negócio só depende da sua disponibilidade em apostar nas mudanças!