Diversas empresas gastam um bom tempo no momento de definirem sua mobília corporativa, e motivos para isso não faltam. Essa é de fato uma escolha importante, visto que pode ditar diversos pontos dentro de um escritório. Da saúde de seus colaboradores à produtividade da companhia, tudo depende da mobília para ter sucesso.
Felizmente, existem inúmeras opções de fabricantes e modelos, os quais conseguem se encaixar em qualquer espaço. Alternativas de alto padrão podem ser utilizadas, bem como peças assinadas por grandes empresas de design. Mas isso não significa que modelos mais baratos precisem ser descartados. Seguindo algumas simples dicas, é possível encontrar o produto ideal, independentemente do orçamento do projeto.
Quer entender mais sobre esse conceito? Fique atento aos parágrafos a seguir e descubra o que é, qual a importância e alguns pontos para se focar enquanto busca pela mobília ideal.
O que é mobília corporativa?
Quando se fala em mobília corporativa, o foco está em móveis que tenham sido pensados, desde sua concepção, para escritórios. Na prática, portanto, são peças que apresentam como diferencial o encaixe perfeito ao ambiente empresarial. Isso significa que foram desenvolvidas para melhorar a situação dos trabalhadores e aumentar os resultados da companhia.
Em geral, elas trazem pequenos pontos que se adequam de forma mais precisa às necessidades dos profissionais. É preciso pensar, afinal, que esta é uma área em que as pessoas passam cerca de 8 horas por dia. Mais do que isso, cumprem todo esse período sentadas e realizando as mesmas funções. Com isso, os móveis precisam ser pensados para não trazer danos à saúde da equipe.
Qual a importância de investir em um bom mobília corporativa?
A fim de compreender a importância da mobília corporativa, se faz necessário pensar em alguns fatores. Primeiramente e com maior destaque, há a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Com uma mobília de qualidade, são menores as chances de estes desenvolverem, por exemplo, doenças ou lesões que os tirem do serviço. E esta é uma preocupação vital para o funcionamento de qualquer organização.
A escolha correta dentro deste tópico pode, também, facilitar a atuação da empresa como um todo. Para isso, é bom levar em consideração pontos como o tamanho, os materiais, o posicionamento dentro do escritório e sua real funcionalidade. Com base nestes itens, fica simples entender o quanto essas peças podem fazer diferença ao longo da rotina de uma empresa.
Como funciona um projeto de mobília corporativa?
Para quem está pensando em investir em mobília corporativa, é preciso realizar um projeto antes de tudo. Este serve justamente para entender suas necessidades e criar um ambiente funcional e coeso, tanto em termos de estética quanto de utilização. Para isso, entretanto, se faz necessário seguir um processo de 4 etapas.
- Concepção: Primeiramente, o foco deve estar em estudar as demandas do escritório. Uma reunião com os líderes é bastante interessante, bem como uma profunda análise das necessidades de cada setor em específico;
- Projeto: Em seguida, o projeto é feito para determinar o conceito que será utilizado no cômodo. Nesta etapa, são feitas as maquetes e os desenhos de como ficará o resultado;
- Adequação: Com o projeto pronto, chega o momento de o cliente averiguar se ele, de fato, cumpre com seu objetivo. Após o processo de análise, pode ser preciso realizar alterações no projeto para que ele seja o mais efetivo possível;
- Execução: Com tudo acertado, a próxima etapa é a de execução do projeto, na qual são comprados e instalados os móveis. Mais do que apenas colocá-los no lugar, é preciso foco no posicionamento das peças e em sua adequação ao espaço.
Quais pontos se atentar para definir a mobília corporativa?
Ainda que o projeto tenha apenas 4 etapas, há muito com o que se preocupar ao longo do processo. Principalmente nos primeiros dois passos, de concepção e projeto, os tópicos a se atentar são vários, os quais garantirão que este será bem-sucedido. Por isso, fique atento a cada um deles para não ter problemas.
Utilidade
Pode até parecer óbvio, mas o primeiro item a se focar está na real utilidade da peça dentro de sua empresa. É comum, afinal, se encantar por um produto e comprá-lo sem pensar ao certo em como ele será utilizado no espaço. No caso da mobília corporativa, entretanto, o ideal é analisar sua situação atual e verificar se ele será, de fato, útil. Se a resposta for não, o mais indicado é dispensá-lo e buscar por opções que se adequem melhor ao seu cenário.
Praticidade
Não adianta apenas pensar se o móvel será útil, já que isso não descreve toda a sua aplicação. Assim, um ponto de grande importância é analisar a praticidade que este apresentará dentro de seu escritório. Muitas vezes, a peça pode parecer a ideal para a situação, mas seu tamanho ou sua forma de funcionamento não a tornam prática. Dessa forma, este será apenas um empecilho em meio ao cotidiano da corporação.
Ergonomia
Lembra da saúde e do bem-estar de seus funcionários, citados mais acima? Pois bem, é no tópico de ergonomia que eles ganharão seu devido destaque. Aqui, você deve se lembrar que uma boa mobília corporativa garante que os trabalhadores se sintam bem e não apresentem problemas por sua utilização. Para cadeiras, por exemplo, os encostos e os ajustes devem ser averiguados, enquanto nas mesas a altura do solo é um ponto importante.
Estética
Poucas pessoas se esquecem da estética da mobília na hora de comprá-la, já que este é o primeiro ponto que se destaca. Se faz preciso entender, porém, que este é apenas um dos fatores a se analisar, e não o único. Ainda assim, quando chegar a esse momento, é preciso se assegurar que a estética da peça siga à do ambiente como um todo. Aqui, o ideal é seguir nos produtos o mesmo estilo de arquitetura que o restante do escritório, como você verá mais abaixo.
Material
Aliada à estética, outra preocupação que deve ser pensada diz respeito aos materiais aplicados no item. Muitos deles são lindos, mas pouco práticos para o dia a dia, seja por sua manutenção ou por conta de outros fatores. Uma boa ideia é seguir a dica acima e se focar no estilo que o escritório segue. Além disso, é bastante indicado ter ao seu lado um profissional capacitado para te auxiliar, como um designer de interiores por exemplo.
Estilo
Já bastante citado nesta lista, o estilo é dos fatores primordiais na escolha da mobília corporativa. Para entender de forma mais simples, é interessante analisar exemplos práticos da proposta. Um escritório de estilo industrial se beneficia de peças com metal e couro. Já um espaço minimalista ficará mais coerente com itens discretos e que sigam uma paleta mais pastel. Por isso, é bastante importante sempre unir a beleza da peça com a maneira como ela se casa com o ambiente.
Passo a passo para a escolha de mobília corporativa
Agora que já sabe tudo sobre o assunto, chega a hora de colocar em prática todo esse conhecimento. Para isso, é necessário se focar em alguns pontos para não cometer nenhum erro e afetar negativamente o projeto. Aqui, é preciso prestar atenção não somente nos móveis, mas a todo o funcionamento da companhia e na forma como as peças se encaixarão no espaço.
Defina suas necessidades
Antes de buscar por mobília corporativa, você deve ter bem definidas suas necessidades, ou seja, o porquê de fazer essa compra. É preciso mais espaço de armazenamento, melhor apoio lombar para os trabalhadores, renovar e modernizar o escritório? Essas são motivações que poderão te auxiliar a realizar a melhor escolha e, assim, fazer seu investimento ser útil. Se o item não te ajuda em nenhuma de suas necessidades, provavelmente não é uma boa aquisição.
Entenda seu espaço
Como explicado mais acima, o espaço em que a mobília corporativa será inserida é extremamente importante. Isso significa que, antes mesmo de pensar nos móveis, é necessário se focar no cômodo. Pegue todas as medidas deste, entenda como os itens serão dispostos e quais suas funções dentro dele. Com isso em mãos, fica mais simples determinar a peça perfeita e que, de fato, trará benefícios à empresa e seus colaboradores.
Determine seus objetivos
Unindo as necessidades ao espaço, você terá os objetivos dessa aquisição de mobília corporativa. Na prática, estes se destacam pela função a qual devem exercer dentro do ambiente empresarial. Ou seja, o objetivo determina o que deve ser comprado, para quê ele será utilizado e quais serão suas dimensões. Em posse desses dados, o processo de compra em si fica muito mais simples e rápido, já que basta apenas se atentar a esses tópicos e escolher a opção que mais se encaixe neles.
Considere seu orçamento
Uma boa notícia a respeito do mercado de móveis corporativos é que ele apresenta uma extensa variedade de possibilidades. Tanto no que diz respeito aos modelos e cores quanto no que se refere ao preço, opção é o que não falta atualmente. É válido mencionar, entretanto, que as cifras podem alcançar os milhares de reais por uma única peça. Dessa forma, é interessante ter isso em mente e considerar um valor máximo para cada um dos itens, evitando assim que todo o budget seja gasto em apenas alguns poucos produtos.
Precisa de ajuda para definir sua mobília corporativa?
Como você pôde perceber ao longo deste texto, definir a mobília corporativa ideal para sua empresa não é tarefa fácil. É preciso considerar inúmeros detalhes para tornar essa uma decisão correta e eficaz. Não à toa, o mais indicado neste momento é ter ao seu lado parceiros que possam agregar conhecimento e experiência ao seu projeto.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
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