Uma das melhores ideias para espaços pequenos é utilizar móveis multifuncionais para decorar e tirar proveito do espaço. Bastante comuns no ambiente residencial, eles são muito encontrados nos quartos, cozinhas e até na sala de apartamentos compactos. Agora, porém, chega o momento de eles invadirem os escritórios, trazendo toda essa praticidade às empresas e aos profissionais. Chamados também de móveis inteligentes, eles podem ser a solução para problemas que você nem havia percebido que tinha.
Para entender mais sobre os móveis multifuncionais, fique atento aos parágrafos abaixo. Neles, descobrirá a que se refere o conceito, quando e como utilizá-lo, além das principais vantagens que ele pode trazer à sua vida.
O que são móveis multifuncionais?
De maneira bastante simples, pode-se descrever móveis multifuncionais como aqueles que apresentam mais de uma função em um único item. Assim, são objetos que, além do objetivo que naturalmente têm, agregam novas funcionalidades para tornar o ambiente mais prático e, consequentemente, funcional.
Nos escritórios comerciais, esse tipo de estratégia pode ser muito bem utilizada, em especial quando há uma falta de espaço. Dessa forma, ao invés de pequenas salas cheias de colaboradores e itens variados, o que se vê é uma área mais limpa. Com isso, basta um pouco de organização e a definição de algumas regras para atingir seu correto funcionamento.
Quando utilizar móveis multifuncionais?
Como explicado acima, a principal situação para a utilização de móveis multifuncionais é quando há pouco espaço. Se após uma reforma corporativa, ou mesmo no momento de sua construção, a estrutura não foi pensada para o uso comercial, é preciso inovar. Para isso, nada melhor do que contar com aparatos que desfrutem da área disponível, tirando o maior proveito dali possível.
Além disso, outro fator a se analisar está na usabilidade do cômodo e, mais precisamente, quantas atividades são realizadas nele. Com essa percepção, talvez seja possível encaixar uma ou mais tarefas em um mesmo recorte, de preferência com o auxílio de um móvel inteligente.
Quais as vantagens dos móveis multifuncionais?
Com base nas explicações dadas acima, é simples compreender a importância e os benefícios que os móveis multifuncionais trazem a uma organização. Ainda assim, é bom pontuar que são diversos os pontos que tal tática afeta. Dessa forma, o investimento em uma mobília mais inteligente pode auxiliar não somente a empresa, mas também os profissionais que nela trabalham. Com isso, algumas de suas vantagens mais conhecidas são:
- Otimizar o espaço disponível;
- Melhorar a ergonomia no ambiente de trabalho;
- Trazer novos significados a uma área;
- Valorizar o estilo do cômodo;
- Tornar a área mais versátil e útil;
- Diminuir o absenteísmo da organização.
Como utilizar os móveis multifuncionais?
Na hora de mudar os móveis de escritório de sua empresa, vale a pena dar uma analisada na mobília inteligente. Não que esta seja ideal para todos os ambientes, mas ela com certeza pode te ajudar em alguns deles. Para isso, porém, se faz necessário verificar alguns pontos a fim de garantir sua eficácia.
Espaço disponível
O primeiro passo desse projeto corporativo é definir o espaço que será utilizado para o novo escritório. Com isso escolhido, chega o momento de tirar todas as medidas e anotá-las em algum local. Essa é uma etapa de extrema importância, já que irá delimitar o tamanho dos móveis multifuncionais que poderão ser colocados aqui.
Se faz interessante aproveitar essa medição para entender também o funcionamento do cômodo como um todo. Para isso, busque pelas plantas hidráulica e elétrica, além de analisar afundo o fluxo de ar e de pessoas da área. Para ser mais assertivo, procure ter o apoio de um arquiteto ou escritório de arquitetura corporativa.
Necessidades dos profissionais
Com isso pronto, é preciso compreender agora as necessidades que os profissionais que aqui trabalham possuem. Será com base nelas que a nova mobília será adquirida, sendo importante ter uma boa noção do funcionamento atual do espaço. Diversas são as situações que você pode encontrar aqui, sendo legal sempre ouvir os trabalhadores.
Muitas vezes, suas demandas são simples e pequenas mudanças podem resolver os problemas. Em outros casos, porém, se faz preciso investir um pouco para garantir uma solução. E, para isso, a criatividade pode ser sua maior aliada, em especial nos casos mais complicados e desafiadores.
Budget do projeto
De nada adianta ter grandes ideias e um projeto incrível se, no final das contas, não há dinheiro para tirá-lo do papel. Assim, antes mesmo de buscar por fornecedores, é importante estabelecer um limite de gastos que a obra pode ter. Nesse ponto, é interessante incluir os gestores na discussão, bem como o departamento financeiro.
Um aspecto de destaque aqui é que, por conta de suas especificações, os móveis multifuncionais não costumam ser tão baratos. Com isso, um projeto repleto deles pode não ser tão acessível quanto se espera. Da mesma forma, porém, é vital considerar seu custo-benefício, assim como as inúmeras vantagens que estes trarão ao dia a dia da empresa.
Funcionalidades dos móveis
Com um valor em mente, chega a hora de passar para a próxima etapa, a qual se destina a definir as funcionalidades necessárias. Aqui, então, une-se os dois primeiros passos dessa lista e chega-se a um consenso. O ideal, portanto, é compreender o que é preciso para tornar o ambiente mais prático e organizado.
Como uma somatória, deve-se analisar o espaço disponível e o que os profissionais sentem falta. A solução pode ser simples e sair já nessa primeira conversa, assim como pode se apresentar um pouco mais complicada. Nesse caso, o mais indicado é seguir para o próximo tópico para encontrar uma resposta.
Fornecedor ideal
Com o avanço da tecnologia e o surgimento dos e-commerces, ficou bem mais fácil encontrar por bons fornecedores. Mais do que isso, há uma oferta maior de móveis multifuncionais que já vem prontos de fábrica. Com isso, basta conferir as medidas, fazer o pedido e esperar pela encomenda. Daí, vem a instalação e a utilização destes.
Na maioria das vezes, porém, essas medidas não te atenderão perfeitamente, bem como a funções do tal móvel pronto. Se esse for o caso, a sugestão é buscar por quem faça o objeto do zero, de maneira personalizada e focado em suas necessidades. Dessa forma, há mais garantia de que as funcionalidades serão seguidas e os problemas resolvidos.
Ideias de móveis multifuncionais para escritórios
Felizmente, os móveis multifuncionais se apresentam como solução ideal para as mais diversas situações. Em especial, se destinam a casos em que os produtos convencionais não suprem as necessidades pontuais de uma organização. Assim, alguns bons exemplos desse tipo de circunstância são:
- Mesa + Prateleira: Quando há falta de espaço, unir a mesa às prateleiras é uma forma de deixar tudo ao alcance sem tomar muito espaço;
- Divisórias + Nichos: Em áreas mais amplas, é possível utilizar divisórias de escritório para delimitar os ambientes e, ao mesmo tempo, se aproveitar destas para inserir itens de decoração;
- Mesas extensível: Na sala de reunião, nem sempre compensa ter uma grande mesa para 20 pessoas. Assim, uma mesa extensível pode ficar menor quando fora de uso e maior quando for necessário.
Utilizando os móveis multifuncionais no escritório
Diversos são os fatores que podem fazer com que uma empresa necessite de móveis multifuncionais. De espaços compactos à economia de gastos, passando por motivações estéticas e tantos outros porquês. De qualquer maneira, o mais indicado para esse tipo de situação é contar com bons parceiros. Em especial, sugere-se ter o apoio de quem possa trazer conhecimento e experiência para o projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!