O grande desejo de qualquer empreendedor é montar um escritório para chamar de seu. Este é, afinal, o ambiente da empresa, a casa de seus colaboradores e onde toda a magia acontece. Sendo assim, deixar esse espaço com a cara da organização e de uma maneira que atenda às suas necessidades é vital. Mais do que isso, deve ele trazer o conforto necessário para a sua equipe atuar de forma eficaz.
Todo esse processo, porém, não é tão simples quanto pode parecer, já que um projeto assim é bastante complexo. São diversos os fatores que devem ser analisados, bem como os custos que merecem sua atenção. Dessa forma, esta não é uma atividade que você, de um dia para o outro, resolve tirar do papel. É preciso muita pesquisa, concentração, foco e empenho para alcançar o sucesso esperado.
Para entender melhor todo esse conceito, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos parágrafos abaixo, você poderá compreender a importância de ter um espaço com a sua cara, além de conferir 10 dicas incríveis para facilitar esse processo e conseguir bons resultados!
O que é e como montar um escritório corporativo?
Antes de qualquer outro ponto, é preciso entender perfeitamente a que se refere um espaço corporativo. Assim, pode-se dizer que o termo se relaciona ao ambiente em que uma empresa — e todos os seus profissionais — atua. Em geral, é um espaço mais voltado para a área administrativa, recebendo departamentos como comercial, marketing, financeiro, recursos humanos e fiscal.
Para montar o seu escritório, é preciso analisar diversos pontos que interferem diretamente na experiência de quem passará a maior parte de seu dia lá. Assim, há algumas etapas que devem ser seguidas a fim de buscar esse objetivo. Mais importante que isso, porém, é entender suas necessidades, as demandas de seu time e o caminho que a organização traça para o futuro.
Qual a importância de montar um escritório corporativo?
Muitas pessoas podem imaginar que toda esse desejo de ter um espaço próprio seja um pouco de vaidade ou até ego. A realidade, entretanto, é que ter um imóvel como esse é de extrema importância para a atuação de qualquer negócio. A lógica, aqui, é semelhante à da casa de uma família, que representa mais que um espaço, mas sim um lar e um porto seguro.
A ideia é bastante parecida, já que o QG de uma empresa deve trazer esse sentimento a todos que trabalham nela. Neste ambiente eles devem se sentir em casa, seguros e com todas as ferramentas necessárias para realizar um bom trabalho. Além disso, ter um local bonito e confortável também pode te auxiliar em diversas frentes. Alguns exemplos disso estão nas visitas de potenciais clientes e, obviamente, em seu faturamento.
10 Dicas para montar um escritório do zero!
Agora que já compreende o que é, como é o processo e a importância de montar um escritório, chega o momento de colocar a mão na massa. Para isso, confira 10 dicas incríveis que a T2 Arquitetura separou para você. Entre elas, você encontrará sugestões que já deve ter ouvido, bem como alguns pontos que somente quem tem experiência no mercado pode te passar.
01. Analise bem suas necessidades
Em qualquer projeto é preciso entender, antes de qualquer outra coisa, o que é que você precisa. Assim, não poderia ser diferente quando se fala de montar um escritório para sua empresa. Dessa forma, é extremamente indicado realizar uma reunião com todos os gestores a fim de entender o que é preciso nesse novo espaço.
Obviamente, cada um terá uma opinião e muitas vezes elas podem ser opostas, mas não precisa se preocupar. Depois de algum tempo, você terá um esboço do que deve ser feito para atender às demandas apresentadas. E é com essa lista que você passará para a próxima etapa deste processo.
02. Pense no futuro da organização
Um ponto muitas vezes esquecido quando em um projeto como esse é o futuro da organização. Aqui, é preciso pensar em como você vê a companhia alguns anos no futuro, tanto em termos de estrutura quanto de mercado. Basicamente, essa é uma análise com foco nas necessidades que você terá daqui a algum tempo.
De nada adiantará, afinal, ter um espaço totalmente remodelado e maravilhoso, mas que em seis meses se tornará inútil ou insuficiente. Por isso, adicione alguns desses fatores à lista criada no primeiro tópico, garantindo que irá montar um escritório que te atenderá não apenas agora, mas também nos anos que virão.
03. Fique atento ao orçamento
Começar uma reforma de escritório é sempre divertido, pensando no projeto e em tudo que estará nele. Visitar outras construções, assim como lojas de itens desse nicho é sempre uma atividade prazerosa. Mas, infelizmente, se faz necessário ser realista neste momento, o que significa seguir um orçamento.
Com isso em mente, é importante que desde o começo você já estipule um valor máximo que pode ser gasto. Aqui, devem estar considerados todos os custos da reforma, que vão da compra dos materiais ao acabamento, do arquiteto aos documentos necessários para entrar no imóvel. Somente com esses dados em mãos você poderá mensurar um montante que dê conta de tudo sem sofrimento.
04. Planeje tudo com um arquiteto
Quando uma pessoa precisa de alguma intervenção médica, ela procura um especialista, e a lógica é a mesma em uma reforma. Ainda que você tenha algum conhecimento, é vital a presença de um profissional da área para facilitar todo o processo. Neste caso, você pode buscar por um arquiteto ou um escritório de arquitetura.
Ter o suporte desses especialistas é de grande importância para tornar o projeto mais realista e barato. Da mesma forma, será este o trabalhador que acompanhará de perto a obra, montar o seu escritório e te entregar as chaves dele. Sendo assim, busque sempre por pessoas ou empresas de confiança e que sejam extremamente qualificadas.
05. Considere o espaço em si
Para iniciar essa reforma, uma das necessidades mais óbvias é o espaço que abrigará seu novo ambiente corporativo. Este pode ser o seu atual escritório, o qual passará por uma boa revitalização, ou mesmo um novo local, totalmente novo e livre para sua criatividade. Independentemente do caso, analisar bem o espaço em si é vital.
Para isso, você pode contar com o auxílio do profissional escolhido, já se aproveitando de sua expertise para pensar no projeto. Ele te ajudará a pegar as medidas do espaço, bem como a situação elétrica e hidráulica deste. Para montar um escritório corporativo convidativo, afinal, é preciso primeiro saber com o que se está lidando.
06. Cuidado ao escolher a mobília
Ainda que grande parte das pessoas considere este o ponto alto de uma reforma, a compra dos móveis para escritório não é tão simples. Na verdade, este é um momento crítico do projeto, já que interfere diretamente na produtividade de sua equipe e, por consequência, em seu faturamento.
Um fator que deve ser levado em consideração nesta etapa é a ergonomia que será oferecida a seus colaboradores. Problemas de saúde relativos ao trabalho têm crescido exponencialmente, e muitos deles têm como causa a falta de ergonomia. Sendo assim, ainda que seja legal se focar em uma mobília bonita e confortável, leve sempre em consideração a saúde e o bem-estar do seu time.
07. Foque na iluminação do projeto
Outro ponto que pode afetar o rendimento dos profissionais é a iluminação, e por isso ela merece sua atenção. Com pouca luz, os funcionários terão dificuldades para atuar e podem desenvolver sérios problemas de vista. Com muita luz, entretanto, pode se tornar difícil realizar algumas atividades, impactando em sua produtividade.
Sabendo disso, na hora de montar seu escritório é importante considerar este como um tópico crítico. Uma boa ideia é investir em iluminação natural, que além de mais barata melhora o ambiente como um todo. Se não for possível, apostar nas lâmpadas LED é a melhor solução para ter uma luz de boa qualidade e mais sustentável.
08. Defina uma coleta de cores
Com todos as etapas acima concluídas, você pode separar um tempo para pensar na paleta de cores de seu novo espaço. Para isso, é interessante analisar alguns pontos para fazer uma boa escolha e que seja coerente com o restante do projeto. Assim, uma boa forma de começar é identificar as cores de sua marca, buscando uma coesão entre ela e o escritório.
Além disso, uma interessante sugestão é verificar a maneira como as cores podem afetar o trabalho de sua equipe. Evite, por exemplo, cores muito escuras nas paredes, separando-as para locais específicos. Considere também os móveis que escolheu e os itens de decoração que serão empregados. Todos estes fatores devem criar uma harmonia para este ser um ambiente convidativo e agradável ao olhar.
09. Não se esqueça de sua identidade e cultura
São muitos os casos em que se entra na casa de uma pessoa e no mesmo instante a impressão é “isso é a sua cara”. Pois bem, montar o seu escritório deve trazer o mesmo efeito a quem visita o espaço, ficando evidente a quem pertence o imóvel. As cores citadas acima auxiliam nisso, mas não se esqueça de adicionar outros itens que favoreçam essa harmonia.
A cultura implementada na organização é outro fator que deve se destacar em meio a esse ambiente. Startups, por exemplo, apresentam um ar mais jovem e informal, enquanto indústrias tendem a ser mais sérias. Dessa forma, é aconselhado entender como é a cultura de sua empresa e como ela pode ser inserida no projeto.
10. Garanta a segurança de todos
Para finalizar essa lista, um tópico de extrema importância não poderia ficar de fora: a segurança. Aqui, entram diversos aspectos do tema, que vão da proteção física de seus colaboradores à garantia da estrutura da corporação. Para se adaptar à realidade atual, também é interessante se concentrar na segurança virtual da empresa.
Por ser um assunto mais complicado e que está em constante mudança, contar com um auxílio externo é o mais indicado. Pode até ser um processo caro, mas é algo que com certeza valerá a pena. Pois, com isso, você poderá se focar somente no que realmente importa: buscar o sucesso para sua empresa, seu time e seus parceiros.
Como montar um escritório corporativo sem se preocupar?
Como você pôde perceber ao longo do texto acima, se planejar bem é vital para montar um escritório de respeito. Mais do que isso, é preciso contar com profissionais e empresas capacitadas que te auxiliem ao longo desse projeto. Uma boa ideia, então, é recorrer a um parceiro que tenha experiência e conhecimento de mercado, podendo realizar esse serviço sem te dar a menor preocupação.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!