Todos sabem que garantir a correta limpeza no escritório é vital para um bom ambiente de trabalho. Ainda assim, é comum se perder em meio a esse processo, deixando acumular materiais, papel, lixo e sujeira. Com isso, o que se vê é uma grande bagunça, que acaba por atrapalhar a rotina de qualquer profissional. Mas, uma coisa que poucos sabem é que diversas empresas criam um manual com tudo o que se faz para tornar esse um espaço bem-cuidado.
Se esse é seu objetivo, então está no lugar certo. A seguir você encontrará um completo check-list para uma boa faxina empresarial. Com ele, poderá manter a limpeza no escritório e prover aos trabalhadores um ambiente saudável.
15 Dicas para manter a limpeza no escritório
Muitos gestores batem a cabeça ao pensar em maneiras de tornar o espaço de trabalho em uma área limpa. Ainda assim, poucos são aqueles que realmente param para pensar no problema e nas melhores soluções para ele. Com isso, abaixo você encontrará 15 incríveis dicas para manter a limpeza no escritório sem aumentar o investimento da companhia ou a carga horária dos funcionários.
Individual e coletivo
A primeira coisa a se pensar quando se discute este tópico é que o ambiente de trabalho é uma área coletiva. Logo, se faz necessário o apoio de todos para torná-lo um espaço limpo e funcional para todos. Assim, é bom deixar claro que, mesmo que a empresa tenha sua fração de responsabilidade, todos devem contar com uma também. Seja organizar suas próprias mesas ou mesmo lavar o que utilizar no café. Reforce sempre que essa é uma tarefa coletiva, mas que depende dos indivíduos para funcionar.
Organização é vital
Muitas vezes, ao se entrar em um escritório, o que se nota não é necessariamente a falta de limpeza. Comumente, o grande problema está na bagunça que se encontra nesse espaço, tornando tudo mais caótico. Com isso em mente, saiba que a organização do escritório é um ponto chave dentro dessa discussão. Em diversos casos, afinal, uma simples ordenação dos objetos, ou mesmo sua correta distribuição no cômodo, pode alterar significativamente sua aparência. E essa, novamente, é uma atividade que deve ser exercida tanto individual quanto coletivamente.
Rotina de limpeza
Ainda no tópico do auxílio dos profissionais que trabalham com você, é bastante indicado criar uma rotina de limpeza no escritório. Não que cada um dos trabalhadores deva pegar uma vassoura e sair varrendo por aí. O foco, aqui, está em definir algumas regras para que a higienização do seu novo espaço de trabalho esteja sempre de acordo. Para isso, é possível combinar com sua equipe de todos os dias, ao final do expediente, cada um organizar sua mesa. Outra ideia é demarcar um dia na semana somente para se desfazer de tudo que não é mais necessário.
Cuidado com o papel
Um dos itens que mais se acumula em qualquer corporação é o papel, utilizado para quase tudo. Levando em consideração a sustentabilidade de sua empresa, é interessante começar a delimitar o seu uso. Uma atividade comum em grandes companhias é a utilização de rascunhos para anotações diárias, ou mesmo documentos não oficiais. Outra sugestão é incentivar o uso da tecnologia para diminuir a papelada diária. Anotações, notas, agenda e tantas outras tarefas podem ser facilmente feitas em seu smartphone.
Foco no lixo diário
Outro ponto que pode vir a ser um problema é o lixo que os funcionários produzem, especialmente nas áreas externas. É bastante comum, afinal, andar pelo estacionamento ou pelos espaços ao ar livre e encontrar embalagens, cigarros e tantos outros itens jogados no chão. Para evitar que isso ocorra e garantir a limpeza no escritório e fora dele, você pode seguir uma estratégia bastante interessante. Grandes parques, estádios e casas de show investem em lixeiras espalhadas por todos os cantos. Sua simples presença próxima das pessoas faz com que estas se sintam mal por não dar alguns passos e depositar seu lixo no local correto. É simples, mas funciona.
Lembre-se dos tapetes e cortinas
Chegando então à limpeza em si, é preciso ter foco em alguns espaços e objetos específicos para que não se forme sujeira. Um desses pontos de destaque está nos tapetes e cortinas, que frequentemente são esquecidos durante a faxina. Eles, porém, podem acumular bastante poeira, dando sempre aquele impressão de que o ambiente está sempre sujo. Além disso, podem alterar o odor do espaço como um todo, interferindo inclusive na criação de vínculos entre os colaboradores.
Detalhes também contam
Infelizmente, a poeira e a sujeira do dia a dia acabam se acumulando em todo e qualquer canto. Assim, durante a limpeza do escritório, se faz preciso ter foco nos pequenos detalhes comumente esquecidos, tais como os citados no tópico anterior. Aqui, é interessante instruir os profissionais a, de vez em quando, dar certo destaque a estes itens. Para isso, o indicado é retirar o pó de todos os livros e documentos das estantes, passar pano nos cantos escondidos e limpar, por exemplo, a geladeira e o micro-ondas.
Ventilação é importante
Em meio à pandemia de 2020 e 2021, ficou mais comum averiguar grandes espaços com suas janelas abertas e uma boa ventilação. A realidade fora desse período era, porém, de ambientes fechados, em que o ar não tem por onde entrar ou sair. Esse é um ponto de atenção, visto que não possibilita a correta respiração da área como um todo, possibilitando até o surgimento de mofo. Por isso, é sempre bom deixar, pelo menos por alguns minutos, todo o escritório aberto, com as janelas e as portas deixando o ar de fora entrar.
Manutenção do ar-condicionado
Seguindo a lógica do item acima, grande parte das empresas, em especial no Brasil, investe nos aparelhos de ar-condicionado corporativos. Obviamente, essa é uma necessidade, principalmente em localidades em que a temperatura costuma ser alta durante todo o ano. O que muitos se esquecem, entretanto, é de garantir a correta manutenção dos dispositivos. Os filtros devem ser trocados e higienizados com frequência, evitando inclusive danos à saúde de sua equipe. O ideal, então, é analisar o manual do aparelho e verificar qual é esse frequência e como realizar tal atividade.
Eletrônicos também sujam
Como dito algumas vezes neste texto, em muitos casos o foco da limpeza do escritório está apenas no espaço em si. Não que esse pensamento esteja errado, mas ele acaba por excluir diversos outros pontos que devem ser analisados. Um deles, por exemplo, se refere aos itens eletrônicos, os quais também podem acumular poeira. Monitores, teclados, mouses e até mesmo seu smartphone estão sujeitos a isso. Logo, passar um pano seco ou mesmo um espanador de vez em quando é mais do que indicado.
Bagunça de cabos
Esses mesmos itens eletrônicos trazem também outro problema bastante comum a qualquer empresa. Este é a grande presença de cabos dos mais diversos tipos, tamanhos e funcionalidades espalhados pelo cômodo. Em uma mesma mesa, afinal, é possível verificar o carregador do celular, o fone de ouvido, o USB do mouse e o HDMI do monitor. Isso sem considerar os cabos de energia de todos os outros equipamentos. Não à toa, investir em bons organizadores para isso é uma excelente ideia, mantendo a limpeza do escritório e garantindo uma estética mais positiva a este.
Área externa e arredores
Há todo um cuidado que se deve ter também com a área externa de uma empresa, especialmente se esta for ampla. Como já citado acima, há o problema do lixo provocado pelos próprios profissionais. Além disso, entretanto, a limpeza desse espaço deve abranger uma infinidade de outros fatores. As folhas que caem das árvores, os insetos mortos, a grama que cresce e a poeira que vem da rua são alguns dos exemplos. Assim, uma equipe especializada deve estar constantemente na corporação para garantir tal trabalho. De nada adianta ter um escritório lindo e limpo se o exterior deste está uma bagunça.
Limpeza é segurança
É sempre importante destacar que muito mais do que organização, limpeza no escritório é também segurança. Como já explicado em alguns dos tópicos acima, a poeira acumulada pode ser ruim para a saúde dos funcionários, especialmente os com doenças respiratórias. Além disso, a própria segurança física dos colaboradores fica em risco em um espaço desorganizado. O acúmulo de fios, caixas e tantos outros materiais pode ser um desafio para a locomoção dos profissionais, atrapalhando também a rotina da empresa.
Atenção às normas
Destaca-se também dentro desse tema que há regras a se seguir no que diz respeito à limpeza em um escritório corporativo. No Brasil, quem faz essa fiscalização é a ANVISA — Agência Nacional de Vigilância Sanitária —, e ela pode te autuar se algo estiver fora do permitido. Seu objetivo, afinal, é o de garantir a saúde de toda a população, e isso inclui os trabalhadores dentro de sua corporação. Por isso, vale a pena checar quais são as normas vigentes e, o mais rápido possível, adaptar seu espaço de trabalho a elas.
Auxílio de especialistas
Principalmente quando se fala em grandes organizações, não é possível realizar tudo isso sozinho. Assim, o ideal é contar com o auxílio de especialistas, os quais já estão acostumados a atuar nesse setor. Há diversas empresas, inclusive, que trabalham apenas com a terceirização de mão de obra para limpeza de escritórios. Essa é uma excelente saída para quem não tem como arcar com funcionários próprios ou controlar a parte burocrática da questão.
Como focar na limpeza no escritório sem se preocupar?
Ainda que algo comum e rotineiro, a limpeza de um escritório é ponto chave para o seu correto funcionamento. Dessa forma, é preciso tirar um tempo para focar os esforços de todos em formas de melhorar tal aspecto. O que poucos sabem, porém, é que na construção do espaço é possível criar soluções que reduzam esse trabalho. Para isso, o mais indicado é contar com parceiros confiáveis e que tenham conhecimento e experiência no mercado.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!