métricas de negócio

Viver no mundo corporativo é constantemente estar atento às métricas de negócio, indicadores que guiam essa experiência. Elas existem em praticamente todos os departamentos de grandes empresas, podendo se apresentar de diversas formas. O financeiro tem as suas, o marketing tem outras, enquanto a diretoria tem mais algumas para analisar. No fim das contas, porém, o que importa é o desempenho quando o ano acaba e o sucesso, ou não, que elas trazem.

Com isso em mente, é bastante interessante compreender o que são essas métricas e porque tanto se fala nelas. Para isso, confira nos parágrafos a seguir sua importância, alguns exemplos dessas medidas e como aplicá-las nos mais diversos setores de uma organização.

O que são métricas de negócio?

Bastante comuns no ambiente corporativo, as métricas de negócio representam uma forma de avaliar o desempenho de um ponto em específico. Assim, esses são indicadores que tem como objetivo comparar o resultado atual ao de períodos anteriores, bem como ao planejado. Dessa forma, conseguem mensurar a maneira como o trabalho está sendo realizado.

o que são indicadores
As métricas de negócio são formas de mensurar pontos da empresa.

Basicamente, tudo pode ser transformado em métrica, bastando determinar uma forma mensurável de avaliar os números. Com isso feito, se faz preciso verificar constantemente esses valores e tentar, ao longo dos meses, melhorá-los.  Esse, afinal, é o propósito de trabalhar com tais indicadores: compreender a evolução de um tópico e guiá-lo ao sucesso.

Uma informação relevante nessa discussão é que em diversos locais você pode encontrar o termo KPIs. Este se refere a Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance, no português. De forma simples, eles dizem respeito ao mesmo que as métricas, e podem ser utilizados com a mesma finalidade.

Qual a importância das métricas de negócio?

Ao compreender o funcionamento e o objetivo das métricas de negócio, fica simples entender sua importância. São elas, então, que garantem a evolução de determinada atividade e, consequentemente, do departamento e da empresa como um todo. O que poucos sabem, porém, é que com esses indicadores também é possível qualificar outros pontos além das tarefas somente.

importância das métricas de negócio
Compreender a atuação da empresa passa por analisar sua evolução.

O desempenho de todos os colaboradores é avaliado constantemente por meio dessa estratégia, eles tendo consciência ou não. O mesmo pode ser dito a respeito dos resultados da organização. Assim, todos os aspectos do funcionamento e da atuação de uma corporação estão suscetíveis à técnica, o que na realidade acaba sendo uma notícia bastante positiva.

As métricas de negócio e os departamentos de uma empresa

Como explicado mais acima, todos os departamentos de uma empresa se utilizam de métricas de negócio para avaliar seu desempenho. Na prática, porém, o que se vê são indicadores diferentes para cada setor, já que diversos são os pontos analisados. Não seria certo, afinal, o departamento financeiro utilizar os mesmos parâmetros que o de marketing.

reunião de indicadores para cada departamento
Cada departamento precisa de métrica próprias.

Por meio desses critérios, os gestores possuem uma ideia melhor do que está ocorrendo nesse momento, bem como o que esperar do futuro. Dessa forma, é natural que a análise das métricas seja tarefa dos líderes. Um ponto importante é que a diretoria possui os seus indicadores também, os quais ela utiliza para compreender a produtividade da equipe e os resultados da companhia.

Quais são as principais métricas de negócio?

Quem já trabalhou em mais de uma empresa sabe que cada organização se utiliza das métricas que mais se encaixam em suas necessidades. Não à toa, é comum ser preciso um período de adaptação para compreender ao certo cada uma delas. Ainda assim, há determinados padrões, os quais podem ser vistos na grande maioria das corporações, independentemente de seu porte ou setor de atuação. Para entendê-las, então, o ideal é visualizá-las de acordo com seu departamento e / ou objetivo.

Recursos Humanos

Como você já pôde entender, diferentes setores contam com métricas de negócio distintas, adaptando-as à sua situação. Logo, o departamento de Recursos Humanos tem como foco a análise de índices referentes aos profissionais que trabalham para a organização. Dessa forma, alguns de seus mais utilizados KPIs são:

duas mulheres discutindo métricas de negócio para recursos humanos
Recursos Humanos se utiliza dos indicadores para entender os profissionais.
  • Absenteísmo: A taxa de absenteísmo se refere à falta, justificada ou não, de algum colaborador;
  • Acidentes de trabalho: Obviamente, o ideal seria não haver acidentes, mas infelizmente essa não é a realidade. Assim, deve-se sempre buscar diminuir tal índice;
  • Turnover: O turnover, também conhecido como rotatividade, diz respeito à taxa de funcionários que deixam a empresa em determinado período.

Financeiro

Sem dúvida alguma, não é possível citar métricas do negócio e deixar de lado o departamento financeiro. O trabalho com números, afinal, é sua especialidade, o que por si só já justifica tal utilização. Mais do que isso, porém, os indicadores se fazem, importantes aqui para determinar a saúde financeira da empresa. Assim, alguns dos KPIs mais utilizados por esse setor são:

financeiro trabalhando nos indicadores do setor
Métricas financeiras demonstram a saúde da empresa.
  • Fluxo de Caixa: O fluxo de caixa pode ser definido como uma análise de tudo que entra e sai da empresa em termos econômicos. Dessa forma, é um importante índice para se ter controle constante;
  • Receita bruta e líquida: Ambos dizem respeito ao faturamento da companhia em determinado período. No primeiro, considera-se apenas os resultados, enquanto o segundo deduz os custos para atingi-los;
  • Lucratividade: O principal número da companhia, é o que determina o sucesso de uma organização em um período pré-estabelecido. Sua fórmula incide na divisão do lucro líquido pela receita bruta.

Marketing

Outro setor que acompanha com regularidade seus indicadores é o departamento de Marketing. Aqui, o foco está em determinar a viabilidade e compreender os resultados de inúmeras ações estratégicas e de comunicação. Como um time que faz diversos investimentos, é preciso prestar contas à diretoria, e são esses KPIs que justificam os valores aplicados. Alguns dos principais são:

principais métricas de negócio para marketing
Os KPIs são vitais para justificar o investimento em marketing.
  • CAC – Custo de Aquisição do Cliente: Valor de referência para o investimento necessário para adquirir um novo cliente. De forma simplificada, é encontrado pela divisão do valor gasto pela quantidade de novos compradores. Quanto menor, melhor;
  • LTV – Lifetime Value: Sigla do inglês, representa o quanto que determinado cliente pode render à companhia ao longo dos anos. Para isso, estuda-se o seu gasto mensal com a empresa e o período provável de seu relacionamento com ela;
  • ROI – Retorno sobre Investimento: Principal forma de analisar a eficácia de uma campanha, o ROI determina os esforços de marketing. Para encontrá-lo, deve-se subtrair o custo de uma estratégia de sua receita e, em seguida, dividir o resultado pelo custo novamente.

Comercial

Nada mais lógico do que o setor que mais trabalha com metas ter um grande volume de métricas de negócio também. Esse é o departamento comercial, o qual se utiliza de tais KPIs para compreender as vendas de determinado período e compará-las ao valor projetado, bem como a períodos passados. Assim, os profissionais de vendas se baseiam em índices como:

homem vendo kpis do departamento comercial
O departamento comercial é um dos que mais conta com métricas de negócio.
  • Novos clientes: A abertura de novas contas é sempre um dos objetivos de qualquer vendedor. Não à toa, avalia-se sempre a evolução do item;
  • Ticket Médio: Valor médio de compra por cliente, muito utilizado para prever resultados. Consiste na divisão das compras totais pelo período avaliado;
  • Faturamento: Resultado final em valores monetários, o qual pode ser dividido por região, produto, vendedor ou segmento de atuação.

Logística

Outro setor que conta com inúmeros KPIs é o de logística, que trabalha constantemente com metas e objetivos. Nesse caso, a grande maioria deles está relacionada à entrega dos produtos, o que pode ser verificado nos principais índices averiguados aqui:

métricas de negócio para logística e estoque
Há muitos indicadores no processo de entrega e logística.
  • Tempo de entrega: Mais do que analisar o tempo em si, a métrica se refere ao cumprimento do prazo determinado no momento de compra. Dessa forma, avalia a efetividade do processo;
  • Produtos recusados: Durante o transporte, pode haver acidentes com o item, causando danos. Da mesma forma, é possível que a entrega atrase e, em ambos os casos, o cliente pode recusar o produto. Por ser um mau sinal para a companhia, é um indicador importante;
  • Custo de frete: Com os valores crescentes de transporte e combustível, a taxa do frete deve sempre ser analisada de perto. O aumento repentino de tal índice pode impactar diretamente nos resultados da companhia.

Performance

Como explicado no início do texto, não somente tarefas ou aspectos comerciais podem se utilizar das métricas de negócio. O desempenho dos próprios colaboradores é sempre avaliado com o auxílio dos indicadores. Em geral, eles são retiradas dos resultados de cada profissional, bem como de testes e análise feitos ao longo do ano. Assim, alguns exemplos são:

gestor analisando performance dos indicadores de desempenho
O desempenho de cada colaborador é sempre avaliado.
  • Produtividade: Mais relacionado aos resultados em si, a produtividade determina a eficiência de um trabalhador em suas funções;
  • Qualidade: Aqui, o foco está na conclusão do trabalho, seja este um produto ou serviço. Analisa-se, portanto, o cumprimento dos padrões e a avaliação dos clientes;
  • Comportamento: Diretamente ligado às habilidades socioemocionais, visa verificar a conduta do trabalhador. Quantidade de advertências, participação e engajamento podem ser considerados aqui.

Resultados

Por fim, nada mais natural do que a diretoria de uma empresa ter suas próprias métricas de negócio. Na verdade, seu foco está no resumo de tudo o que foi visto acima, possibilitando assim que os gestores tomem decisões a respeito da atuação da organização. Assim, pode-se verificar como principais KPIs para tais profissionais:

dono olhando métricas de negócio para resultados da empresa
Ter um bom conhecimento do negócio é vital para seu crescimento.
  • Faturamento: Igual ao comercial, a diretoria também deseja ver o faturamento, mas analisando aqui o ambiente macro. Basicamente, verifica-se o atingimento da meta e uma comparação ao ano anterior;
  • Crescimento: Contando também com o item citado acima, o crescimento pode ser avaliado de diversas formas. Número de funcionários, faturamento, lucratividade e tantos outros indicadores podem ser utilizados de acordo com a necessidade;
  • Market share: analisar a própria situação é interessante, mas se apresenta como uma informação irrelevante se não comparada ao mercado. Por isso, é importante verificar o crescimento dos competidores e o market share da companhia, ou seja, o quanto ela possui de participação no mercado.

Utilize as métricas de negócio e avalie o desempenho de sua empresa!

Não é novidade alguma que avaliar o desempenho de uma empresa é vital para seu funcionamento no mercado atual. Ainda assim, há algumas métricas de negócio que se destacam nesse momento, sendo preciso ter foco nelas. No que diz respeito aos índices que se relacionam à estrutura da empresa, é interessante analisá-los junto a parceiros que tragam conhecimento e experiência à discussão.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

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