A dúvida sobre como montar um consultório ronda a cabeça de médicos, dentistas e outros profissionais da saúde. Em especial, o questionamento surge naqueles que acabaram de se formar ou buscam iniciar seu negócio próprio. Para isso, porém, se faz necessário conhecimento sobre algumas normas para não ter problemas com a Vigilância Sanitária. Mais do que isso, é preciso entender alguns conceitos para tirar o sonho do papel.
Do tamanho à decoração, diversos são os pontos diferem uma clínica de outro ambiente corporativo. Assim, ter foco total nesse espaço em específico é um item de bastante importância. Com isso, independentemente se este será uma área médica, odontológica ou de fisioterapia, há regras que devem ser seguidas. Na prática, entretanto, todo o processo é mais simples e pode custar menos do que parece.
Para entender melhor como montar um consultório, fique atento às dicas a seguir. Nelas, encontrará as informações mais importantes para abrir sua própria clínica e começar a traçar sua independência financeira e profissional.
Como montar um consultório seguindo as normas?
Por se tratar de um ambiente diferente dos demais por inúmeros motivos, há regras específicas de como montar um consultório. Estas, portanto, são seu ponto de partida, antes mesmo de se dedicar a qualquer outro fator. Como profissional qualificado que é, você deve contar com um espaço profissional que preencha todos os requisitos das autoridades, garantindo assim a qualidade e segurança necessárias.
Com este fim, sugere-se seguir um cronograma, o qual conta com as principais etapas desse processo:
- Aprovar o projeto de infraestrutura;
- Fazer o acompanhamento da obra;
- Conferir sistemas de abastecimento de água e instalações sanitárias e de esgoto;
- Atentar à climatização da clínica;
- Fiscalizar a proteção radiológica caso necessária;
- Regularizar a coleta de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS);
- Verificar a utilização de EPIs;
- Regulamentar a documentação do espaço.
Além destes pontos, é bom se atentar aos cadastros necessários, como na CNES e na LIMPURB — no caso de São Paulo. Da mesma forma, você precisará estar bem alinhado como empresa, com CNAE definido e todos os alvarás de funcionamento expedidos. Com isso, terá todo o necessário para começar a reforma de seu ambiente de trabalho.
8 Dicas de como montar um consultório médico ou odontológico
Agora que já tem toda a parte burocrática acertada, chega o momento de focar em como montar seu consultório. Como mencionado acima, porém, independentemente de ser médico, odontológico ou de qualquer outra especialidade de saúde, é preciso seguir alguns padrões. Estes têm como objetivo garantir o bem-estar de seus pacientes, a estrutura da clínica e a qualidade de seu serviço. Para entender melhor, confira 8 dicas para aplicar em seu espaço de trabalho e ter melhores resultados.
Paleta de cores
Com certeza você já visitou diversas clínicas e, em comum, elas possuem uma paleta de cores mais neutra. A escolha, na verdade, não é opção, já que segue uma lógica para essas tonalidades. A explicação para isso é a aparência do espaço, que deve passar aos clientes uma sensação de calma, tranquilidade, limpeza e organização. Não à toa, elas não fogem do padrão de tons de branco, cinza, bege e marrom.
Mais do que isso, porém, a própria Vigilância Sanitária exige essa paleta para ambientes médicos. Dessa forma, quando pensar em como montar um consultório, leve isso em consideração. Se quiser fugir dessa padronagem, é possível investir em uma decoração com mais destaque, especialmente nas paredes da sala de espera. Outra opção é apostar em quadros para escritórios que passem uma mensagem interessante.
Decoração relevante ou conceitual
Aproveitando deste assunto, é bom informar que há dois caminhos ideias para se seguir em uma clínica. Seja no próprio consultório médico ou na sala de espera, essas são as vertentes que mais funcionam. A primeira diz respeito à relevância, com itens que estejam conectados à especialidade do ambiente. Para pediatras, por exemplo, o lúdico pode ser utilizado, bem como brinquedos e pôsteres de personagens conhecidos.
A segunda alternativa visa passar a impressão oposta ao paciente, ou seja, tirá-lo daquele espaço que pode ser desconfortável. Com este fim, é comum a escolha por peças com temática de natureza, ou ainda algo mais neutro e abstrato. A única dica do que não fazer, entretanto, fica para a literalidade dos itens. Por isso, evite tudo que contenha conteúdo médico, com imagens de cirurgias ou próteses. Elas podem deixar os pacientes ainda mais nervosos ou ansiosos.
Mobília confortável e convidativa
Seguindo a lógica de tornar o ambiente o mais acolhedor possível, é hora de destacar a mobília. Lembre-se que, em geral, as pessoas não se sentem bem neste espaço, especialmente pelas notícias que podem receber durante a consulta. Isso as faz ficar tensas enquanto esperam, sensação que cresce ainda mais quando os móveis para escritório escolhidos não as ajudam a relaxar.
Sabendo disso, na hora de montar um consultório, leve em consideração o conforto de seus pacientes. Invista em sofás e poltronas aconchegantes, que os relaxem e façam esquecer do que irão enfrentar. Se possível, uma dica interessante é tornar o espaço o mais similar que puder ao ambiente residencial. Dessa forma, é mais simples se sentir em casa, evitando todos os pensamentos que este momento traz.
Iluminação natural ou indireta
Com o mesmo pensamento de tudo o que foi dito até este ponto, chega o momento de focar na iluminação do ambiente. Obviamente, a maneira mais indicada de destacar este item é dar preferência à luz natural. Para isso, se puder, invista em grandes janelas de vidro que iluminem todo o espaço. Se não for uma opção, o ideal é utilizar estratégias diferentes na sala de espera e no consultório.
No primeiro, opte por iluminação indireta, de preferência com tons mais quentes. Eles são ótimos para acalmar e dar uma sensação de aconchego a qualquer área, em especial nessa. Para o consultório, já se faz necessária mais luz, em especial branca, que permitirá que o paciente veja e entenda tudo o que for dito. Além disso, é uma boa maneira de “acordá-lo” do espaço relaxante que estava anteriormente.
Organização em todo e qualquer ponto
Como qualquer outro negócio, uma clínica precisa passar respeito e segurança a seus clientes, ou seja, os pacientes. Aqui, mais do que nunca, se faz necessário que, logo ao entrar, a sensação seja de confiança, pois é exatamente o que você quer que eles sintam com você. Para isso, porém, não faz sentido ter um espaço bagunçado e totalmente desorganizado, com itens espalhados por todos os lados.
Com isso em mente, na hora de pensar em como montar um consultório, já considere tudo o que ficará disposto. Se precisar de espaço para documentos, revistas, livros ou qualquer outros objetos, opte por nichos ou armários fechados. Essa é uma solução que pode auxiliar na estética da clínica como um todo, além de esconder esse volume de peças que não são necessárias que o paciente veja.
Limpeza e higiene impecáveis
Outro fator que implica diretamente na experiência que esta pessoa terá com você é a limpeza de seu espaço de trabalho. Da sala de espera ao consultório, do banheiro ao hall de entrada, tudo deve estar impecável. Novamente, este é um ponto que garante o respeito daquele paciente com você, bem como a segurança de estar em um ambiente saudável. Acima de tudo, fala-se aqui de uma área médica.
Leve em consideração, também, que a paleta de cores mais clara tende a deixar a sujeira mais à mostra. Com isso, pode ser necessário investir na terceirização da limpeza, ou na realização desta de maneira mais constante. Independentemente da alternativa escolhida, é preciso que a higiene esteja impecável. Lembre-se que este é um ponto essencial da experiência deste paciente junto a você e seu negócio.
Tecnologia de ponta
Quando se fala de tecnologia no ambiente clínico, é bom destacar dois tópicos de grande importância. O primeiro e mais óbvio diz respeito aos aparelhos utilizados para a realização das consultas. Estes, com certeza, você já tem o conhecimento necessário para fazer as melhores escolhas. O segundo, porém, está relacionado a tudo o que é apresentado ao paciente na sala de espera.
Para começar, foque nos itens tecnológicos à disposição das secretárias, que devem ser modernos e as possibilitar realizarem suas funções sem problemas. Ao mesmo tempo, porém, se faz preciso investir em aparelhos que garantam o conforto para quem está esperando para ser chamado. Com este fim, indica-se a aquisição de uma televisão de qualidade, canais a cabo, internet wi-fi de alta velocidade e música relaxante de fundo.
Comunicação como grande diferencial
Embora muitos profissionais não vejam assim, é preciso repetir que uma clínica é um negócio como qualquer outro. Por conta disso, é preciso que sua marca esteja presente na hora de pensar em como montar o consultório. Coloque-a em destaque onde for possível, com foco na entrada da recepção e no espaço de atendimento. Além disso, procure criar uma imagem positiva ao utilizar os elementos de sua comunicação em outros pontos do ambiente.
Uma boa dica para isso é mesclar as cores de sua identidade visual com a paleta de cores da decoração e mobília. Ou seja, se seu logo possui tons de azul e verde, opte por inserir essas tonalidades, discretamente, no espaço. Para isso, é possível se utilizar de itens pequenos e que não interferirão no conceito como um todo. Bons exemplos para essa aplicação são as almofadas, o tapete ou os quadros presentes na sala de espera.
Como montar um consultório ou clínica médica sem preocupação
Não há dúvidas de que montar um consultório é uma tarefa complicada, em especial para quem não tem experiência no assunto. Ainda assim, isso não quer dizer que seja impossível, muito pelo contrário. Atualmente, há muita informação disponível, além de empresas especialistas no assunto. Por isso, a melhor sugestão possível é contar com parceiros que possam te ajudar em cada etapa desse processo.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!